Módulo: Configurações > Sankhya Checkout
O processo de vendas no Sankhya Checkout é muito simples e rápido, para inicia-lo basta informar o Usuário e Senha de acesso na aplicação. Desta forma, depois que realizar as configurações descritas no artigo Configurações do Sankhya Checkout, as vendas poderão ser realizadas:
Operação de Vendas
Após inserir seu usuário e senha, no menu "Configurações" tem-se a opção "Venda" que é responsável pela liberação do caixa:
Para realizar a inserção dos produtos, informe o "Código de Barras" e pressione "Enter". No caso do leitor de dados, a confirmação do produto será automática:
Observação: para que seja possível inserir produtos que possuem letras na estrutura do seu Código de Barras é necessário habilitar a marcação "Usa letras no código de barras" localizada nas Preferências do Checkout, aba Integração.
Além disso, lembre-se que o Código de Barras inserido no campo "Cód. de Barras" da aba Estoque do Cadastro de Produtos, deve ser exclusivo, ou seja, cada produto deve possuir o seu próprio código, e caso tenha dois ou mais produtos com o mesmo código de barras no campo mencionado, o sistema irá utilizar um código aleatório no momento da venda.
Através da tecla "F1" é possível acessar os atalhos que irão auxiliar no processo de vendas, facilitando assim ações como a inserção ou retirada de itens, a concessão de descontos, cancelamento da venda, entre outros:
Importante: para que os atalhos funcionem de forma correta é necessário inserir o caractere "#" antes dos comandos. Tem-se como exemplo, o comando de multiplicação dos itens que será inserido da seguinte forma: #2*7891172172113.
Para o cancelamento de um item na venda, basta que insirir o ícone "-" e posteriormente o código de barras do produto que deseja cancelar. Assim, ele ficará na cor vermelha para indicar o cancelamento:
Quando o produto possuir um controle adicional por "Lista", "Lote", "Série" ou "Grade", o sistema irá solicitar que o usuário aponte na listagem a opção desejada, o número do lote ou o número de série configurado (Cadastro de Produtos, aba Medidas e Estoque, sub-aba Controle Adicional).
Não havendo mais produtos a serem inseridos na venda, deve-se acionar o botão "(END) Finalizar" para visualizar as formas de pagamento:
Ao selecionar a forma de pagamento À Vista, a venda será confirmada e a emissão do cupom fiscal ocorrerá de forma automática. Tratando-se das opções de parcelamento, o sistema irá questionar a quantidade de parcelas ou o prazo para pagamento e, ao clicar na tecla "F12" tem-se a confirmação da venda e a emissão do cupom fiscal.
Tem-se o campo "Nro. Autorização" para que, se o pagamento for efetuado através do Cartão POS, seja recebido o valor da autorização.
Caso seja selecionada a forma de pagamento À Prazo será exibido um pop-up para informar os dados do pagamento, isto é, o "N° de parcelas" e o "Prazo entre parcelas". Além disso, ao clicar no botão "Parcelamento" será apresentado um novo pop-up, nele pode-se selecionar a opção de parcelamento.
Observações:
- Para acionar o botão Parcelamento, nas Preferências do Sankhya Checkout, aba Venda, a marcação "Exibe opções de parcelamento do ERP" deverá ser acionada.
- As opções de parcelas só serão exibidas se na tela Tipo de Negociação, aba Características, a marcação "Utiliza no fast service" estiver assinalada.
- Ao realizar uma venda parcelada sem uma conexão ativa com o Sankhya Om e com o parâmetro Exibe opções de parcelamento do ERP ligado, considere:
- Ao finalizar a instalação do Sankhya Checkout e realizar a primeira venda parcelada, o valor mínimo das parcelas a ser utilizado será aquele configurado na tela Tipos de Negociação;
- Quando as configurações de parcelamento no Sankhya Om forem alteradas, ao consultá-las no Sankhya Checkout conectado ao ERP, a prioridade de informações a serem utilizadas em vendas será dada à aquelas modificadas em conexão com ERP, ou seja, aqueles tipos de negociações configurados com ERP online serão utilizados nas vendas;
- Considere também que, quando o caixa já tiver realizado uma venda parcelada com a conexão com o ERP, as configurações utilizadas nas vendas posteriores com o checkout sem a conexão com ERP serão aquelas armazenadas no cachê de vendas com o tipo de pagamento parcelado anterior, sendo este realizado online.
- O Menu de Configurações tem a opção "Preferências" que, em sua aba "Sistema" tem o campo "Dias até expirarem as movimentações do sistema" que é responsável por definir um prazo limite para permanência das movimentações no Sankhya Checkout. Por padrão, este campo vem preenchido com o valor "7", isso significa que todas as movimentações feitas há 7 dias ou mais serão excluídas quando a próxima limpeza for executada.
Qualquer pedido de venda ao ser carregado no Sankhya Checkout se torna uma nota de venda, o comando "-PV" permite realizar o cancelamento desta nota e o retorno do pedido ao Sankhya Om.
As vendas não concluídas estarão listadas na Quarentena de notas. Nessa tela, pode-se consultar o status da nota. Assim, observe as opções:
- Concluir a nota: o sistema irá interpretar o status da nota e realizará a tentativa de resolução do problema. Como, por exemplo, caso a nota esteja na fase de lançamento, pagamento ou de envio à SEFAZ ou impressão, assim, serão enviadas para a tela de Vendas, deste modo, o sistema fará as ações necessárias para que possa concluí-la.
- Cancelar: esta opção irá cancelar a venda, assim, as notas não concluídas não serão listadas no relatório de caixa. Deste modo, caso sejam iniciadas em um caixa e finalizadas em outro, o sistema atualizará as informações de pagamento para que constem no novo caixa.
Nota: as notas em quarentena iniciadas por um determinado usuário poderão ser vistas apenas por ele.
Assim, quando quiser enviar uma nota para a quarentena, poderá digitar o comando "q". E caso queira que uma nota que já esteja em quarentena seja retirada da mesma, pode digitar comando "-q". Lembre-se ainda que, em ambas as ações o usuário logado precisa possuir autorização para executá-las.
Além disso, quando uma venda possuir troca no processo de quarentena, pode reprocessar a troca para efetuar a devolução do dinheiro ou crédito. Para isso, selecione na aba "Notas em quarentena", a nota desejada e clique em "Concluir nota".
Observação: para que na impressão do DANFE seja apresentado os Itens com as informações do modelo de grade, conforme configuração realizada na tela de Cadastro de Produtos, aba Medidas e estoque, sub-aba Controle adicional, controlar por "Grade", é necessário adicionar vários itens. Além disso, quando houver uma pré-venda com desconto promocional por quantidade em valor, o valor do desconto não será exibido na tela de vendas, este será descontado do valor unitário do produto.
Nota: ao realizar a busca de pedidos no Checkout, apenas aqueles que possuirem uma conferência finalizada e sua referida TOP com a marcação "Exige conferência" na aba Estoque habilitada, serão apresentados nos resultados na pesquisa.
Ao realizar uma venda, pode-se selecionar automaticamente a quantidade de produtos que deseja incluir no carrinho, para tal ação, basta utilizar o comando Pquantidade do produto * Produto. Observe:
Nota: ao acionar a opção "Bloquear a venda de produtos a partir da tela de pesquisa" será bloqueada a inserção de produtos por meio da descrição e seleção com o mouse na tela no momento da venda, com isso, o sistema aceitará a adição deles somente através do Código de Barras, se este for bipado.
Observação: ao emitir uma nota em contingência e o sistema encontrar alguma venda perdida, uma tentativa de cancelamento será realizada, e caso tenha sucesso, uma nota será excluída e um cancelamento gerado no Sankhya Om. Porém, se esse cancelamento não for efetivado, uma nota de inutilização que será gerada.
Esse cancelamento pode ser conferido por meio da opção "Consulta Inutilização de Numeração" do botão NF-e do Portal de Vendas, em que o campo "Motivo" estará com o texto:
"PROCESSAMENTO AUTOMATICO DO NRO. PERDIDO AGUARDANDO POR ENVIO"
Caso ocorra uma inutilização, o seguinte texto poderá ser visualizado:
"Inutilização de numero de NFC-e em decorrência de problemas técnicos no Checkout."
Informações adicionais sobre o pedido de venda DAV
Quando um pedido de venda DAV com mais de um item é realizado, uma vez que, este é lançado na Central de Vendas e faturado no Checkout, pode ocorrer de algum item permanecer como pendente, caso isso ocorra, basta digitar o número do pedido no Checkout novamente. Dessa forma, ele será faturado e finalizado.
Caso realize um pedido de venda DAV, sendo este finalizado no Sankhya Checkout e algum dos itens desse pedido permanecer como pendente, carregue-o novamente no Checkout para que o seu faturamento seja finalizado.
Quando um pedido de venda DAV com o(s) Tipo(s) de Negociação(ões) Dinheiro, Cartão de Débito e Cartão de Crédito for recebido no Sankhya Om, ao acessar este pedido no Sankhya Checkout o sistema informará que o recebimento já foi realizado no ERP. Considere o seguinte exemplo:
Suponha que um pedido de venda DAV com o tipo de negociação Cartão de Crédito, no valor de R$ 170,85 foi recebido no Sankhya Om em 10 parcelas de R$ 17,09. No Sankhya Checkout, ao selecionar este pedido e clicar em "Finalizar", será apresentado um pop-up informando que o mesmo já possui recebimentos negociados, além disso, você será questionado se deseja utilizar estes recebimentos. Se sim, será exibido um novo pop-up com as informações do parcelamento.
Identificação de Vendedores no Caixa
Para que um vendedor esteja disponível para uso no Checkout é necessário que seu cadastro se encontre "Ativo", o seu "Tipo" seja Vendedor e a "Empresa" informada seja a mesma do Checkout ou seja 0 (zero). Para realizar a inserção do Vendedor no caixa, basta inserir o comando "V" no campo "Código de Barras" e pressionar a tecla "Enter".
Deste modo, serão apresentados os vendedores disponíveis e, ao selecionar o vendedor desejado, tem-se a exibição do mesmo no caixa:
Substituindo um Vendedor
Para iniciar a substituição de um vendedor, basta acionar o comando "-V" no campo "Código de Barras" e pressionar a tecla "Enter":
Deste modo, ao acionar a opção "Selecionar o vendedor para substituição" serão apresentados os vendedores que podem substituir o vendedor atual:
Ao selecionar o vendedor, o sistema irá exibir a substituição e questionará a continuidade ou retorno deste processo:
O botão "(F12) Ok" é responsável pela confirmação da substituição, ao acioná-lo tem-se a exibição do vendedor no caixa:
Excluindo um vendedor
A exclusão do vendedor será executada também pelo acionamento do comando "-V", o pop-up "Controle dos vendedores da venda" será exibido para que seja realizada a retirada do mesmo:
Ao clicar na opção de exclusão do vendedor, o sistema identificará que o mesmo não existe mais na lista e irá retirá-lo do caixa. Além disso, pode-se utilizar o botão "(ALT+DELETE) Excluir todos" para excluir todos os vendedores.
Controle de Caixa
Por meio do Controle de Caixa é possível analisar e gerenciar as entradas e saídas, ou seja, as receitas e despesas decorrentes da movimentação financeira diária. Segue abaixo alguns dos riscos causados pela falta de controle nas rotinas de caixa:
- Falta de controle sobre as entradas e saídas realizadas;
- Os desvios financeiros ocorrem com maior facilidade;
- Descontrole dos saldos da conta;
- Falta de informações para planejamentos e ações financeiras.
Observação: o usuário caixa não terá acesso para realizar determinadas ações de controle de caixa, sendo que, este acesso poderá ser concedido através do perfil Gerente, habilitando ou desabilitando as opções referente às ações do usuário Caixa na aba "Caixa" do menu "Perfis e acessos" (Menu do Checkout > Cadastros > Perfis), para que assim, quando requerido, o usuário liberador realize as devidas liberações com seu "Usuário" e "Senha".
O gerenciamento do caixa é efetuado através da opção "Gerenciar caixa" localizada no Menu de Configurações.
A tela apresentada contém o resumo das movimentações do caixa, em que poderá ser utilizada para executar o fechamento do caixa atual. Bem como, a abertura de um novo caixa caso não exista um aberto.
Além do resumo apresentado, a tela possui a marcação "Imprimir segunda via comprovante" que quando habilitada, o comprovante da sangria será impresso em duas vias:
SuprimentoEste ato corresponde ao registro de um acréscimo de caixa com recursos originados da tesouraria, normalmente realizado na abertura do caixa configurando o "troco" para os clientes. Para tanto, basta clicar sobre o botão "Suprimento" para inserir o valor em dinheiro e o "Histórico", caso queira:
Sangria
A Sangria corresponde a retirada de recursos do caixa com destino a tesouraria, podendo ocorrer a qualquer momento do dia. Basta clicar sobre o botão "Sangria" e informar o valor que será recolhido:
Fechamento
Além das funcionalidades já descritas, nesta tela é possível também executar o fechamento do caixa atual através do botão "(F2) Fechar caixa". Ao acioná-lo, será exibido o resumo de todas as transações:
Ao realizar o fechamento de uma conta caixa no Checkout, que possua movimentos PIX Tef, não será necessário fechar a conta vinculada a configuração. Pode-se também validar esse fechamento por meio da tela Fechamento de Caixa.
Inserção de CPF na compra
No momento da compra, o cliente terá a opção de inserir seu CPF, sendo que este poderá seu acessado também por meio do atalho no Checkout ou o digitando na barra do Código de Barras:
Ou ainda, pode-se digitá-lo ao pressionar o botão "CPF" no pop-up de digitação do mesmo.
Posteriormente o cliente poderá digitar os números, assim, perceberá que os dados inseridos ficarão do lado superior direito da tela com o CPF oculto:
Além do CPF, pode-se inserir também o CNPJ ou a identificação de estrangeiro do parceiro para que estes sejam gerados na nota fiscal, para isto, bastará digitar a "C + os dados do parceiro" e o Checkout encontrará automaticamente o parceiro a quem pertence os dados inseridos se o cliente já estiver cadastrado no ERP, exibindo assim o texto "Cliente existente" no pop-up, para parceiros que ainda não foram cadastrados no ERP, no momento da compra pode-se realizar esse cadastro, para tal, basta realizar o mesmo processo de inclusão para clientes já cadastrados, porém ele irá exibir o pop up apenas com a identificação inserida:
Observação: se na tela Cadastro de Parceiros o cliente estrangeiro estiver com o campo "Identificação Estrangeiro" preenchido e o campo "CPF/CNPJ" nulo, o sistema entenderá que este trata-se de um cliente estrangeiro.
Nota: quando uma pré-venda for realizada no Sankhya Om com um parceiro que não possui integração com o Checkout, este parceiro será identificado na finalização da venda executada no Checkout.
Bloquear Venda a Prazo
É possível realizar o bloqueio das vendas a prazo dos clientes que possuírem atrasos no pagamento de seus boletos. Para tanto, será necessário realizar as seguintes configurações:
- No Cadastro de Parceiros, aba Crédito, acione a marcação "Bloquear venda a prazo" e preencha o campo "Motivo de Bloqueio";
- No Sankhya Checkout, configure os perfis "Gerente" e "Caixa e Gerente" (aba "Vendas", opção "Libera bloq. de venda a prazo"), para que assim, possam realizar a liberação do bloqueio de venda a prazo quando for necessário.
Liberação de descontos por perfil
Pode-se realizar a liberação de descontos por perfil de usuários. Para tal ação, no menu Preferências, aba "Venda" ligue o parâmetro "Validar desconto máximo por perfil".
Posteriormente no menu Cadastros, acesse os Perfis e selecione "Perfis e Acessos" do Checkout.
Quando o Cadastro do Perfil do usuário for exibido, no campo "% Desconto Máximo" informe o valor máximo de desconto que poderá ser concedido.
Desta forma, considera-se que:
Se o desconto for por item da nota e o desconto concedido for maior que o permitido, ao informar o login do gerente será exibida uma mensagem informando que o usuário logado não tem permissão para a concessão do desconto.
E caso o desconto informado seja maior do que o configurado no perfil do caixa que está sendo utilizado, será solicitado a liberação do gerente.
Se o desconto configurado permanecer dentro do limite, o pop up "Liberação de descontos" será exibido para que o ajuste ou a liberação seja efetuada.
Neste pop-up o usuário terá acesso aos descontos pertinentes ao seu perfil, sejam esses concessões nos itens ou no rodapé da nota:
Nele, além da coluna que exibe a "Seq." e o "Produto" tem-se que:
Na coluna "% Desc. Máximo" será exibido o limite definido no perfil do usuário.
Em "% Desc. aplicado" mostrará o percentual de desconto aplicado no item/venda.
Destaca-se ainda que ao lado dos itens há indicadores do status de desconto em que, quando ajustar o desconto para um valor dentro do permitido no perfil será mostrado o ícone . Assim como o ícone , que o informará que os descontos exibidos no pop-up não estão configurados corretamente. Caso os ajustes do desconto não sejam realizados corretamente, uma tela para liberação pelo supervisor será aberta para validação.
Observação: quando um item com desconto for lançado na nota junto a outros itens, se este mesmo desconto for aplicado novamente no rodapé, seu percentual será utilizado somente pelo primeiro produto. Para aplicar o desconto aos demais itens da nota, adicione-o após o lançamento de todos os produtos, deste modo, o desconto será validado e o recálculo será executado e aplicado para todos os itens.
Troca de produtos
Outra operação que pode ser realizada no Sankhya Checkout é a troca de mercadorias, esse procedimento é realizado através do comando "Ctrl+t". Após realizar a inserção dos itens, aciona-se o referido comando para iniciar a troca:
Para identificar o cupom da troca é necessário informar a chave da nota fiscal ou o número do cupom com a série. Desse modo, a tela de trocas será exibida:
Importante: só será possível identificar o cupom de troca através do seu número com a série, quando a marcação "Realiza troca somente com cupom?" estiver habilitada (Preferências do Checkout, aba Integração).
Ao informar o Código de Barras do produto que se deseja efetuar a troca, o sistema irá identificá-lo e verificará se o seu valor é compatível com a troca.
Se o produto a ser trocado possuir Controle por Grade, deve-se selecioná-lo antes de efetuar a troca.
Caso o valor seja menor, o sistema irá questionar se o caixa deseja devolver a diferença em dinheiro ou gerar um crédito para o cliente:
Ao finalizar, o sistema emite uma nota de venda e uma nota de devolução referente a troca realizada. Tratando-se de uma troca com devolução de valores, o sistema irá emitir uma sangria discriminando a quantia que foi retirada do caixa.
Observação: quando realizada uma troca, a compensação dos titulos de Receita e Despesa deve ser realizada de forma manual pela tela Movimentação Financeira.
Importante: se habilitar o parâmetro "Obriga Informar Motivo Troca" (tela "Preferências", aba "Vendas"), sempre que for ativado o modo troca, será obrigatório informar o motivo pelo qual a troca da mercadoria está sendo realizada.
Pode-se ainda, conferir os valores adquiridos a partir de trocas e devoluções, valores devolvidos em créditos, além dos descontos concedidos na venda quando os parâmetros "Mostra informações adicionais no relatório de fechamento de caixa" e "Exigir conferência ao fechar caixa" estiverem habilitados.
Observe:
Pode-se visualizar esses dados na tela Fechamento de caixa:
Ou na impressão do cupom fiscal:
Observação: o Sankhya Checkout não segue fluxos específicos para alterações nos impostos, portanto, as configurações fiscais devem ser ajustadas e tratadas no SankhyaOm.
Considere ainda que, quando o parâmetro Exigir conferência ao fechar caixa estiver habilitado e o fechamento do caixa for realizado, o sistema consultará os valores registrados e gerará um fechamento cego, calculando a diferença entre os valores do sistema e os informados pelo caixa. E ainda, o sistema apresentará o layout de "Conferência de Caixa" e, quando desmarcado, exibirá o layout de "Fechamento de caixa".
Além disso, o usuário caixa não poderá visualizar o campo "Calculado" no pop-up Fechamento de caixa.
Observação: a operação de conferência é exclusiva para usuários com perfil de caixa. Perfis de gerentes não tem a restrição de ocultação de valores.
Nota: quando este parâmetro estiver ligado, o sistema não exibirá as seguintes informações:
- Saldo inicial na tela e no relatório de fechamento de caixa e na tela de abertura de caixa;
- Valores calculados pelo sistema no relatório de fechamento de caixa;
- Valor total de sangria e suprimento no relatório de fechamento de caixa;
- Valor disponível para sangria na mensagem de validação do valor a ser sangrado.
Salvar arquivos de backup
No Checkout, poderá haver casos em que os arquivos de exportação não sejam salvos, isso poderá acontecer devido a não sincronização com o ERP. Neste caso, pode-se definir o caminho para a exportação por meio do parâmetro "Caminho para salvar movimentos não integrados com ERP" localizado na aba Integração:
Se ocorrer alguma exceção na exportação, o sistema tentará gravar um arquivo JSON com os dados da exportação. Assim, tem-se um exemplo do nome do arquivo padrão:
e2ddca5a6efe78bc7a5de4f6b83c8e61_TVENDA#13@28052020145934
Desta forma, destaca-se que:
- Os números sublinhados serão a chave do PDV;
- Os caracteres em itálico representam o nome do objeto;
- Números destacados em negrito simbolizam o sequencial do objeto;
- E os últimos números apresentados na sequência exibirão a data e a hora.
Caso o caminho definido não seja válido ou não esteja acessível, o sistema exibirá a mensagem:
"Não foi possível gravar os arquivos de backup de exportação. Verifique o caminho informado no parâmetro 'Caminho para salvar movimentos não integrados com ERP'."
Para que uma verificação seja realizada. Assim, a próxima vez que o sistema executar a tentativa de exportação do registro, uma nova tentativa será realizada. Posteriormente, se o sistema restabelecer uma conexão com o ERP, os arquivos serão excluídos da pasta.
Nota: Não será possível alterar os dados de venda após ter salvo o arquivo.
Para a recuperação de arquivos de backup, vá até o menu "Notas em quarentena" e note que os arquivos gravados estarão com o nome do objeto sequencial e a data em que o arquivo foi gravado, como exibido anteriormente. Na aba "Arquivos de backup" poderá:
- Reprocessar o arquivo: ao selecionar os arquivos e clicar na opção "(F10) Reprocessar", o sistema irá ler o arquivo e recolocá-lo na tabela de exportação. Se já houver um registro do arquivo a ser exportado, atualiza-se o registro de erro, para que o sistema realize uma nova gravação de arquivo em caso de falha.
- Deletar: ao selecionar o botão "(DELETE) Excluir", o sistema irá excluir todos os registros selecionados da pasta de backup.
- Verificar o caminho de exportação: no rodapé da tela, ao lado do botão (DELETE) Excluir é exibido o caminho configurado para o backup.
Local para baixa de produtos
Quando uma venda for efetuada, a baixa dos produtos vendidos pode ser realizada em um local específico para o Sankhya Checkout, para tal deve-se realizar algumas configurações sendo que a primeira delas deverá ser a habilitação dos parâmetros "Utiliza a coluna Local para controlar o estoque - UTILIZALOCAL" e "Usa Local Padrão Empresa no Fast Service? - LOCALPADRAOFST", e posteriormente:
- Na tela Cadastro de Produtos, aba Medidas e Estoque, sub-aba Estoque, marque a opção "Usa local";
- Nas Preferências da Empresa, aba Estoque/Preço, preencha o campo "Local Padrão";
- E na tela de Cadastro de Usuários, por meio do botão "Outras Opções", opção "Configurações do Usuário", informe o local desejado no campo "Local padrão para Pedidos e Notas".
Nota: caso um local não seja informado no campo Local padrão para Pedidos e Notas, e o parâmetro Usa Local Padrão Empresa no Fast Service - LOCALPADRAOFST estiver ligado, a configuração inserida no campo Local Padrão das Preferências da Empresa será utilizada. Porém se nenhuma destas for efetuada, o sistema validará os campos "Local Padrão" do Cadastro de Produtos (aba "Geral").
TEF Admin
Para que o menu TEF Admin esteja disponível, habilite a opção "Auttar" no menu "Cadastros", "Checkouts":
Desta forma, terá disponível o menu TEF Admin, em que pode-se acessar as transações que foram realizadas por PDV para consulta ou cancelamento na administradora.
Como pode-se perceber, ao clicar no menu TEF Admin tem-se disponível as opções:
- Visualizar os pagamentos de hoje: por meio desta, terá todas as vendas realizadas na data atual que possuem recebimentos em cartão.
- Visualizar pagamentos por venda: ao utilizar essa opção, o sistema permitirá que filtre as notas pelo número da nota. Ao clicar sobre um pagamento exibido por meio desta opção, os detalhes deste serão exibidos e poderá ainda realizar o cancelamento do pagamento.
Recebimentos PIX
Para a utilização dos recebimentos PIX, primeiramente, é necessário que faça o seguinte procedimento:
Solicite ao Gerente em um dos bancos homologados um cadastro na API do PIX, sendo estes bancos, o Itaú e/ou Banco do Brasil. Posteriormente, solicite a criação do "Cliente ID", "Client Secret", a abertura de um chamado para acompanhamento da equipe técnica da Sankhya responsável pela habilitação e um "APIkey", caso haja. Dessa forma, através do contato estabelecido pela equipe serão solicitados via e-mail, os dados aqui informados e a Chave PIX, assim como outras informações necessárias para a autenticação do cliente com a API do seu banco.
Logo após, realize as seguintes configurações:
- No Painel Principal da tela Tipos de Título, selecione a opção "PIX" do campo "Subtipo", e na aba Fast Service habilite as marcações "Utiliza no Fast Service?" e "Baixa Automática?";
- Nas Preferências da Empresa, preencha os campos "Chave PIX" e "URL PIX" na seção "Sankhya Checkout" da aba Geral;
- Em seguida, no Sankhya Checkout, na aba Integração das Preferências, preencha o parâmetro "Tipo de Título para recebimento em PIX" com o código do Tipo de Título criado anteriormente;
- Habilite a marcação "Receber em PIX" na aba "Venda", para o perfil de acesso utilizado nas vendas.
Após isso, efetue a venda como de costume, e selecione a opção "(F9) PIX" no momento do recebimento:
Ao acionar a opção, o sistema fará a comunicação com a API para o registro da cobrança. Caso o computador que esteja utilizando fique sem acesso à internet, o sistema exibirá a mensagem o alertando sobre e impossibilitando a geração do QR Code para o pagamento. Se ocorrer algum tipo de erro na geração da cobrança, o sistema também te informará sobre.
Porém, caso o QR Code seja gerado sem impedimentos e o pagamento realizado no aplicativo do banco do cliente, verifique o pagamento por meio da opção "Verificar pagamento" e prossiga para o fluxo do recebimento.
Conforme a Nota Técnica 2023.004 - v.1.11, foram incluídas novas validações nos arquivos XML dos recebimentos via PIX. Para mais detalhes, consulte o artigo Nota Técnica 2023.004 - v.1.11.
Tabela de preços por horário
Nesta funcionalidade, pode-se definir valores para determinados produtos durante um horário. Assim, no horário que estiver dentro desta definição, os preços para esses produtos será diferente referente ao restante do dia.
Primeiramente, crie uma tabela de preço na tela Tabelas de Preços com os produtos que deseja que os preços sejam divergentes no horário que será estabelecido.
Posteriormente, na tela Administração de Checkout, aba Cálculo de Preço, na aba "Configuração de preço alternativo", cadastre a "Empresa" e a "Tabela de Preço" criada anteriormente com os produtos desejados e determine o horário de sua preferência.
Emissão de NFC-e em Modo Contingência
Durante a emissão de uma Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) no modelo 65, o Sankhya Checkout entra automaticamente em modo de contingência quando há falha na comunicação com o WebService da SEFAZ ou ausência de internet por algo estrutural, utilizando o tipo de emissão 9 (Contingência SEFAZ). Isso permite que as operações de venda continuem normalmente, mesmo durante a indisponibilidade da SEFAZ. O sistema também oferece a opção de entrar ou alterar manualmente para o modo de contingência, seja por decisão do usuário ou automaticamente, em um curto período.
O modo de contingência automático opera por pelo menos meia hora antes de tentar retomar as operações online. Durante esse tempo, o sistema faz verificações automáticas para garantir uma transição segura para o modo online, verificando a disponibilidade da SEFAZ. Se a SEFAZ ainda estiver indisponível, o sistema continuará no modo de contingência.
Se o usuário quiser voltar para o modo online enquanto o sistema estiver em contingência, o sistema tentará restabelecer a comunicação com a SEFAZ. Se a comunicação estiver ativa, o sistema retornará ao modo online. Caso contrário, será exibida a seguinte mensagem:
"Comunicação com a Sefaz inativa, sistema ainda em contingência!"
Desse modo, o sistema continuará em contingência em ciclos de meia hora a cada tentativa sem sucesso com a SEFAZ.
Exemplo: Entrou em contingência às 15:00, trabalhará nesse formato até as 15:30 onde fará uma nova verificação, se a não houver sucesso com comunicação com SEFAZ, prorroga novamente a contingência para mais um ciclo de meia hora.
Observação: os ciclos podem oscilar entre o seu início e o fim de 10 segundos até no pior caso, 1 minuto.
Na retirada da contingência manual, o usuário irá forçar o sistema a realizar uma consulta extra do status da Sefaz antes do tempo permitido e controlado pelo agendador automático, assim irá receber a mensagem de alerta abaixo apenas para conhecimento, pois mesmo assim o sistema sairá da contingência.
Bloqueio interno preventivo do serviço Do(STATUS) chave() até (14/08/2024 16:02:45)"
Exportando o XML da venda
Acesse no menu, a opção "Gerenciamento NFC-e" e clique duas vezes sobre a nota, deste modo, será apresentado o pop-up "Detalhes da NFC-e", nele selecione a opção "Exportar XML" para que o arquivo seja baixado.
Nota: quando houver notas fiscais aguardando uma nova tentativa de comunicação com a Secretaria da Fazenda (Sefaz) após terem sido emitidas em regime de contingência no Gerenciamento NFC-e, o botão "Processar Contingência" será exibido para que se realize manualmente o processamento dessas notas.
Detalhes para o XML
Para que no XML da nota seja informado o valor do ICMS desonerado ou o motivo de desoneração, é necessário efetuar no Sankhya Om, as seguintes configurações:
1. Na tela Alíquota de ICMS, configure na aba Geral os campos "Tributação" e "Cód. Mot. Desoneração ICMS". Na seção "Repassar para o cliente", efetue a marcação "ICMS" e indique a "Forma de Repasse Desoneração".
Observação: o campo Forma de Repasse Desoneração só ficará dispónivel se o parâmetro "Habilitar formas alternativas de repasse de ICMS??- HABFORMASREPRED" estiver ligado.
2. Depois, na tela Cadastro de Produtos, aba Impostos, informe o "Cód. de Benefício Fiscal na UF".
Assim, após realizar a venda do produto no Sankhya Checkout, poderá visualizar no XML da nota as informações configuradas anteriormente. Para isso, acesse no menu a opção "Gerenciamento NFC-e" e clique duas vezes sobre a nota, deste modo, será apresentado o pop-up "Detalhes da NFC-e", nele selecione a opção "Exportar XML" para que o arquivo seja baixado.
Promoções especiais
Ainda é possível aplicar promoções especiais em determinados produtos, como, por exemplo, uma promoção leve X, pague Y. E sabendo que essa promoção necessita de uma determinada quantidade para ser ativada, quando esta for atingida, seu preço será ajustado em escala conforme a quantidade Y de produtos ganhos.
Saiba também que, quando a quantidade x é atingida, e mais produtos forem adicionados, os valores dos produtos fora da quantidade da promoção serão lançados normalmente, porém se esse produtos atingirem novamente a quantidade estipulada para a promoção, esta será ativada novamente.
Assim, para realizar o cadastro desses produtos, na tela Descontos Promocionais, acione a marcação "Usa Desconto Especial" para que a aba Desconto Especial seja habilitada.
Venda de kit's no Checkout
Para realizar a venda de kit's no Checkout é utilizada a Configuração de Kit com o parâmetro "Configuração para Kit Independente - CONFKITIND". Dessa forma, atente-se às seguintes configurações:
No Tipo de Operação - TOP utilizada na venda, conforme a opção selecionada no campo "Kit/Componentes - Impressão e Livro Fiscal" da aba Impressão, tem-se os seguintes comportamentos:
Opção "Componentes":
- Será impresso apenas os componentes no documento fiscal NFC-e/CF-e no Sankhya Checkout;
- As informações adicionais como código e descrição do item pai do kit serão apresentadas no cupom fiscal.
Opções "Kit" ou "Kit e Componentes":
- Somente o kit pai no documento será impresso no documento fiscal NFC-E/CF-e no Sankhya Checkout.
Para realizar o gerenciamento dos componentes do Kit por meio do pop-up "Detalhes do Kit", utilize o atalho "K1" no campo Código de Barras:
Aqui, pode-se visualizar os componentes do Kit e até mesmo editá-los, realizando uma inclusão, exclusão e substituição dos componentes.
Considere ainda que, a precificação dos itens será realizada considerando a marcação "Soma preço do componente ao kit" da tela Configuração de Kit, de forma que, quando desligada, o preço do kit pai será o mesmo da tabela de preço vigente. Porém, com esta habilitada, o preço dos componentes para a composição de valor do item será utilizada na precificação.
Do mesmo modo, com a marcação "Utiliza preço sugerido na aba 'Componentes'" também da tela Configuração de Kit habilitada, a soma dos componentes será o valor informado no cadastro do kit da aba Componentes da tela Cadastro de Produtos.
Observação: no Checkout, usoprod não tem suporte para matéria-prima e revenda por fórmula, ("usoprod='D' (revenda por fórmula) e 'M' (matéria-prima) não usa no checkout").
Parâmetros que influenciam esta rotina
Ao habilitar o parâmetro "Ativar logs de sincronização do Checkout? - LOGSINCCHCKT", o sistema irá habilitar a criação dos logs para realizar a integração do Sankhya Checkout com o Sankhya Om.
Acesse também:
Configurações do Sankhya checkout
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