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As "Preferências do Gerente On-line" são acessadas através do botão "Configurações" localizado no lado superior esquerdo da tela.
Este espaço é sub-dividido em 5 (cinco) abas que possibilitam a configuração das peculiaridades relacionadas às análises do Gerente On-line, tanto acerca de quais dados serão apresentados, bem como a maneira de sua visualização.
Aba Margem de Contribuição Aba Modo TV
Aba Consolidação de Movimentos Aba Dashboards Personalizados
Trataremos abaixo sobre cada uma delas:
Aba Geral
Nesta aba são definidas as configurações globais envoltas no Gerente On-line.
Dias para considerar um título perdido: Na análise das receitas, defina a quantidade de dias no atraso do recebimento de um título, para considerá-lo como perdido.
Observação: Com os dias definidos no campo acima, o gráfico de Receitas e Despesas apresentará os títulos que não foram baixados, ou seja, as receitas que estão para serem recebidas e as consideradas inadimplentes, e as despesas que ainda serão pagas e as consideradas inadimplentes, pois ultrapassaram o número de dias definidos no campo Dias para considerar um título perdido.
Tempo para atualização das análises: Determine neste campo o tempo (em segundos) em que as análises sofrerão atualização considerando as "Vendas", "Compras", "Receitas" e "Despesas" efetuadas.
Valor das receitas pendentes: Defina aqui o valor que será considerado pelo sistema no cálculo das receitas pendentes. Temos duas alternativas:
- Desdobramento: Será considerado o valor do desdobramento definido na nota.
- Líquido: O sistema pegará o valor do desdobramento somados aos componentes do valor líquido definidos em Componentes do Valor Líquido (por exemplo: + juros, + multa, - desconto etc.).
Vendas por subtipo do: Este campo possui duas alternativas de preenchimento:
- Tipo de Negociação: Definindo esta opção, os valores nas análises "Resultados Gerais" e "Vendas por SubTipo" serão apresentados de acordo com a definição feita no campo "Subtipo" presente na tela Tipos de Negociação, aba Características.
- Tipo de Título: Por esta opção, na análise "Resultados Gerais" serão apresentados os dados correspondentes à configuração feita no campo "Subtipo", presente no Painel Principal da tela Tipos de Título. Esta opção auxilia na garantia do controle real do que foi vendido à vista, a prazo, parcelado etc., mesmo quando, por exemplo, um cliente efetuar o pagamento parte em cartão de crédito, parte em cheque.
Períodos em dias de títulos em aberto: Esta informação deve ser inserida separada por vírgula, e é utilizada para montar o gráfico superior referente à análise "Receitas/Despesas Vencidas e a Vencer".
Exibe registros sem vendas: Este campo, quando ativado, as informações relacionadas às análises abaixo serão apresentadas mesmo que estas não tenham sofrido movimentações de saída:
- Vendas por Grupo;
- Vendas por Marca;
- Vendas por Parceiros;
- Vendas por Produto;
- Vendas por Subtipo;
- Vendas por Vendedor.
Por exemplo, um produto que dentro de um determinado período não foi vendido, com esta marcação ativada, na análise "Vendas por Produto" será possível visualizar esta informação referente à ausência de vendas.
Importante: Ao acionar esta marcação, o filtro por UF não será considerado na geração do(s) relatório(s).
Habilitar aba Telemarketing: Esta marcação, quando acionada, irá habilitar a aba Telemarketing na análise Vendas por Vendedor. Sendo que, se a análise estiver aberta durante o acionamento será necessário fechar e abrir novamente a mesma para que a alteração seja aplicada.
Mostrar Parceiros Inativos Telemarketing": Caso essa marcação esteja desabilitada, apenas serão exibidos na aba "Telemarketing" (Gerente On-line) os Parceiros ativos (Cadastro de Parceiros, marcação "Ativo" habilitada).
Usar informações da apuração de ICMS/IPI: Ao habilitar essa marcação, os campos "Reg. Ap. ICMS Outros créditos" e "Reg. Ap. ICMS Estorno de débitos" estarão visíveis, uma vez que as informações deles serão trazidas a partir dos campos "Outros Débitos", "Estorno de débitos", "Outros Créditos" e "Estorno de Créditos" da tela Registro de Apuração do IPI.
Observação: Para que os campos Reg. Ap. ICMS Outros créditos e Reg. Ap. ICMS Estorno de débitos sejam exibidos depois de habilitar a marcação acima, você deve fechar e abrir novamente a tela Gerente On-line. Da mesma forma, quando você desabilitar a marcação e aplicar o filtro novamente, esses campos deixarão de ser apresentados.
Seção Data a ser considerada
Configure esta seção de acordo com a utilização das datas no lançamento das notas; defina aqui as datas que serão consideradas pelo sistema nas operações de "Compra", "Devolução de Compra", "Venda" e "Devolução de Venda" para construção das análises. Temos em todas as operações as possíveis datas:
- Entrada/Saída;
- Faturamento;
- Movimento;
- Negociação;
- Validade.
Quando a marcação "Usar as config. do cadastro de Naurezas de Receitas e Despesas" for habilitada, o sistema irá utilizar para o cálculo do resumo de impostos de PIS e COFINS, a data configurada no campo "Regime EFD PIS/COFINS)" da aba Natureza x PIS/COFINS x Empresa presente na tela Natureza de Receitas e Despesas. Assim, você poderá consultar o resumo na aba PIS/COFINS dos Impostos dessa mesma tela.
Considere ainda, que haverá uma validação da configuração do campo Regime (EFD PIS/COFINS), em que, o sistema irá procurar, primeiramente, a configuração do referido campo na aba Natureza x PIS/COFINS x Empresa da tela Natureza de Receitas e Despesas. Assim, se este não estiver preenchido, a validação ocorrerá no campo Regime (EFD PIS/COFINS) da aba PIS/COFINS Todas Empresas. E se nenhum dos campos das abas citadas possuir configuração, o sistema irá apresentar o resumo dos impostos por meio da Data de Negociação.
Observação: A configuração desta aba afetará apenas as movimentações financeiras (campos Despesas e Receitas) provenientes dos Dados on-line.
Seção Vendas/Compras
Nos campos "Qtd. Máx. Parceiros", "Qtd. Máx. Produtos" e "Qtd. Máx. Marcas" determine as quantidades máximas de parceiros, produtos e marcas a serem apresentadas nas análises "Vendas por Parceiros", "Vendas por Produto" e "Vendas por Marca", respectivamente. Em outras palavras, definindo um máximo de 4 (quatro) parceiros, por exemplo, na análise Vendas por Parceiros serão exibidos na grade e em seu correspondente gráfico os 4 (quatro) parceiros melhores "ranqueados" (tratando-se de Total de vendas no período); os demais parceiros serão acumulados na coluna "Outros".
Seção Ciclo Operacional Financeiro
As configurações desta seção influenciarão apenas na análise Ciclo Operacional Financeiro. Trataremos abaixo sobre cada uma delas:
Quando o campo "Denominador para cálculo do PME" estiver configurado com a opção "Preço de venda", o cálculo do PME (Prazo Médio de Estoques) será realizado da seguinte forma:
PME = (Estoque médio / Preço de Venda) x 30
Tratando-se da opção "CMV", o cálculo será feito considerando o CMV (Custo da Mercadoria Vendida) e ficará da seguinte maneira:
PME = (Estoque médio / CMV) x 30
O "Período a ser considerado no cálculo do Estoque Médio" poderá ser configurado com qualquer valor maior ou igual a 1, a quantidade de meses anteriores à data de referência será utilizada para calcular o estoque médio.
Seção Alíquota de ICMS Gerencial
Para utilizar esta aba, é necessário que o parâmetro "Habilita config. de alíquota de ICMS gerencial - HABALIQESPICMS" esteja ligado.
Nesta aba, poderá ser configurado uma ou mais alíquotas de ICMS Gerencial, em que serão utilizadas nos cálculos das análises gerencias do sistema.
Importante: Somente as rotinas de Análises do Gerente On-Line e "Análise de Rentabilidade" da nota (Portal/Central de Vendas)serão afetadas.
Você deve informar:
- O valor da alíquota que será alterada em "Vlr. Alíquota";
- A empresa em que será utilizada a alíquota no campo "Empresa";
- Deverá ser inserido a "Dt. Início Vigor" no qual indica que a partir da data selecionada, as análises considerarão a alíquota configurada.
- No campo "Dt. Fim Vigor" poderá ser informado a data em que, a partir desta, não será mais considerado a alíquota configurada.
Observação: Caso este campo esteja vazio, e uma nova alíquota seja configurada (com uma nova Data início), a data fim da alíquota será a data início da nova alíquota. Abaixo temos um exemplo:
Se uma nova alíquota for configurada com a Data Início em 01/01/2018, então a Data fim da primeira alíquota será 01/01/2018.
Nas sub-abas "Exceções Parceiro", "Exceções por Produto" e "Exceções por TOP" serão informados as exceções à regra de Alíquota de ICMS Gerencial.
Quando houver uma alíquota que possa impactar nas análises a serem efetuadas, será exibido um alerta nesta tela e no "Portal de Vendas" no pop-up Análise de Rentabilidade. As análises do Gerente On-Line GOL que poderão ser impactadas serão:
- Margem de Contribuição;
- Impostos;
- Desempenho de Produtos (Somente as abas Ranking, Vendas e Perfil/Mix);
- Todas as análises Vendas por.
Aba Filtros
Nesta aba, temos todos os filtros que podem ser utilizados no Gerente On-Line para refinar as informações apresentadas nos gráficos e tabelas.
Trataremos abaixo algumas considerações relacionadas aos filtros:
Os filtros de vendas aqui criados, afetam todos os dados de vendas do Gerente On-Line, por isso é preciso que você atente-se para certos cuidados em sua utilização:
- Se um filtro padrão for criado com o usuário SUP, o mesmo não é aplicado para os demais usuários.
- Os dados de vendas das demais análises do Gerente On-Line são sensíveis às restrições do filtro de vendas da análise "Resultados Gerais". Se no filtro de vendas da análise Resultados Gerais for estipulado que só serão considerados os lançamentos de vendas para um Centro de Resultado específico, os dados de vendas das demais análises do Gerente On-Line (Vendas por Vendedor, Vendas por Parceiros etc.) também serão afetados.
- Se o filtro de vendas estiver vazio, os dados de vendas das demais análises do Gerente On-Line considerarão todos os lançamentos cujo tipo de movimento seja igual a "V - Vendas", deduzindo automaticamente os lançamentos cujo tipo de movimento seja igual a "D - Devolução de Vendas".
- Se o filtro de vendas possuir restrições, os dados de vendas das demais telas deixarão de atuar conforme as instruções iniciais e passarão a respeitar tal filtro. Assim, ao construir um filtro, deve-se preservar o mecanismo básico das demais telas, ou seja, os dados de venda precisam expressar o total das operações de venda deduzindo as operações de devolução de venda.
- Importante: Para que você tenha uma correta visão do valor do faturamento quando utilizar Filtros por TOP, é necessário que você inclua nos filtros, todas as TOP's do processo de Venda e Devolução de Venda.
Exemplo: Desejando que o filtro de vendas leve em consideração apenas as operações com as TOP's (Tipos de Operação) 1 e 2 (tipo de movimento = "V"), os dados da análise Resultados Gerais estarão perfeitos (já que os campos de devolução de vendas permanecerão somando as operações com tipo de movimento = "D"), porém, as demais análises desprezarão qualquer outra TOP; portanto, em um filtro que determine as TOP's específicas a serem consideradas para vendas, deve-se incluir também as TOP's de devolução de vendas, para que as demais telas continuem a deduzir as devoluções automaticamente.
Utilizando os filtros Depreciação ou Provisão, o sistema irá considerar o Grupo de Conta que está sendo filtrada, de modo que o valor do gasto fixo apurado seja correto. O Grupo de Conta é configurado na tela Plano de Contas, aba Geral; é um campo que define a qual Grupo Contábil uma Conta Contábil se refere, sendo que cada conta contábil analítica deve ser definida com uma opção; de acordo com o que for definido neste campo, teremos o seguinte comportamento acerca filtros Depreciação ou Provisão:
- Grupo de Conta definido como "01 - Contas do Ativo" - Caso a soma das movimentações dessa conta resulte em saldo D- Devedor, ocorrerá a dedução do valor dos gastos fixos;
- Grupo de Conta definido como "02 - Contas do Passivo" - Caso a soma das movimentações dessa conta tenha como resultado no saldo C- Credor, tem-se um aumento do valor dos gastos fixos;
- Grupo de Conta igual a "03 - Patrimônio Líquido" - Caso a soma das movimentações dessa conta resulte em saldo C- Credor, tem-se um acréscimo no resultado aumentando o valor dos gastos fixos;
- Grupo de Conta definido como "04 - Contas de Resultado" - Caso a soma das movimentações dessa conta resulte em saldo D- Despesa, tem-se o resultado aumentando o valor dos gastos fixos.
Ao filtrar as contas no filtro de Depreciação ou Provisão, os valores de gastos fixos respeitarão o Grupo da Conta contábil, de acordo com o detalhamento descrito acima.
Os filtros cadastrados na configuração do Gerente On-line nesta aba, só serão utilizados na opção "Dado on-line"; na opção "Consolidação Automática" não é possível definir filtros e o sistema utiliza a configuração padrão. Para definir filtros e outras opções na consolidação, deverá ser criada uma nova configuração na aba Consolidação de Movimentos.
Aba Margem de Contribuição
Configure nesta aba, as opções para a análise da Margem de Contribuição no Gerente On-Line. Margem de Contribuição é quantia monetária resultante da Receita obtida através da venda de um produto, serviço ou mercadoria após de retirados os valores dos gastos variáveis, sendo este composto por custos e despesas variáveis.
Data para Gastos Fixos: Selecione neste campo o tipo de data para análise dos Gastos Fixos dentre as seguintes opções:
- Negociação (Competência);
- Dt. Entrada e Saída (Competência);
- Baixa (Regime de Caixa).
Caso o gerente queira fazer uma análise financeira, prevendo o fluxo de caixa, defina o campo com a alternativa Baixa (Regime de Caixa); porém, se a análise é de vendas, é melhor que você utilize a opção Negociação (Competência).
Em situações em que a negociação se deu em um período e o documento adentrou à empresa em um momento posterior à negociação, utilize a opção Dt. Entrada e Saída (Competência) pois, desta forma, os gastos fixos serão localizados partindo-se da data de entrada e saída. É importante mencionar que, se a Data de Entrada e Saída não estiver preenchida no título, o sistema irá considerar sua Data de Negociação.
Custo a ser considerado: Determine neste campo, o custo a ser considerado na análise do CMV (Custo da Mercadoria Vendida) com as seguintes opções:
- Reposição;
- Gerencial;
- Variável;
- Médio sem ICMS;
- Médio com ICMS;
- Médio Gerencial;
- Com ICMS;
- Sem ICMS.
Nota: A opção Médio Gerencial será apresentada quando o parâmetro "Habilitar opção Custo Médio Gerencial no GOL - GOL-CUSMEDGER" estiver habilitado. Sendo que, esta opção será utilizada no cálculo do resultados das análises Margem de Contribuição, Vendas por Grupo, Vendar por Parceiro, Vendas por Produtos, Vendas por Subtipo, Vendas por Vendedor e Vendas por Marca.
Observação: No parâmetro "GOL-TIPOCUSTO" será definido o custo que será utilizado para calcular a Análise de Rentabilidade da nota no Portal de Vendas.
Considerar impostos retidos no valor da nota?: Esta opção disponibiliza na análise de rentabilidade o faturamento com recomposição dos impostos retidos. Ao efetuar as configurações necessárias do sistema, este irá compor o valor do faturamento na rentabilidade com o valor total da nota, somados aos impostos retidos, como IRF, ISS (se retido), PIS, COFINS, CSLL (se outros impostos) e INSS.
Formação do Gasto Fixo: Defina neste campo o embasamento para formação dos gastos fixos. Esta informação influencia diretamente a análise "Margem de Contribuição", onde no caso na Análise de Rentabilidade, o sistema buscará o valor informado no campo "% Custo fixo". Temos três alternativas:
- Percentual sobre o Faturamento;
- Período Anterior (meses fechados - 1);
- Período Atual (meses fechados).
Existem duas formas distintas para a formação do Gasto Fixo da empresa. A saber:
1º - Através da determinação de um percentual de custo fixo a ser aplicado sobre o faturamento. Esta forma de cálculo é mais indicada no período de implantação do sistema, quando este ainda não dispõe de dados suficientes para a análise por período. Neste caso, este percentual de custo médio é informado no campo % de Custo Fixo (descrito abaixo). Para que o sistema componha o gasto fixo desta forma, deve-se optar pela marcação "Percentual sobre o Faturamento".
2º - Por meio da análise do período anterior ou atual. Neste tipo de análise, o sistema irá se basear nas Naturezas de Despesas informadas nas notas. Nesta situação, é de suma importância que as despesas fixas tenham sido lançadas com a Natureza correta. Para que o sistema componha o gasto fixo desta maneira, opte por uma das opções abaixo:
- Período Anterior (meses fechados -1): Este percentual é o mais indicado para efetuar uma análise mais próxima da realidade. Para selecionar somente as naturezas de despesa que fazem parte do custo fixo, utilize o filtro "Despesas" presente na aba Filtros. O Sistema busca o valor de todas as despesas do mês anterior ao mês da análise. Assim, ainda na aba "Filtros", no campo Gastos Fixos informe os filtros referentes a estas despesas do mês anterior para que estas sejam consideradas como Custo Fixo.
- Período Atual (meses fechados): Esta opção é mais empregada se o mês estiver próximo do final pois, no início do mês, ainda não foram pagas todas as despesas que representam o gasto fixo, o que diminui este percentual e transmite uma análise irreal.
Rateio do Gasto Fixo no período: Este campo define a forma de rateio dos gastos fixos dentro de um período. Não existem alterações no valor total do gasto fixo. Este campo controla como o gasto fixo será apresentado para cada dia do período avaliado. Você poderá fazê-lo dentre três alternativas:
Proporcional ao faturamento diário: O valor do gasto fixo é calculado em função do percentual representado pelo gasto fixo total do período fechado (anterior ou atual) em relação ao total do faturamento.
Dividir pelo número de dias do período: Com esta marcação gasto fixo representará um valor fixo calculado em função do número de dias corridos do período.
Dividir pelo número de dias úteis do período: Através desta opção, o gasto fixo representará um valor fixo calculado em função do número de dias úteis do período.
% de Custo Fixo: Informe aqui qual será o percentual relacionado ao Custo Fixo. Vale citar que este é um gasto que independe da quantidade vendida, não sofre variações de acordo com a proporção de faturamento. Por exemplo, aluguel, folha de pagamento etc.
Nota: o cálculo realizado pela opção acima não será aplicado na configuração do cálculo do campo "Faturamento Personalizado" dessa aba.
Atenção: É importante que o campo % Custo Fixo possua um valor médio informado, independente da forma escolhida de determinação do percentual do custo fixo, pois em outras análises do Gerente On-line (Vendas por Grupo, Vendas por Produtos, Vendas por Vendedores) será utilizado o percentual informado neste campo.
Ainda a respeito do campo % de Custo Fixo, atente-se:
- Se o % de Custo Fixo for igual a zero, será utilizada a configuração de custos por empresa, considerando a configuração com maior mês/ano que seja anterior a data atual. Além disso, com o valor do campo zerado, a linha "Participação no gasto fixo" presente na aba Por margem de contribuição, sub-aba Margem de Contribuição da tela Negociação e Simulação de Preços, terá o valor equivalente a soma dos campos % C. F. Fab. Próp., % C. F. Outros e % C. F. Serviço, ou o mesmo valor apenas do campo % C. F. Serviço; todos estes campos compõem a grade % de custo fixo da aba Margem de Contribuição nas Preferências do Gerente On-line.
- Se % de Custo Fixo for preenchido com qualquer valor diferente de zero, será mantido o comportamento normal, ou seja, a linha "Participação no gasto fixo" presente na aba Por margem de contribuição, sub-aba Margem de Contribuição da tela Negociação e Simulação de Preços, terá o mesmo valor.
Quando o campo "Faturamento Personalizado" for configurado, o sistema irá retirar os valores dos impostos do faturamento e dos gastos variáveis para a execução dos cálculos de margem de contribuição conforme a opção selecionada. Observe:
- Faturamento Bruto sem IPI e ICMS ST: caso essa opção seja selecionada, apenas o IPI e ICMS ST serão deduzidos;
- Faturamento Líquido (sem impostos): Com esta configurada, todos os impostos incidentes serão retirados do faturamento;
- Faturamento Bruto: Por meio dessa opção, o faturamento bruto será apresentado.
Observação: ao configurar qualquer tipo de proporcionalização na tela Tipos de Operação - TOP, aba Desp. Acessórias, apenas os impostos dos itens da nota serão levados em consideração. Os valores do cabeçalho que forem diferentes dos itens serão desconsiderados, mesmo se as opções Faturamento Bruto sem IPI e ICMS ST e Faturamento Líquido (sem impostos) forem utilizadas.
Nota: uma vez selecionada alguma das opções acima, os valores dos impostos serão retirados do faturamento e também dos gastos variáveis, para fins de cálculo de margem de contribuição.
Quando selecionado uma das opções "Faturamento Bruto sem IPI e ICMS ST" e "Faturamento Líquido (sem imposto)", realizar as análises Vendas por Vendedor, Vendas por Parceiros, Vendas por Grupo, Vendas por Produto ou Vendas por Marca e clicar no gráfico de segundo nível, o valor do somatório será igual ao do primeiro nível e será exibido no campo "Vlr. Fat. Personalizado".
Porém, se a opção "Faturamento Bruto" estiver selecionada e forem realizadas as análises mencionadas, ao clicar no gráfico de segundo nível não será apresentado o campo Vlr. Fat. Personalizado.
Seção Comissão
Determine aqui a estrutura do cálculo da comissão aos vendedores; temos algumas alternativas para fazê-lo:
- Fixa: Por esta opção, determine um percentual fixo para o cálculo da comissão, informando-o no espaço à frente.
- Nota: Esta opção define que as comissões irão obedecer aos respectivos percentuais informados nas notas (Central de Vendas).
- Vendedor: Definindo este campo com esta opção, a comissão será calculada com base na configuração feita no cadastro de Vendedores (Configurações > Cadastros > Vendedores/Compradores > aba Geral).
- Produto: Por esta opção, a comissão será calculada com base na configuração feita no cadastro de Produtos (Configurações > Cadastros > Produtos > Produtos > aba Venda).
- Tipo de Negociação: Esta opção determina que as comissões seguirão as configurações feitas nos Tipos de Negociação (Comercial > Arquivo > Cadastros > Tipos de Negociação > aba Características).
Caso sua empresa trabalhe com comissões de múltiplos vendedores na nota e seja necessário que este valor seja composto no gasto variável, ele poderá verificar no gasto variável na rentabilidade da nota ou pelo gerente on line as comissões dos vendedores informados em uma movimentação de venda. Para que este comportamento seja possível, deve-se ativar o parâmetro "Lançar Comissão p/ Múltiplos Vendedores? - LANCCOMMULT" e definir esta seção com a opção "Nota".
Nota: Este comportamento é válido apenas para o parâmetro LANCCOMMULT, ou seja, comissões múltiplas para vendedores e não para comissões múltiplas para compradores, parâmetro "Lançar Comissão p/Múltiplos Compradores? - LANCCOMMULTCOM".
Seção Configurações por Empesa
- O botão "Atualizar Tabela de Custos para Produtos sem Custos" foi criado para não gerar erro na execução da análise devido a produtos sem custo, ou seja, ele coloca "custo = 0" para os produtos que não possuírem custo. É importante ressaltar que este procedimento apresenta informações irreais, pois considera o CMV de algumas mercadorias como zero, gerando um valor de lucro errado. Além disso, é criada uma linha na tabela TGFCUS com a data 01/01/1900.
Nesta grade são apresentadas todas as empresas cadastradas no sistema e que possuem suas preferências já definidas (Comercial > Preferências > Empresa); escolhendo-se a linha referente a uma das empresas, as seções abaixo, irão corresponder à esta escolha.
Seção % de custo variável a ser calculado sobre o faturamento
Correspondendo a empresa definida acima, determine aqui os percentuais de custo variável empregados sobre o faturamento.
Ano: Informe aqui o ano base correspondente ao ano de início do Regime de Tributação da empresa. Por exemplo, uma empresa que atuava no "Regime Normal", que agora optou pelo "Simples Nacional", informa nesse campo o ano desta modificação, a fim de que não se percam as configurações anteriores, possibilitando análises retroativas.
Mês: Este campo é preenchido de maneira análoga ao campo anterior, diferenciando-se pela inserção do mês em que vigoram os percentuais a serem informados.
Observação: Estas duas últimas informações (Ano e Mês) correspondem à Data de Referência para cálculo dos custos (nesta seção, custo variável) que, uma vez inseridas, não poderão ser alteradas; caso alguma modificação seja necessária, você deverá excluir a linha em questão ou inserir uma nova linha contendo as configurações corretas. O sistema permite a exclusão e inclusão de novas linhas, porém é necessário que exista nesta grade no mínimo uma linha; caso tenha-se nesta grade apenas uma linha, esta não poderá ser excluída, pois deve-se ter ao menos um ano/mês cadastrados.
Determine aqui, se a empresa em questão possui "% de Partilha Simples" e os percentuais de:
- % COFINS;
- % CSLL (Contribuição Social sobre Lucro Líquido);
- % Custo Variável;
- % Custo Variável sem ST;
- % Outros;
- % PIS;
- %IRPJ;
- %CPP;
Nota: A coluna "Utiliza % Partilha Simples" será exibida apenas para empresas Optantes pelo Simples Nacional.
A marcação "Utiliza % Partilha Simples" quando acionada, ao realizar o cálculo do Gasto Variável o sistema levará em consideração o somatório de todas as % de alíquotas da Partilha (Arquivos / Cadastros / Alíquotas / Partilha/Anexo do Simples Nacional), exceto a % de ICMS.
Observação: O cálculo é efetuado sobre a partilha vigente.
Nota: Ao utilizar a marcação Utiliza % Partilha Simples, é necessário que o parâmetro "Considerar débito de PIS/COFINS/CSSL na M.C.? - GOL-PISCOFINS" esteja desabilitado.
Seção % de custo fixo
De acordo com a empresa definida acima, defina aqui os percentuais a serem utilizados na análise do custo fixo da empresa. Este percentual poderá ser retirado do relatório Sintético por Natureza, onde temos o percentual de despesas sobre o faturamento e será aplicado sobre o CMV para cobrir as despesas que variam de acordo com a quantidade vendida.
Os campos "Ano" e "Mês" possuem o mesmo comportamento mencionado na seção anterior (porém nesta seção, correspondem a Data de Referência para cálculo do custo fixo). Nas demais colunas, informe os percentuais de custo fixo acerca da "Fabricação Própria", "Serviços" e "Outros".
Aba Modo TV
Esta aba está destinada a configuração do "Modo TV", acessado por meio do botão presente no lado superior direito da tela principal do Gerente On-line.
Pode-se notar nesta aba, os ícones referentes a todas as análises disponíveis no Gerente On-line. Localizado acima e à esquerda de cada uma delas, tem-se a marcação que define se a análise será apresentada ou não quando ativado o Modo TV, ou seja, as análises sinalizadas em serão exibidas e as assinaladas em não serão apresentadas.
Temos ainda a possibilidade de determinar a ordem em que cada análise será apresentada na tela; para isso, basta clicar sobre a análise desejada mantendo o botão do mouse sobre ela pressionado e a arrastar para a posição desejada.
Por fim, abaixo de cada uma das análises, teremos um espaço destinado a determinação do tempo (em segundos) que cada análise permanecerá na tela quando esta se encontrar em Modo TV. O valor máximo aceito neste campo, é de 86340 segundos, o que é equivalente a aproximadamente 24 horas. Ao acionar o Modo TV, o tempo aqui definido começará a ser cronometrado pelo sistema, assim que a análise em questão for totalmente carregada na tela.
Aba Consolidação de Movimentos
A consolidação dos dados consiste na utilização das análises comerciais á partir de uma fonte de dados mais resumida, ou seja, realizar a simplificação de uma grande quantidade de dados das análises. Deste modo, aumentam a velocidade de apresentação das referidas informações.
Inicialmente, habilite a marcação "Usar consolidação de dados"; através da mesma pode-se acessar as configurações para criação ou de cada consolidação já criada, bem como ativar/desligar a utilização da(s) consolidação(ões) nas seguintes análises:
- Vendas por Produto;
- Vendas por Parceiro;
- Vendas por Vendedor;
- Vendas por Vendedor;
- Vendas por Grupo;
- Margem de Contribuição.
O botão "Visualizar" quando acionado, exibirá um pop-up de mesma nomenclatura abordando as consolidações que estão em andamento. Temos uma atualização automática dos dados contidos neste pop-up a cada 5 segundos.
Observação: O botão "Visualizar" só estará disponível quando a marcação "Usar consolidação de dados" estiver habilitada.
Nota: Para que qualquer alteração realizada na consolidação seja aplicada, se faz necessário o fechamento e posterior reabertura do Gerente On-line.
Abordaremos nos tópicos a seguir as configurações pertinentes a criação de uma consolidação de dados.
Seção Consolidações Aba Detalhamento
Aba Margem de Contribuição Aba Segurança
Aba Execução Utilizando Dados Consolidados
Seção Consolidações
O campo "Código" corresponde à numeração identificadora de cada consolidação. Seu preenchimento é efetuado de forma automática de acordo com a sequência de consolidações criadas.
Através do campo "Descrição", você pode apontar um nome ou termo que caracterize a consolidação em questão.
No campo "Início da consolidação" são apresentas as seguintes opções:
- Fixa: Está opção ao ser indicada, exibe o campo "Data Inicial" que possibilita apontar o período de início da consolidação até a data atual.
- Variável: Ao selecionar está opção é disponibilizado o campo "Qtd. meses consolidar" que permite apontar a fração de meses aos quais serão considerados na consolidação.
Por meio do campo "Qtd. Meses a retroagir", indique o prazo em meses a qual será realizada a atualização dos dados pertinentes a consolidação.
Observação: O valor informado no campo "Qtd. Meses a retroagir" não pode ser maior que o valor indicado no campo "Qtd. Meses consolidar".
O campo "Dt. Alteração" exibe o momento em que foi realizada a última alteração na consolidação.
Temos nos campos "Hora primeira atualização (diário)" e "Hora segunda atualização (diário)" o momento em que será realizada de forma automática a primeira e segunda atualização do dia, respectivamente. Uma vez que, o campo "Hora primeira atualização (diário)" tem seu preenchimento obrigatório.
Localizado na parte superior desta sessão, o botão "Executar consolidação agora" permite que a consolidação seja realizada de forma manual naquele momento.
Nesta aba, aponte os detalhamentos de cada análise a serem considerados na consolidação dos dados. Sendo que, serão influenciadas somente as análises "Vendas por" e "Margem de Contribuição". Caso não seja selecionado nenhum detalhe, não será possível visualizar a análise que o detalhe faz parte. Como por exemplo, só será possível visualizar a análise "Vendas por Parceiro" se o detalhe "Parceiro" for selecionado.
Aborde nesta aba as mesmas configurações apresentadas na aba Geral desta rotina. Conforme dito anteriormente, defina aqui as datas que serão consideradas pelo sistema nas operações de "Compra", "Devolução de Compra", "Venda" e "Devolução de Venda" para construção da consolidação. Em todas as operações temos as possíveis datas:
- Negociação;
- Movimento;
- Faturamento;
- Validade;
- Entrada/Saída.
Ao habilitar a marcação "Usar as config. do cadastro de Naurezas de Receitas e Despesas", utilizará a data configurada no campo "Regime (EFD PIS/COFINS)" presente na aba Natureza x PIS/COFINS x Empresa da tela Natureza de Receitas e Despesas para realizar o cálculo do resumo de impostos PIS e COFINS. Dessa forma, você poderá conferir esse resumo na aba PIS/COFINS dos Impostos dessa mesma tela.
Sendo que, caso o campo Regime (EFD PIS/COFINS) não esteja preenchido, o sistema irá procurar a configuração no mesmo campo da aba PIS/COFINS Todas Empresas também da tela Natureza de Receitas e Despesas. Visto que não haja uma configuração para nenhuma destas, o sistema utilizará a Data de Negociação para realizar o resumo dos impostos. {disponível na versão ≥ 4.12}
Observação: Quando a marcação Usar as config. do cadastro de Naurezas de Receitas e Despesas for efetuada em um cadastro preexistente, será preciso gerar uma nova consolidação por meio do botão "Executar Consolidação Agora" da aba Consolidação de Movimentos, para que, assim, os dados sejam sobrescritos.
Importante: A configuração realizada essa aba afetará apenas as movimentações financeiras, ou seja, apenas Receitas e Despesas.
Esta aba tem a mesma funcionalidade adotada pela aba Filtros desta rotina. Deste modo, é possível criar filtros personalizados e aplica-los na consolidação.
Temos nesta aba os mesmos campos e comportamento compreendidos pela aba Margem de Contribuição desta rotina.
Através desta aba, você poderá permitir a visualização da consolidação para uma pessoa ou um grupo de pessoas específico, sendo que, somente com ativação do campo "Consultar" pode-se concretizar a referida visualização.
Esta aba está disponível somente para visualização, aqui serão apresentados os dados pertinentes a execução da consolidação.
Após a realização das configuração para se Consolidar os Movimentos, tem-se a execução dos dados consolidados. Vejamos abaixo os pontos primordiais desta utilização:
Aplicando Filtros no Gerente On-line
A(s) consolidação(ões) criada(s) quando ativa(s), serão apresentadas juntamente com os campos utilizados para filtragem. Deste modo, você pode optar pela utilização da consolidação dos dados ou pelo uso dos dados on-line:
Desligando um Detalhamento
Ao desligar um detalhamento como por exemplo o "Tipo de Operação", nos filtros rápidos ao realizar a filtragem por qualquer TOP o filtro não será aplicado. Temos ainda detalhamento por parceiro, além do filtro por Parceiro ser ignorado os filtros de UF, Cidade e Região de Venda também são desconsiderados.
Você pode observar que os filtros aos quais o detalhamento foi desativado, é apresentado um ícone de alerta informando o motivo pelo qual algumas análises poderão ignorar o referido filtro.
Resumo da Consolidação
Ao selecionar uma determinada consolidação, será apresentado no canto superior direito da tela um botão de resumo, cuja nomenclatura será de acordo com consolidação em questão. Quando acionado, é aberta uma tela de informações contendo uma síntese de alguns dados a cerca desta consolidação.
Aba Dashboards Personalizados
Esta aba disponibiliza a utilização de dashboards personalizados no Gerente On-line. Desta forma, temos aqui um único lugar para gerir a organização da empresa e visualizar os seus indicadores.
Temos como premissa para utilização desta aba, ter-se previamente cadastrados na tela Construtor de Dashboards o(s) dashboard(s) que será(ão) empregado(s).
Além do quadrante de inserção do dashboard, note na parte inferior tela duas seções contendo configurações pertinentes aos usuários e os grupos que os mesmos pertencem. Vejamos a descrição de cada uma delas:
Usuários: Esta seção permite indicar quais funcionários poderão acessar o dashboard que está sendo configurado;
Grupos de Usuários: Através desta seção, você pode conceder à um ou vários grupos de usuários o acesso de Consultar o dashboard.
Após realizar as configurações até aqui descritas, o dashboard personalizado será exibido na grade de análises. Além disso, será possível efetuar a busca do mesmo pelo campo de pesquisa, bem como realizar a sua ocultação na grade.
Será disponibilizada a aba Filtros Dash. Personalizado, que comportará os filtros pertinentes ao dashboard:
Sendo que, na criação/edição do dashboard, pode-se utilizar de parâmetros existentes no Gerente On-line, os mesmos estarão passíveis de utilização através da aba Filtros. Abaixo temos a relação dos mesmos:
Importante: Ao criar Dashboard's personalizados e adicioná-los ao GOL, é necessário que os filtros criados não possuam os mesmos nomes de filtros nativos do GOL.
Caso algum filtro possua o mesmo nome, porém tipagem diferente, ocorrerão erros na visualização do Dashboard. No entanto, se o filtro abranger o mesmo nome e tipagem, não será desconsiderado na exibição de filtros personalizados do Dashboard, desta forma, funcionará corretamente.
Pode-se ainda visualizá-lo na aba Modo TV possibilitando assim a configuração do mesmo para exibição no "Modo TV":
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