Conceito NF-e
Entende-se por Nota Fiscal Eletrônica um documento de existência exclusivamente digital, emitido e armazenado eletronicamente, com intuito de documentar uma operação de circulação de mercadoria ou prestação de serviço, ocorrida entre as partes, cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e recepção, pelo fisco, antes da ocorrência do fato gerador.
Características da NF-e
Documento digital, que atende aos padrões definidos, no formato XML (Extended Markup Language).
Garantia de autoria, integridade e irrefutabilidade, certificadas através de assinatura digital do emitente, definido pela Infra-estrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP Brasil).
O arquivo da NF-e deverá seguir o layout de campos definido em legislação específica.
A NF-e deverá conter um “código numérico”, obtido por meio de algoritmo fornecido pela administração tributária, que comporá a “chave de acesso” de identificação da NF-e, juntamente com o CNPJ/CPF do emitente e número da NF-e.
A NF-e, para ser válida, deverá ser enviada eletronicamente e autorizada pelo fisco, da circunscrição do contribuinte emissor, antes de seu envio ao destinatário e antes da saída da mercadoria do estabelecimento.
A transmissão da NF-e será efetivada, via Internet, por meio de protocolo de segurança ou criptografia.
A NF-e transmitida para a SEFAZ não pode ser alterada, permitindo-se apenas, dentro de certas condições, seu cancelamento.
As NF-e deverão ser emitidas em ordem consecutiva crescente e sem intervalos a partir do 1º número seqüencial, sendo vedados a duplicidade ou re-aproveitamento dos números inutilizados ou cancelados.
A critério das administrações tributárias, a NF-e poderá ter o seu recebimento confirmado pelo destinatário.
Nota: Na geração do XML para o setor de “Combustíveis”, será apresentado os campos do grupo 'L1 - Detalhamento Específico de Combustíveis' e as tags: <cProdANP>, <CODIF>, qTemp> <ICMSComb>, <vBCICMS>, <vICMS>, <vBCICMSST>, <vICMSST>, <ICMSInter>,<vBCICMSSTDest> e <vICMSSTDest>.
Observação: Na geração do XML para os distribuidores de medicamentos, serão apresentados os campos do grupo 'K - Detalhamento Específico de Medicamento' e as tags: <nLote>; <qLote>; <dFab>;<dVal> e <vPMC>.
Nota: A tag <qLote> está sendo gerada com valor zero.
Tratando ainda de empresas que trabalham com medicamentos, no XML da nota, pode-se ter a necessidade de apresentação da tag <med>; para que ela seja gerada, são necessárias algumas configurações. São elas:
•O parâmetro "Informações adicionais para Lotes? - LOTEINFO" deve estar ativado;
•O parâmetro "Usar data de validade junto com Lote? - LOTEDTVAL" também deve estar ativado;
•No Cadastro do Produto, este deve estar com o campo "Gênero" (aba Impostos) definido como "30 - Produtos Farmacêuticos";
•O parâmetro "Tabela de Preço PMC - CODTABPMC" deve possuir uma informação diferente de zero;
•O produto configurado, deve possuir um preço de venda para ele cadastrado.
De maneira simplificada, a empresa emissora de NF-e gerará um arquivo eletrônico contendo as informações fiscais da operação comercial, o qual deverá ser assinado digitalmente, de maneira a garantir a integridade dos dados e a autoria do emissor. Este arquivo eletrônico, que corresponderá à “Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)”, será então transmitido pela Internet para a “Secretaria da Fazenda” de jurisdição do contribuinte que fará uma pré-validação do arquivo e devolverá um protocolo de recebimento (Autorização de Uso), sem o qual não poderá haver o trânsito da mercadoria.
A NF-e também será transmitida para a Receita Federal, que será repositório nacional de todas as NF-e emitidas (Ambiente Nacional) e, no caso de operação interestadual, para a Secretaria de Fazenda de destino da operação e Suframa, no caso de mercadorias destinadas às áreas incentivadas.
As Secretarias de Fazenda e a RFB (Ambiente Nacional), disponibilizarão consulta, através da Internet, para o destinatário e outros legítimos interessados, que detenham a chave de acesso do documento eletrônico.
Para acompanhar o trânsito da mercadoria será impressa uma representação gráfica simplificada da Nota Fiscal Eletrônica. Esta representação é intitulada como DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), em papel comum, em única via, que conterá impressa, em destaque, a chave de acesso para consulta da NF-e na Internet e um código de barras que facilitará a captura e a confirmação de informações da NF-e pelas unidades fiscais.
O DANFE não é uma nota fiscal, nem substitui uma nota fiscal, servindo apenas como instrumento auxiliar para consulta da NF-e, pois contém a chave de acesso da NF-e, que permite ao detentor desse documento confirmar a efetiva existência da NF-e através do Ambiente Nacional (RFB) ou site da SEFAZ na Internet.
Figura - Emissão e Transmissão de NF-e
Fatores Críticos de Sucesso
As equipes envolvidas “Sankhya e Cliente” devem ter pleno conhecimento dos Manuais de Integração e de Contingências publicados pelo governo.
Execução de todas as rotinas da empresa em ambiente de homologação “testes de validação” para posterior implementação em ambiente de produção.
NFe Sankhya-W
Entende-se por Nota Fiscal Eletrônica um documento de existência exclusivamente digital, emitido e armazenado eletronicamente, com intuito de documentar uma operação de circulação de mercadoria ou prestação de serviço, ocorrida entre as partes, cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e recepção, pelo fisco, antes da ocorrência do fato gerador.
Veja no Help On line o item “Configurações para Nota Fiscal Eletrônica” .
SanNFe
**Importante:
-Instalação do SanNFe no servidor:
O SanNFe deve estar instalado no servidor de aplicações que roda o SankhyaW, na pasta de usuário do sistema operacional que executa a aplicação. Essa pasta irá variar dependendo da versão do sistema operacional, no Linux a pasta é “home/mgeweb”, no Windows sugerimos utilizar a pasta “X:\SanNFe“, onde “X” será o drive a ser utilizado.
No SankhyaW, o SanNFe não precisa estar em execução para poder se emitir notas.
Na tela “Comercial\Configuração\Console NFe” deve ser informado o certificado da empresa.
Acessando a NF-e
A tela de acesso à funcionalidade de NF-e no Sankhya-W é a Comercial/Consulta/Seleção de Documento. Nessa tela tem-se a opção do botão NF-e onde se podem ver as sub-opções:
-Consulta do status do serviço.
-Consulta situação atual da nota.
-Impressão do DANFE.
-Inutilização de numeração.
-Gerar XML da NFe em arquivo para conferência.
-Gerar lote.
-Buscar autorização.
-Marcar as notas como Pendentes de Retorno.
-Marcar as notas como Danfe de Segurança.
-Retirar das notas a marcação de Danfe de Segurança.
-Marcar as notas como Danfe de Segurança (confirmando).
-Marcar as notas como EPEC
-Retirar das notas a marcação de EPEC.
-Enviar como EPEC.
-Enviar XML da NFe/Cce e Danfe por e-mail.
-Gerar Arquivo XML de NF-e
-Carta de Correção
-Imprimir a Carta de Correção
-Acompanhamento de Eventos
- Consulta do status do serviço: Ao clicar nessa opção abre-se uma janela com as informações do status do serviço ativo.
Observação: Para que o sistema impeça que o usuário consulte o status da NF-e, nos casos em que a emissão tiver sido realizada por terceiros, é necessário efetuar a seguinte configuração:
Na TOP/Aba Impressão: “NF-e= Terceiros” e Base numeração = Manual”.
Conforme imagem abaixo:
Caso o usuário tente visualizar, o sistema exibe a seguinte mensagem:
- Consulta situação atual da nota: Na janela desta opção, em notas que já foram enviadas, têm-se informações importantes da nota, tais como, a “Chave de Acesso”, “Data e hora de recebimento”, dentre outras.
Podem-se verificar também notas que ainda não foram enviadas. Nesse caso a janela trará o número da nota, informando que esta não tem chave NFe.
Nota: No caso da realização do lançamento de notas de entrada avulsas, pode-se fazer uso do parâmetro "Validação da chave de acesso da NF-e de terceiros - VALCHAVETERC", que quando ativado, valida a chave NF-e do parceiro, permitindo ou não a continuidade no lançamento, dependendo do que for configurado. Porém, se a nota que está sendo lançada possui sua série de 890 a 899, o CNPJ presente na chave da NF-e não será validado, pois o CNPJ deste caso percente a Sefaz e portanto a nota poderá ser confirmada mesmo com o referido parâmetro ativado.
Observação: O parâmetro "Timeout de cache do status do serviço NFe - TIMEOUTSTNFE" possui como valor padrão o valor "5", que se refere ao tempo em minutos para realização do cache de retorno do status do serviço por UF; esse cache é utilizado em consultas futuras, de modo a evitar que o sistema tenha que efetuar novas consultas até o timeout do cache.
Atualização da situação de nota do sistema de acordo com a situação da nota na SEFAZ
É necessário configurar o ambiente de homologação da SEFAZ.
Para Sincronização de status:
1 – Confirmar nota;
2 – No Portal de Vendas, consultar a situação atual da nota na SEFAZ, através da opção NF-e ? “Consulta situação atual da nota”;
3 – Ao abrir o pop-up de consulta de situação de nota, caso a situação da nota no sistema esteja diferente da situação atual da nota na SEFAZ, será exibida uma caixa de diálogo, informando o usuário que a situação da nota no sistema está diferente da situação atual na SEFAZ, possibilitando a sincronização dos dados da nota através de um botão de confirmação.
4 – Ao confirmar a atualização da situação da nota, alguns serviços serão chamados, sendo estes os mesmos serviços executados quando utilizada a opção de “Buscar autorização”, seguindo a rotina normal de uma nota aprovada;
Serviços:
Impressão da Nota;
Impressão de Boleto;
Envio de E-mails;
Compensação Financeira;
Obs.: Esta atualização contempla apenas notas que estejam com a situação ENVIADA ou AGUARDANDO APROVAÇÃO;
Exemplo de situações:
NOTAS ENVIADAS: Se caso tenha sido gerado o lote de um nota e houver algum problema na comunicação com a SEFAZ, a nota não será processada pela SEFAZ, logo sua situação ficará como ENVIADA, e posteriormente poderá ser consultada e processada pela SEFAZ.
NOTAS AGUARDANDO APROVAÇÃO: Ocorrerá quando uma nota for recebida pela SEFAZ mas ainda não foi processada, ficando marcada no sistema como AGUARDANDO APROVAÇÃO;
Quando realizada a consulta de situação de uma nota marcada no sistema como ENVIADA ou AGUARDANDO APROVAÇÃO, o sistema tentará enviar a nota à SEFAZ;
O comportamento esperado será o mesmo comportamento da opção “Buscar Autorização”.
NOTAS REJEITADAS: São notas não validadas pela SEFAZ e consequentemente não registradas na base da SEFAZ;
Exemplo de causas comuns, erros nas informações da nota, empresa não cadastrada, certificação corrompida;
Uma nota REJEITADA poderá ser corrigida e submetida novamente à SEFAZ, utilizando-se a mesma numeração de nota ou com uma nova numeração, já que uma nota rejeitada não é registrada na base de NF-e’s;
NOTAS DENEGADAS: Ocorre quando o emissor, e em alguns casos o destinatário também, apresentam pendências fiscais. Neste caso a empresa estará impedida de faturar até que ela regularize sua situação fiscal.
Diferente da situação de rejeição, NF-e's denegadas são registradas na base da SEFAZ, impedindo a reutilização daquela numeração de NF-e posteriormente.
-Impressão do DANFE: Veja no final deste documento.
-Inutilização de numeração: através desta opção o usuário poderá inutilizar uma numeração de notas.
Devem-se preencher os campos:
-Empresa:
-Data de movimento:
-Modelo de doc. Fiscal:
-Série da nota:
-Numeração:
-Justificativa:
E clicar no botão “Ok”.
Veja imagem a seguir:
No caso de inutilizar uma numeração, ao gerar o lote as notas não serão enviadas.
-Gerar XML da NFe em arquivo para conferência: Essa opção gera o XML da nota para o usuário conferir suas informações. Se o navegador impedir a abertura da janela, o usuário deverá liberá-la e clicar novamente na opção para gerar o XML.
O usuário poderá escolher entre realizar o download do arquivo ou simplesmente abri-lo.
-Gerar lote: No Sankhya-W verifica-se o serviço ativo no momento, e ao enviar, se tiver algum problema, o lote será enviado para o próximo serviço. A ordem de execução dos serviços é SEFAZ, SCAN, EPEC.
A geração e envio de lote limita-se a 50 notas.
-Buscar autorização: Busca autorização para notas que ficaram "Aguardando autorização".
Nota: Ainda sobre a Busca de Autorização, podem ocorrer casos em que a empresa gera várias Notas Fiscais Eletrônicas em um curto período de tempo; este processo pode dificultar a resposta da Sefaz quanto à autorização/aprovação das notas, bem como atrasar as impressões dos Danfes e de seus respectivos boletos. Considerando a autorização/aprovação das notas, tem-se três considerações importantes:
•No parâmetro "Lista de UFs com autorização de NF-e assíncrona - LISTAUFNFEASYNC" informam-se as siglas dos Estados para os quais ao emitir-se as notas (gerar o lote), o processamento dos lotes não será feito de imediato, ficarão com o status Aguardando Autorização; somando-se a isso, o sistema conta com um recurso interno (job) que dinamiza esta situação, verificando periodicamente (a cada 10 segundos) se existem notas para busca de autorização junto à Sefaz; o job fará um total de 30 tentativas de busca de autorização por nota; excedendo esse limite, a busca pela autorização deverá ser feita manualmente.
•Através do parâmetro "Intervalo em minutos p/ buscar autorização de NF-e - INTBUSCAAUTNFE" determina-se após quantos minutos o sistema deverá buscar a autorização novamente de uma nota que foi processada ao menos uma vez.
•Tem-se ainda, o parâmetro "Imprime Danfe ao buscar autorização de NF-e? - IMPDANNFEBUSAUT" que é o responsável por solicitar ou não a impressão do Danfe ao buscar a autorização das notas.
-Marcar as notas como EPEC
-Retirar das notas a marcação de EPEC.
-Enviar como EPEC.
*As três opções anteriores representam a modalidade de contingência eletrônica para as “Notas Fiscais Eletrônicas” através da "Declaração Prévia de Emissão em Contingência - EPEC":
Constatando-se a impossibilidade do envio de uma “Nota Fiscal Eletrônica” por problemas de recepção da Sefaz (Secretaria da Fazenda), o usuário deverá acessar na “Seleção de Documentos”, a opção "Nota Fiscal Eletrônica\Marcar Notas como EPEC" e em seguida a opção "Nota Fiscal Eletrônica\Enviar como EPEC".
As notas enviadas como “EPEC”, são enviadas para um endereço de internet diferente do que é utilizado no envio normal das “Notas Fiscais Eletrônicas” de cada Estado, este endereço é específico para o recebimento de notas enviadas em contingência eletrônica. Por isso, logo após o re-estabelecimento do serviço da Sefaz deve-se gerar o lote das notas enviadas como “EPEC”, para que estas notas constem na base de dados da Sefaz.
O tipo de "Emissão NF-e" destas notas ficará como "EPEC" e seu "Status NF-e" como "Aprovada", desde que não haja nenhum problema na validação das mesmas.
No cabeçalho das “Notas Fiscais Eletrônicas” são apresentados os campos "Nro.Registro EPEC" e "Dt. Registro EPEC", estes campos fornecerão mais informações sobre as “Notas Fiscais Eletrônicas” que foram enviadas como “EPEC”.
- Carta de Correção: Essa opção abrirá a janela “Carta de Correção Eletrônica” para que o usuário possa entrar com a correção da nota fiscal, que é um texto livre conforme a nota técnica 2010/008 disponibilizada pela Receita Federal. Apresentando os botões para envio ou cancelamento da ‘CC-e’, que será feito nesta tela ‘Nota’ a ‘Nota’.
Nota: O envio de ‘CC-e’ é um evento que só será aceito para ‘Notas’ já autorizadas na SEFAZ.
Conforme a nota técnica 2010/008 uma correção substitui a anterior, por isso, quando o sistema identifica que já houve o envio de uma carta o texto referente a esse envio é apresentado na janela “Carta de Correção Eletrônica” para alteração.
Neste caso também é apresentado o texto, “Carta de Correção já enviada“, em fontes vermelhas informando ao usuário que já houve o envio de carta de correção para a nota.
A “Carta de Correção Eletrônica” (CC-e) faz parte de um processo maior por parte da SEFAZ, sendo considerado um EVENTO.
Ao enviar a Sefaz o evento de “Carta de Correção Eletrônica”, caso este seja processado e vinculado (termo utilizado pela Receita Federal, o qual vincula o evento a uma NF-e), a janela será automaticamente fechada e apresentada a mensagem de carta enviada com sucesso.
- Enviar XML da NF-e/CC-e e Danfe por e-mail: Quando selecionada esta opção, será enviado ao e-mail cadastrado, o XML da NF-e e CC-e, o PDF da NF-e (DANFe) e, também, o PDF da Carta de Correção, caso exista alguma gerada.
Observação: Caso utilize-se esta rotina sem um modelo de impressão de Carta de Correção inserido na tela Preferências da Empresa, aba NF-e/NFC-e, campo "Relatório Carta de Correção", o sistema não encaminhará o PDF no e-mail e não emitirá qualquer mensagem de aviso.
Caso seja enviada uma ‘Carta de Correção’ para uma determinada nota, o e-mail poderá ser enviado pelo usuário através do menu do botão: “Outras opções\ Nota Fiscal Eletrônica\ Enviar Xml da NF-e/CC-e e Danfe por e-mail”.
Essa opção identificará que existe uma “Carta de Correção Eletrônica” (CC-e) e enviará o arquivo de distribuição da ‘CC-e’ juntamente com o da ‘Nota Fiscal Eletrônica’ e opcionalmente o ‘Danfe’, para os destinatários já configurados no sistema. Neste caso o assunto do e-mail será alterado para indicar que a mesma possui correção:
Ex.: Envio da NF-e - N.Doc 000000008 - Série 1 + Carta de Correção (CC-e)
Nota: Ao confirmar ou solicitar a geração de um lote de NF-e o SankhyaW possibilita o envio automático de e-mail com o Xml de distribuição da nota, como nesse momento ainda não existe ‘Carta de Correção’, somente será enviado o Xml da nota.
O sistema não enviará automaticamente o e-mail para o cliente/transportadora com o arquivo de distribuição da “Carta de Correção Eletrônica” (CC-e).
Importante: A rotina de envio de XML da NFe para o email do destinatário trará as informações do sistema em que está sendo enviado o email. Os email's relacionados à NF-e além de conter a Assinatura Sankhya, irão possuir os seguintes dados:
Autorizado o uso da NF-e
•Chave de acesso
Dados da NF-e
•Número;
•Série;
•Data de Emissão;
•Protocolo de Autorização;
•Ambiente;
•Tipo de Emissão;
•Valor da NF-e.
Dados do Emitente
•Razão Social;
•CPF/CNPJ;
•Endereço;
•Município;
•UF;
•Telefone;
•E-mail.
Dados do Destinatário
•Razão Social;
•CPF/CNPJ;
•Endereço;
•Município;
•UF.
- Imprimir a Carta de Correção: Esta opção permite a impressão da Carta de Correção Eletrônica, para imprimir as cartas de correção o usuário deve possuir permissão para imprimir notas de venda. O usuário pode selecionar uma ou várias notas para imprimir a carta de correção, porém, para que uma nota tenha sua carta de correção impressa ela já deve estar aprovada na SEFAZ e a carta de correção já deve ter sido enviada. Ao solicitar a impressão da carta de correção, o sistema imprimirá a carta de cada uma das notas selecionadas. Caso uma ou mais notas não possuam carta de correção, o sistema exibirá numa janela o número único das notas e um texto informativo.
Para configurar a carta de correção, o usuário deve seguir os seguintes passos:
•Baixar o modelo padrão. O usuário deve acessar a tela Comercial » Arquivo » Cadastros » Modelo de Impressão (Nota/Pedido) e selecionar a opção de menu Baixar Modelos Padrões >> Carta de Correção. Assim, o usuário pode, se quiser, personalizar o modelo da carta de correção através do iReport.
•Com o modelo da carta de correção pronto, o usuário deve acessar a tela Configurações » Avançado » Relatórios Formatados e cadastrar o modelo de carta de correção.
•Uma vez que o relatório formatado com o modelo de carta está configurado, o usuário deve associar esse modelo nas preferências da empresa que emite NF-e. O usuário deve acessar a tela Comercial » Preferências » Empresa e informar o código do relatório de carta de correção no campo Relatório Carta de Correção, da aba NF-e
- Acompanhamento de Eventos: Opção semelhante ao acompanhamento de envio da NF-e, contudo, específico para eventos.
Em caso de ocorrer algum erro de validação de schemas, assim como o envio da NF-e, será apresentada a tela de “Acompanhamento de eventos”.
O usuário poderá ainda consultar todos os eventos ligados a NFe através desta opção.
Nota: Quando for utilizada a contingência EPEC, o acompanhamento da nota é feito por esta opção "Acompanhamento de Eventos".
Danfe do SankhyaW
O Danfe do SankhyaW funciona de uma forma diferente do Danfe do MGE que é interno no sistema.
No Sankhya-W, a impressão é configurada através da definição do "Relatório Formatado Danfe", cujos modelos padrões estão disponíveis para download na tela de "Modelo de Impressão (Nota/Pedido)".
Para se imprimir um Danfe, deve-se primeiro informar os modelos de “Danfe paisagem” e “Danfe retrato” na tela “Configurações\Avançado\Relatórios Formatados”. Para cada modelo de Danfe temos três arquivos que devem ser informados:
Arquivos exemplo para Danfe paisagem: danfe_paisagem.jrxml, danfe_paisagem_itens.jrxml,danfe_paisagem_sub.jrxml.
Arquivos exemplo para Danfe retrato: danfe_retrato.jrxml, danfe_retrato_itens.jrxml,danfe_retrato_sub.jrxml.
*Observação: Para a impressão do DANFE pelo sistema deve-se ter o Plugin Java devidamente instalado no navegador.
Observação: Na impressão do Danfe serão impressas a data e hora da entrada e saída da NFe.
Na tela “Financeiro->Preferências->Empresa\aba NF-e”, o campo “Relatório Formatado Danfe” deve se informar qual modelo de Danfe a empresa usará, “Paisagem” ou “Retrato”. Veja a tela abaixo:
Para se utilizar o relatório de dados adicionais no SankhyaW é necessário observar o seguinte:
A TOP de NF-e utilizada no MGE, que é a mesma que o SankhyaW utiliza, possui um relatório de dados adicionais que foi cadastrado na tela “Modelos de Nota Fiscal/Duplicata/Boletas” e informado na TOP no campo “Modelo para Dados Adicionais de NF-e”.
Com a configuração dessa forma, na tela “Contratos e Serviços\Avançados\Modelos de Nota Fiscal\Duplicatas\Boletas” do SankhyaW, deve se cadastrar o arquivo de dados adicionais do Danfe do SankhyaW e informar o correspondente dele no MGE. Isso será feito no campo “Número do relatório modelo:”
*Importante: O campo “Layout do DANFE:” da tela “Financeiro\Preferências\Empresa\aba NF-e” não tem influência no layout do Danfe.
Diferente do MGE, o Danfe do SankhyaW mostrará sempre todas as colunas na grade de produtos.
O parâmetro 'Tenta imprimir nota no servidor?' Chave IMPRNOTASERV por padrão vem ligado.
Este habilita a impressão de nota fiscal no servidor. Ou seja, estando ligado, a impressão do DANFE é realizada na máquina servidora, e estando desligado a impressão é enviada para o cliente (máquina do usuário).
Nota: Quando ocorrer a mensagem: "Não foi possível carregar a fonte de dados XML" ao solicitar impressão de notas\pedidos, significa que o modelo configurado na TOP para impressão possui um relatório formatado equivalente ao DANFE e o movimento do qual foi solicitado impressão não é NFE.
Para impressão de DANFE de NF-e com Desoneração de ICMS acesse o link.
Função getFaturasXml
A função getFaturasXml serve para configurações do relatório formatado utilizado na impressão do DANFE. Esta é muito útil, pois os dados do financeiro podem ser alterados/atualizados, e se a mesma não for utilizada esses dados modificados são impressos novamente. Com a utilização desta função as informações do financeiro que são buscadas no arquivo .xml que é gerado para o envio e aprovação da SEFAZ e impressas no DANFE, serão sempre estáticas.
Exemplo sem a variável: Lançada a nota de venda número 997, com o tipo de negociação parcelado, gerando assim três financeiros com datas de vencimentos distintas. Ao final da transação, o usuário imprime a DANFE para o cliente. Caso sejam alteradas as datas de vencimento das movimentações financeiras, ao imprimir a nota novamente, as informações do financeiro serão impressas com os dados atualizados.
Considerando um DANFE configurado com a nova função getFaturasXml para impressão das informações do financeiro, caso o usuário altere as movimentações financeiras geradas pela venda, essas atualizações não refletirão novamente no DANFE, quando impresso.
Logomarca no Danfe
O arquivo com a logomarca é indicado no campo Arquivo Logomarca/Aba NFe/tela Comercial » Preferências » Empresa.
Nesse campo determina-se o caminho onde será encontrado o arquivo de imagem com a logomarca da empresa, para que seja impressa no DANFE.
Este caminho pode ser definido de duas formas diferentes:
1) O arquivo será obtido a partir da pasta no servidor definida pelo parâmetro SERVDIRMOD. Exemplo:
Considerando que o parâmetro SERVDIRMOD seja /home/mgeweb/modelos e que o nome do arquivo seja logoemp1.jpg ENTÃO o valor do campo 'Arquivo Logomarca' deve ser logoemp1.jpg. Naturalmente, o arquivo deve ter sido copiado para dentro da pasta /home/mgeweb/modelos para que tudo funcione.
Observação: Deve ser observado que em servidores UNIX os nomes de arquivos são “sensitive-case”, portanto, se houver diferença de maiúsculas e minúsculas o logotipo não será mostrado.
2) Usar uma path relativa ao repositórios de arquivos do Sankhya-W, assim:
Repo://imagens/logoemp1.jpg
Note o prefixo 'Repo://', isso determina que o caminho seja relativo ao repositório de arquivos e neste caso sistema irá buscar o arquivo logemp1.jpg no repositório de arquivos dentro da pasta imagens.
Nota: O layout do DANFE definido pela Secretaria da Fazenda possui um lugar onde opcionalmente pode-se colocar uma “logomarca”, desde que a mesma não comprometa as informações de "Identificação do emitente", que estão posicionadas ao lado da logomarca. O componente usado no DANFE possui largura = 65 pixels, altura = 72 pixels e está configurado para centralizar a imagem. Esse componente não possui a função de redimensionar a imagem, ajustando-a ao seu tamanho.
Envio de XML da NF-e/CC-e e Danfe por e-mail
Para o correto funcionamento desta rotina é necessário realizar algumas configurações:
Na tela “Configurações\Cadastros\Parceiros\aba NF-e” onde:
•No campo “Tipo do anexo” o usuário poderá escolher se o e-mail será mandado como arquivo compactado (extensão zip) ou arquivo normal (extensão xml).
•No campo “E-mail p/ envio de NF-e” deve ser informado o e-mail para onde será enviado o XML da Nota, caso o campo “Ambiente NF-e”, da tela “Financeiro\Preferências\Empresa”, esteja configurado como “Produção”.
Nota: Se o campo “Ambiente NF-e” estiver configurado como “Homologação”, enquanto a NF-e estiver em implantação, o e-mail será enviado para o e-mail da própria empresa, cadastrado na tela “Configurações\Cadastros\Empresas”, na aba “Endereço”, campo “Email”. Uma vez que o “Ambiente NF-e” tenha sido alterado para “Produção”, o e-mail será enviado para o e-mail do parceiro da nota, que deverá ser cadastrado na tela “Configurações\Cadastros\Parceiros\ aba NF-e”, campo E-mail p/ envio de NF-e.
É importante informar que, para que o Danfe seja enviado, na TOP o campo “Imprimir” da “Aba Impressão” deve estar informado como “Na confirmação”. Dessa forma, ao gerar o Lote da NF-e, o Danfe será impresso e o e-mail será enviado com o xml e o Danfe.
Tem-se ainda a possibilidade de enviar o e-mail de forma manual, pela opção “Outras opções \ Nota Fiscal Eletrônica \ Enviar XML da nota por e-mail”.
Na TOP se o campo “Imprimir” estiver como “Manual” e o usuário desejar enviar o Danfe junto com o XML no e-mail, ele deverá imprimir o Danfe antes de enviar “Manual”. Ou seja, para que o Danfe seja enviado, ele deve ter sido impresso anteriormente, caso contrário o Danfe não será enviado.
Observação: Serão enviados e-mails para a lista de e-mails do parceiro “Transportador” da Nota, se o transportador for maior que zero.
Se o ‘Parceiro’ da nota NÃO tiver e-mail cadastrado, o e-mail não será enviado, nem para o parceiro, nem para o parceiro transportador.
Serão respeitadas as configurações “Enviar DANFE por e-mail?” e ‘Tipo do Anexo’, do “Parceiro da Nota” e não do “Parceiro Transportador”.
Apenas a lista de e-mails será buscada do “Parceiro Transportador”, no ‘Cadastro de Parceiro’ e aba NF-e. O e-mail para o “Parceiro Transportador” não estará em cópia no e-mail do parceiro. Terá um email enviado, para cada e-mail cadastrado na aba NF-e do “Parceiro Transportador”.
Acompanhamentos da NF-e
A opção “Ver acompanhamento” será muito útil quando ocorrer um problema na geração e envio de “Lotes” de Notas. Através desta opção o usuário poderá verificar qual problema ocorreu no envio do “Lote”, e providenciar a correção.
A opção “Ver acompanhamentos” está disponível na tela “Comercial\Consulta\Seleção de Documento” na opção “Outras opções...”.
Quando o usuário selecionar uma nota que não possui ocorrência, ou seja, não apresenta nenhum problema, e clicar em “Ver acompanhamentos”, o sistema emitirá a mensagem: Lista de acompanhamentos vazia!
Nesse caso a Nota não possui nenhuma informação para mostrar ao usuário.
Ao selecionar, por exemplo, uma Nota de NF-e que esteja com o Status “Aguardando correção” e clicar na opção “Ver acompanhamentos”, o sistema abrirá uma pequena tela de “Ocorrência”, apenas informativa.
Na grade superior desta tela serão visualizadas as notas recusadas.
Logo abaixo será mostrado o acompanhamento da nota com a “Data” e “Descrição” da ocorrência.
O botão “Ver observação” mostra detalhes da observação do “Lote” ampliando a informação, facilitando a visualização. O mesmo ocorre com o botão “Ver ocorrência” que mostra detalhes da ocorrência selecionada.
Para visualizar os detalhes pode-se utilizar também o duplo clique do mouse e não somente os botões.
Armazenamento e Envio do XML da NF-e pelo Sankhya-W
Empresas que trabalham com Notas Fiscais Eletrônicas (emitentes e destinatários), deverão manter as Notas em arquivo digital pelo prazo estabelecido na legislação tributária para a guarda dos documentos fiscais, devendo estas serem apresentadas à administração tributária, quando solicitado.
Através da tela “Comercial\Rotinas\Gerar Arquivo XML de NFe” o usuário do sistema fará a geração e download do arquivo XML de NF-e já aprovadas e com chave NF-e para um diretório em sua máquina, possibilitando a visualização destes arquivos no visualizador do governo.
Todos os campos desta tela são filtros para que o usuário possa selecionar a NF-e que deseja “Fazer Download”, sendo que o ‘Período’ é obrigatório. Contudo, se o usuário informar a ‘Chave da Nfe’, as demais opções de filtro serão desabilitadas:
O filtro trará apenas ‘Notas Aprovadas’ ou ‘Denegadas’. Qualquer outro tipo de status NFe não será filtrado.
Empresa: Informa-se neste campo a “Empresa do Lote” que se deseja fazer download, podendo esta ser pesquisada pela opção de "Pesquisa". É necessário informar o período de emissão deste lote, por isto a opção “Período” é de preenchimento obrigatório.
Período: Informa-se neste campo as datas “iniciais” e “finais” da emissão do lote, para compor o filtro.
Observação: Ao informar “Empresa” e “Período” os campos de pesquisa pela “Chave NF-e” e “Número da Nota”, ficam desabilitados.
Isto porque o sistema permite que seja feito dois tipos de filtro pra Download:
•Se o usuário desejar fazer download de um “Lote de Notas” deverá informar a “Empresa” e o período de emissão dos mesmos (“Período”), e neste caso o sistema gerará um arquivo compactado com todos os XML’s.
•Se desejar fazer download de uma única Nota Fiscal Eletrônica, bastará informar apenas a “Chave NF-e” ou o próprio “Número” e “Série da Nota”.
Chave NFe: Informa-se neste campo a chave NF-e, para compor o filtro. Bastará esta informação pra que o sistema selecione a “Nota” a ser exportada, uma vez que cada nota possui apenas uma única chave, logo como foi dito anteriormente, os demais campos de filtro são desabilitados, quando a “Chave NF-e” é informada.
Número da nota\Série: Informa-se nestes campos o número e a série da nota desejada. Uma vez que cada nota possui apenas um número, os demais campos de filtro serão desabilitados.
Se o usuário informar apenas o ‘Número da Nota’, o sistema exibirá a seguinte mensagem:
“Erro
Não foi encontrado NFe para esta nota: xxxxx e série:xx”
Como mostra o exemplo abaixo:
Caso seja informado apenas a ‘Série’ o sistema exibirá a seguinte mensagem:
“Atenção
Ao informar a série a nota deve ser informada.”
Ao clicar no botão “Fazer Download”, o arquivo XML será exportado para visualização no programa “SPED-Visualizador de Documentos Fiscais Eletrônicos”.
Se o navegador utilizado pelo usuário bloquear o “Pop-up” impedindo o download, será necessário desbloqueá-lo.
O arquivo XML é exportado compactado, o usuário deverá descompactá-lo e no “Visualizador de Documentos Fiscais Eletrônicos” importá-lo para o “Repositório”, para então clicar no arquivo e visualizá-lo.
Visualizador de Documentos Fiscais Eletrônicos.
Cancelamento de NFe após o Prazo Máximo de 7 dias
O Ato COTEPE/ICMS nº 33/08 prevê um prazo máximo de 168 horas para o cancelamento de uma NF-e, todavia, em alguns estados como na SEFAZ-MG permite-se através do Decreto nº 44.747/08 o cancelamento após este prazo desde que seja protocolada Denúncia Espontânea na Administração Fazendária relatando o fato e demonstrando que a operação não tenha ocorrido.
Importante ressaltar que um documento fiscal somente pode ser cancelado antes da sua escrituração no livro próprio caso não tenha ocorrido à saída da mercadoria ou o início de prestação do serviço.
Maiores esclarecimentos vide CONSULTA INTERNA Nº 085/2009 – 05/06/2009.
Por isso, foi disponibilizado no sistema a permissão de efetuar cancelamentos de NFe para notas que possuam sua emissão acima de 7 dias permitidos.
Neste momento, este comportamento somente será válido para Minas Gerais; e é de total responsabilidade da empresa usuária o encaminhamento e protocolização da denúncia espontânea. A Sankhya NÃO se responsabiliza por cancelamentos efetuados sem o devido respaldo legal.
Para esta configuração, foi criado o parâmetro ‘Estados que podem cancelar NFe após 168 hs’ Chave UFORIGCANM168, que deverá ser preenchido com o (s) Estado (s) que permita(m) esta situação.
Após a configuração do parâmetro, ao solicitar o cancelamento da nota no Portal (Venda, Compra, Interna, ou seja, os tipos de movimento que permite emissão da nfe), será aberto uma tela solicitando a justificativa do cancelamento e posteriormente será solicitado a inserção do número do protocolo e a Dt. Protocolo Canc.
Depois de preenchidos os campos e clicado em ok o sistema emite a mensagem:
Para visualização da nota cancelada deve-se acessar o menu Comercial->Consulta->Notas Canceladas:
Importante: Não é possível o cancelamento das 'Notas Fiscais Eletrônicas' aprovadas a mais de 24 horas, portanto, nesse caso será feito o "Estorno" e envio da Nota como ajuste da nota aprovada, para assim poder ser validado o cancelamento destas notas.
Para que isso seja possível ao clicar em "Cancelar Nota" será necessário informar uma 'TOP de Devolução', e então o sistema duplicará a 'Nota aprovada' e realizará o estorno, lançando uma 'Nota de Devolução' para realização dos devidos ajustes (Nota de Ajuste), visto que esse tipo de cancelamento só ocorrerá quando a 'Nota de Origem' estiver aprovada a mais de 24 horas e o estado não estiver nas preferências dos estados, que podem cancelar até 7 dias (Parâmetro - UFORIGCANM168).
A utilização de Estorno da NFe depende da regulamentação de cada UF.
As principais características da NF-e de estorno são:
a) Finalidade de emissão da NF-e (campo FinNFe) = '3' - NF-e de ajuste;
b) Descrição da Natureza da Operação (campo natOp) = Estorno de NF-e não cancelada no prazo legal?;
c) Referenciar a chave de acesso da NF-e que está sendo estornada (campo refNFe);
d) Dados de produtos/serviços e valores equivalentes aos da NF-e estornada;
e) Códigos de CFOP inversos aos constantes na NF-e estornada;
f) Informar a justificativa do estorno nas Informações Adicionais de Interesse do Fisco (campo infAdFisco).
Cancelamento Extemporâneo
A SEFAZ do estado de Mato Grosso/MT prevê o prazo máximo de 2 horas para cancelamento da NF-e. Deste modo, todas as notas que forem canceladas fora do referido prazo deverão ser escrituradas como um cancelamento extemporâneo.
Emissão de NF-e para Parceiro Estrangeiro em Operação dentro do Estado
Na emissão de uma NF-e para Parceiro estrangeiro Consumidor Final Não Contribuinte em operação dentro do Estado, deverão estar com as qualificações cadastrais do Parceiro Estrangeiro adequadas (endereço, país, idEstrangeiro), a "Classificação do ICMS" (Cadastro de Parceiros, aba Fiscal) marcada como "Consumidor Final Não Contribuinte", de forma que no XML, a tag <idDest> encontre-se com índice "1", representando operação interna (dentro do estado) e a tag <idEstrangeiro> esteja preenchida corretamente.
Nota: Deste modo, estas configurações evitarão a rejeição do XML pelo webservice da SEFAZ com a mensagem "721 - Rejeição: Operação interestadual deve informar CNPJ ou CPF".
Processo de contingência da Nota Fiscal Eletrônica referente à Pendência de Retorno
O processo de contingência da Nota Fiscal Eletrônica referente a Pendente de Retorno para o SankhyaW possui o mesmo comportamento que o MGE.
Notas Denegadas
Ao receber o resultado do processamento de um NF-e, a nota pode ter sido DENEGADA. Neste caso, o status da nota é atualizado para DENEGADA e a TOP da nota deve ser trocada pela seguinte regra:
A nova TOP passa a ser a TOP do campo ‘Top para NFe Denegada’, ‘Aba Impressão’ da top original. Caso o valor desse campo seja 0, então será usado o valor do parâmetro ‘TOP para Nota Fiscal Eletrônica Denegada’ Chave TOPNFEDENEG.
Além disso, os itens da nota passam a não atualizar estoque e os financeiros relacionados à nota são removidos.
Notas Marcadas como Pendente de Retorno
Uma nota pode ser marcada com pendente de retorno no “Botão Outras opções->Nota Fiscal Eletrônica->Marcar Nota como Pendente de Retorno" nos portais. Para ser marcada, a nota deve ter o status "Aguardando autorização". Ao ser marcada, a nota é duplicada com todas as suas informações. A nota original é marcada como "Não Enviada" tem seus campos de NF-e anulados. A nova nota é marcada como "Pendente de Retorno".
A sua TOP é trocada pela seguinte regra:
A nova TOP é buscada pelo campo ‘Top para NFe Pendente de Retorno’, ‘Aba Impressão’ da TOP original. Se o valor desse campo é zero então é usado o valor do parâmetro ‘TOP para NFe pendente de retorno’ Chave TOPNFEPENRET.
Processo
- Ambas as tops configuradas nos parâmetros ou na TOP de origem não devem atualizar nem financeiro e nem estoque, porém com relação as CFOP'S e atualização dos livros, devem ser analisados pelo contador da empresa.
- Este processo serve para casos de contingência, quando a SEFAZ “Web service” está sem serviço (NFe já foi encaminhada para a SEFAZ e estava aguardando a autorização).
Solução Processual
- Aguardar restabelecer a comunicação ou passar as NFes já encaminhadas para pendente de retorno.
- Selecionar a(s) NFe e clicar no “Botão Outras opções->Nota Fiscal Eletrônica->Marcar Nota como Pendente de Retorno".
- O sistema irá gerar uma nova NFe com o Status NFe igual a “Pendente de Retorno” idêntica a NFe que estava “Aguardando Autorização”;
- O sistema passará a nota que estava Aguardando Autorização para o Status NFe igual a “Não Enviada”;
- Após restabelecer a comunicação com a SEFAZ, realizar a tratativa das “NFe Pendente de Retorno”, conforme Manual de Contingência do Governo.
NF-e Pronta Entrega - Integração Landix |
NF-e Pronta Entrega - Integração Landix
Automatização do envio e consulta do resultado das NF-e à SEFAZ, cálculo de PIS/COFINS e geração da CHAVE NF-e das notas originadas do LMMS (Landix).
Observação: Para o funcionamento da NF-e, o NF-e Pronta Entrega necessita da correta configuração para emissão de NF-e (Empresa, TOP, Produto... etc.).
Como premissa, para o funcionamento da rotina de cálculo de impostos acontecer as alíquotas de PIS e COFINS deverão estar configuradas.
Veja documentação completa das configurações necessárias para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica, no Manual da NFe disponível na área restrita do site Sankhya e\ou no Help On Line do sistema Sankhya.
1. O PDA (Assistente Pessoal Digital (Palm, Pocket)) descarrega a negociação e junto envia uma solicitação de autorização de NF-e.
2. A descarga é feita através da internet e é recebida pelo LMMS (Landix Mobile Middleware Server).
3. O LMMS aciona o Middleware para processar a negociação e a solicitação de autorização de NF-e.
4. O Middleware grava a negociação com o estado "confirmada" nas tabelas do Mitra e grava um registro na tabela de integração para enfileirar as solicitações de autorização de NF-e.
5. O Mitra indica para o Middleware o NUNOTA referente à negociação gravada.
6. O Middleware devolve ao LMMS o NUNOTA referente à negociação gravada no Mitra.
7. O LMMS envia através da internet o NUNOTA referente à negociação descarregada.
8. O PDA recebe NUNOTA para futuramente verificar se a NF-e foi autorizada e assim concretizar a venda.
9. De tempo em tempo um agendador da Sankhya (integrado com o web service da Sankhya que se comunica com o web service da Sefaz) verifica na tabela de integração se há solicitações de NF-e e monta um pacote com todas as solicitações de NF-e, que ainda não foram enviadas à SEFAZ.
10. O agendador envia através da internet o pacote com notas que necessitam de autorização da SEFAZ.
11. A SEFAZ recebe as solicitações de autorização de NF-e.
12. A SEFAZ devolve o protocolo de recebimento de solicitação.
13. O agendador recebe o protocolo de recebimento da SEFAZ.
14. O agendador grava no banco de dados do Mitra o protocolo de recebimento das solicitações que foram recebidas.
15. De tempo em tempo o agendador verifica no banco de dados e monta um pacote com as solicitações que já foram enviadas para a SEFAZ e estão aguardando a resposta sobre a autorização.
16. O agendador envia o pacote à SEFAZ para verificar se as notas foram autorizadas.
17. A SEFAZ recebe o pacote e verifica se as solicitações de NF-e indicadas no pacote foram autorizadas.
18. A SEFAZ monta um pacote indicando as solicitações de NF-e que foram aprovadas e indicando o código de autorização de cada NF-e.
19. O agendador recebe o pacote com as solicitações autorizadas e os códigos de autorização da NF-e.
20. O agendador grava no banco de dados do Mitra a marcação das notas que foram autorizadas e os códigos das NF-e autorizadas.
21. O PDA descarrega as notas que estão aguardando autorização da SEFAZ e junto envia a solicitação de verificação de NF-e aprovada.
22. A descarga é feita através da internet e é recebida pelo LMMS (Landix Mobile Middleware Server).
23. O LMMS aciona o Middleware para verificar se as notas descarregadas foram autorizadas.
24. O Middleware conecta ao banco de dados do Mitra e verifica quais notas já foram autorizadas pela SEFAZ.
25. O Middleware copia do banco do Mitra os XML das notas que foram autorizadas.
26. O Middleware monta um envelope onde são armazenados todos os XML copiados do banco do Mitra e disponibiliza o envelope para o LMMS.
27. O LMMS envia através da internet, o envelope com as XML das NF-e.
28. O PDA recebe o envelope, identifica através dos XML as notas que foram autorizadas.
29. O PDA interpreta o XML, monta o arquivo de DANFE simplificado e envia para impressora.
30. A impressora imprime o DANFE simplificado.
O NFE PRONTA ENTREGA visa automatização do envio e consulta do resultado das NF-e à SEFAZ, cálculo de PIS/COFINS e geração da CHAVE NF-e das notas originadas do LMMS (Landix).
Ao entrar no sistema, o mesmo solicita o 'Intervalo de Execução' para processamento (segundos entre as execuções) e a base que será executada a rotina.
A Sankhya recomenda que o usuário estipule um intervalo mínimo de 15 segundos.
As rotinas abrangentes nesse executável são:
1- Cálculo de impostos
2- Montar Chave NF-e (Notas Modelo 1 ou 1A, a responsabilidade da Chave NF-e é do LMMS ( Landix )).
3- Enviar solicitação à SEFAZ
4- Consultar resultado na SEFAZ
Todo o funcionamento do módulo é baseado na tabela TGFPEL, onde serão inseridos os registros:
Nota Fiscal (Modelo 1 ou 1A), Nota Fiscal Eletrônica, Cancelamento de NF-e e FS-DA (Contingência).
Como se trata de Pronta Entrega, o recolhimento do ST é sempre na entrada do item.
Processos para cada movimentação:
- Nota Fiscal (Modelo 1 ou 1A): Nesta modalidade, as notas não tem obrigatoriedade de envio à SEFAZ. Então o sistema verifica os registros modelo 1 ou 1A, realiza apenas o cálculo de PIS/COFINS e avisa ao PDA que a nota está pronta para ser impressa.
- Nota Fiscal Eletrônica: Essas notas têm obrigatoriedade de envio à SEFAZ. O sistema verifica os registros cujo modelo seja NF-e e realiza o cálculo de PIS/COFINS. Após os cálculos de PIS/COFINS, o sistema envia as notas à SEFAZ em busca de autorização das mesmas. Na próxima etapa, o sistema realiza a consulta para verificar se a NF-e foi Aprovada, Rejeitada ou Denegada. Ao receber o resultado da consulta, o sistema avisa ao PDA se a nota está pronta para ser impressa (DANFE), se a NF-e precisa de alguma correção (Rejeição) ou se a NF-e foi inutilizada (Denegada).
- Cancelamento de NF-e: Para o cancelamento de NF-e. A solicitação de cancelamento tem a obrigatoriedade de envio à SEFAZ. O sistema solicita o cancelamento de determinada NF-e e após o retorno da SEFAZ, o sistema desfaz o financeiro e o estoque envolvido, na NF-e cancelada.
- Emissão FS-DA: tipEmiss = 5 (Contingência) Formulário de Segurança – Documento Auxiliar. Esta contingência é específica para usuários de Pronta Entrega, que por algum motivo (seja por falta de Internet, SEFAZ fora do ar, etc.) não conseguiram emitir a NF-e.
Neste caso, é emitida a contingência FS-DA, com impressão do DANFE em formulário de segurança.
O FS-DA é emitido e o PALM preenche a tabela de integração com os dados referente ao FS-DA emitido. No momento em que a situação for regularizada (conexão à Internet ou SEFAZ volte a funcionar), o FS-DA será enviado para a SEFAZ.
Obs.: FS-DA - Contingência com uso do Formulário de Segurança para impressão de Documento Auxiliar do Documento Fiscal eletrônico.
Comentários
4 comentários
Bom Dia Carmen Silva.
Tudo bem?
Este erro ocorre, quando a configuração do Modelo de Documento da TOP da nota esta incorreta.
Devera verificar o cadastro da TOP em 'Arquivos>>Cadastros>>Tipos de Operaçao-TOP'.
Aba: Impressão o campo 'NF-e'= Ajustar de acordo com o lançamento
Aba: Livro Fiscal o campo 'Modelo do Documento' = Se for uma Nota Fiscal Eletrônica, deve ser modelo 55.
Apos os ajustes, devera lançar novamente a Nota.
Qualquer dúvida entre em contato com nossos canais de atendimento Chat e Telefone.
Equipe Service Desk Sankhya
Sankhya Jiva Gestão
Boa tarde, o email da empresa 201 está recebendo em cópia todas as notas aprovadas por ela.
Como faço para desabilitar esta função?
Bom Dia Anderson.
Tudo bem?
Notamos que para esta dúvida/incidente, foi registrado um ticket (#54205), para análise.
Para adiantar, podemos propor que verifique para essas notas se há um Parceiro Transportadora.
-Acesse a Nota, vá na aba: Transporte, e verifique se existe um código de parceiro transportadora vinculado a esta(s) nota(s).
-Acesse agora o cadastro do Parceiro em (Configurações » Cadastros » Parceiros), pesquise pelo código do parceiro transportadora e acesse a aba:NF-e/NFS-e/CT-e
-Verifique no campo 'E-mail p/ envio NF-e/NFS-e/CT-e:' se o e-mail da empresa esta vinculada a este cadastro.
Se SIM, basta verificar internamente, quem efetuou o cadastro e dar a devida manutenção, ou seja, retirar o e-mail da empresa do cadastro do Parceiro transportadora.
A aplicação por padrão, sempre envia um XML para o Destinatário e uma cópia para o parceiro transportadora caso na nota houver.
Caso NÃO seja este o problema, aguarde ate que um analista de atendimento possa entrar em contato para fazer analises mais detalhada.
Esperamos ter ajudado.
Duvidas estamos a disposição.
Equipe Service Desk Sankhya
Sankhya Jiva Gestão
Por favor, entre para comentar.