Esta tela está disponível para utilização a partir da versão 4.3
Armazéns Gerais > Rotinas
Nessa tela serão registradas as pesagens relacionadas às movimentações do contrato dentro do Armazém, sejam elas de carga ou descarga. Elas poderão ainda, serem executadas de forma manual ou automática com integração com balança do tipo serial.
Sobre essa tela, temos algumas observações:
- A configuração da integração com a balança é feita pelo Web Connection;
- Além da pesagem, também haverá a vinculação do laudo de classificação e a aplicação da % de descontos de acordo com o resultado apurado em cada característica analisável;
- Poderão ser vinculados um ou mais contratos ao registro de pesagem, permitindo que os documentos de entrada e saída à ela relacionados também sigam essa informação.
- Você poderá limitar a visualização de determinados usuários para que eles visualizem apenas as empresas que são pertinentes à ele. Para essa ação, é necessário criar uma regra na tela Central de Certificações e, em seguida, vinculá-la no cadastro do(s) usuário(s) desejado(s) na aba Validações.
Para facilitar sua navegação nas funcionalidades dessa tela, acesse os links abaixo:
Painel Principal Seção Contratos
Botões da tela Botão Outras Opções...
Controle de Impurezas Parâmetros que influenciam esta rotina
No Painel de Filtros dessa tela, caso já saiba as especificações da Pesagem executada, você pode utilizar esse painel inserindo uma ou mais informações neste. Caso deseje criar uma nova Pesagem, faça-a pelo botão .
Painel Principal
No Painel Principal dessa tela temos os campos:
O campo "Ticket" refere-se ao número do registro da pesagem que está sendo executado.
A marcação "Pesagem Manual", quando habilitada, permitirá que você realize o registro manual da informação de Peso Bruto e Tara. Se desabilitada, a captura do peso só ocorrerá de forma automática por meio da integração com a balança.
Observação: Esse recurso é liberado através da marcação "Permite pesagem manual?" no Controle de Acessos dessa tela.
No campo "Balança", você selecionará a balança que será utilizada para realizar a captura conforme aquelas que forem cadastradas no Sankhya Web Connection, aba Integração Balança, caso a marcação "Múltiplas Balanças" da aba Geral esteja habilitada. Se esta estiver desmarcada, o campo Balança ficará desabilitado com a descrição "Balança Padrão".
A "Senha Portaria" é o campo em que é registrada a senha na portaria para a movimentação. Uma vez preenchido, serão carregadas as informações do contrato, "Tipo de Movimentação" e "Transportador" já vinculados anteriormente na portaria. Caso o laudo de classificação também já tenha sido feito na tela, esse registro também será adicionado à pesagem.
O "Tipo de Movimentação" determinará se a movimentação será de "Saída" ou "Entrada".
Ao informar o campo acima como Saída, será apresentado o botão "Gerar Saída". Ao clicar nele, o sistema exibirá o pop-up "Gerar Notas de Saída", na qual você poderá efetuar uma das seguintes marcações:
- Selecionar pedidos para devolução: Efetuando essa marcação, serão exibidos todos os pedidos de devolução pendentes, confirmados e vinculados ao contrato informado na pesagem, sendo que, se for faturado mais de um pedido, as notas serão geradas separadamente.
- Selecionar notas para devolução: De forma semelhante à marcação anterior, com essa marcação realizada, serão apresentados todos os pedidos de devolução pendentes, confirmados e vinculados ao contrato informado na pesagem. Além disso, será validada a quantidade a faturar, de acordo com o peso corrigido.
Se houverem pedidos de devolução pendentes para o respectivo contrato e você não selecionar nenhuma das marcações, ao clicar no botão "Gerar Nota Saída", o sistema questionará se deseja confirmar a operação mesmo possuindo pedidos pendentes. Caso você opte por "Sim", a nota de saída será gerada a partir da NF de Depósito. Se você informar "Não", será apresentado o pop-up novamente para a seleção dos pedidos a serem faturados.
Ainda no pop-up Gerar Notas de Saída, quando houver mais de um contrato vinculado à pesagem, defina no campo "Qtd. a Faturar" a quantidade a ser faturada em cada pedido para cada contrato.
Observação: Com o parâmetro "Apurar Quebra Técnica sobre Pedido de Devolução - APURQTPEDOL" ligado, se você optar por Selecionar pedidos para devolução por meio do pop-up Gerar Notas de Saída, o decréscimo da quebra será considerado na quantidade disponível de pedidos para faturamento.
Importante: Caso a marcação "Não permite gerar saídas a partir de NF de Depósito" da tela Cadastro de Usuários, aba Segurança, seção "Controle" esteja desabilitada, ao clicar para gerar uma saída na tela de Pesagem, as marcações "Selecionar notas para devolução" e "Selecionar pedidos para devolução" estarão disponíveis para uso e, se nenhuma dessas marcações for realizada, a NF de Saída será feita observando o FIFO das NFs de Depósitos Pendentes.
Observação: Com a marcação Não permite gerar saídas a partir de NF de Depósito efetuada, a marcação Selecionar notas para devolução estará desabilitada para utilização e a marcação Selecionar pedidos para devolução estará realizada, listando os pedidos pendentes para faturamento.
Nota: Ainda com a marcação Não permite gerar saídas a partir de NF de Depósito realizada, quando você clicar para gerar uma saída no Portal Armazéns a partir de uma NF de Depósito (Tipo de Movimento: 1 - NF Depósito), ao concluir o faturamento, o sistema irá exibir uma mensagem informando que você não tem permissão para devolver uma armazenagem a partir de uma NF de Depósito.
Na seção "Transportador", localizada no Painel Principal, temos o campo "Veículo" que é destinado à informação do veículo da respectiva movimentação. Você deverá cadastrar o veículo que será inserido nesse campo na tela Veículos.
No campo "Motorista" insira a informação da respectiva movimentação. Cadastre o motorista na tela Parceiros.
Nota: Caso o Veículo informado tenha Motorista vinculado à ele em seu cadastro, essa informação será carregada automaticamente porém, você poderá editá-la se necessário.
Seção Contratos
Nessa seção temos as informações referente ao contrato da Pesagem:
No campo "Contrato" informe o número do contrato de armazenagem do parceiro.
Informe no campo "Parceiro" o Parceiro do contrato em questão.
Preencha o "Produto" vinculado ao contrato.
A "Procedência" é destinada para identificação do terceiro responsável pela entrega do produto a favor de um respectivo contrato. Sendo assim, trouxemos o exemplo abaixo para exemplificar:
A empresa XPTO fecha uma compra de uma certa quantidade de grãos de um produtor e acerta para que ele entregue no Armazém. Ao chegar nele, a carga será aplicada no contrato da empresa XPTO, mas com a informação de que foi o referido produtor que realizou a entrega.
Dessa forma, no campo acima, os Parceiros ativos para a busca serão listados.
O "Nro Nota" é destinado à informação do número da NF.
Você poderá informar ou pesquisar no campo "Nota Transporte" a NF de transporte que já foi previamente lançada. Assim, ao informar o contrato na tela, a pesquisa do campo Nota Transporte será restringida apenas às NF's de Transporte confirmadas e pendentes no contrato.
Observação: Caso a Nota Transporte já tenha sido preenchida na tela Controle de Portaria, ao informar a senha, esse valor também será carregado.
Preencha no campo "Peso Nota" a quantidade de peso na NF relacionada à movimentação.
O campo "Vlr. Unitário" destina-se à informação do Vlr. Unitário do produto da NF.
O "Vlr. Total" será preenchido com o Vlr. Total do produto da NF.
Informe a "Chave NF-e" da nota de transporte relacionada a movimentação.
Informe no campo "Peso Rateio" qual quantidade deverá ser destinada à pesagens com mais de um contrato, e realize o rateio de acordo com o peso corrigido.
Observação: Na inclusão de dois ou mais contratos em uma mesma pesagem, observe os seguintes pontos:
- Não será permitida a pesagem de contratos com os tipos de cobrança expedição/recepção diferentes, caso entre eles houver algum contrato com o "Tipo de Apuração por Percentual" igual a "Serviço".
- Também não é permitida a pesagem de contratos com as tabelas de preços por umidades diferentes, caso algum dos contratos tenha o Tipo de Apuração por Percentual igual a Serviço.
- Se houver algum contrato com a marcação Apurar por peso líquido diferente, não será permitida a pesagem se algum deles estiver com o Tipo de Apuração por Percentual igual a Serviço.
Botões da tela
Na parte superior da tela, o botão "Nota de Transporte" será apresentado quando o parâmetro "Abrir pesagem a partir da nota de transporte - ABPESANOTRA" estiver ligado.
Este botão será habilitado ao inserir uma nova Pesagem ou ao filtrar uma pesagem de Entrada que esteja com o status Pesagem em Andamento.
Ao acioná-lo, será aberto o pop-up de mesmo nome para que você possa lançar a Pesagem a partir das informações da NF de Transporte:
Defina no campo "Pesquisar por" a forma de pesquisa da nota, entre as opções; "Chave NF-e", "Veículo", "Nro Nota" e "Nro Único".
Conforme a seleção realizada no campo Pesquisar por, será habilitado para edição apenas o campo escolhido.
Ao pesquisar a Nota de Transporte por qualquer um dos campos citados acima, o sistema preencherá os demais campos com as informações da respectiva nota. Assim, após "Confirmar" as informações e "Lançar" a referida nota, quando se tratar de uma nova Pesagem, um novo Contrato será inserido na tela. Caso seja uma Pesagem em Andamento, será adicionado um novo registro de pesagem com as informações da nota existente.
Na parte inferior da tela, o sistema disponibiliza botões que integram o registro da pesagem realizada. Abaixo trouxemos sobre cada um deles:
Laudo: Ao clicar nesse botão, um pop-up com mesmo nome será aberto para que você possa vincular na Pesagem, um Laudo já lançado e aprovado previamente na tela Laudo de Classificação, ou inserir um novo Laudo. Além disso, o sistema restringe os valores de Laudos possíveis para vinculação, da seguinte forma:
1 - Se a Senha Portaria for informada na Pesagem, o sistema apresentará os laudos não vinculados a mesma senha. Do contrário, exibirá todos os laudos.
2 - Restringe pela Nota de Transporte da Pesagem x Nota de Transporte do Laudo.
3 - Restringe pelo Veículo da Pesagem x Veículo do Laudo.
4 - Se o sistema não encontrar nenhuma das restrições acima, apresentará todos os Laudos para vinculação.
Nota: Ao pressionar o botão Laudo e inserir um novo registro no pop-up ou selecionar um já existente, a Nota de Transporte e o código do Veículo serão vinculados ao respectivo Laudo conforme informação da Pesagem.
Gerar Romaneio de Entrada/Saída: Após concluir a pesagem e vincular o Laudo de Classificação, você acionará essa opção para gerar o romaneio de entrada ou a nota de saída, sendo que, é necessário que você atente-se ao Tipo de Movimento do registro, pois esse botão poderá variar entre Entrada ou Saída de acordo com a opção que for selecionada no referido campo.
Gerar Devolução de impurezas: Esse botão será exibido quando a opção Devolução de Impurezas do Tipo de Movimentação estiver selecionada. Ao pressioná-lo, o pop-up "Gerar Devolução de Impurezas" será apresentado com a TOP definida no campo do parâmetro "Tops para notas de saídas de impurezas - TOPIMPUREZAS".
Além disso, também temos os campos "Peso Bruto", "Tara", "Peso Líquido", "Descontos" e "Peso Corrigido" na parte inferior da tela, que poderão ser preenchidos de forma manual ou automática:
Peso Bruto e Tara: Nesses campos, insira o valor do Peso Bruto e Tara do veículo, que poderá ser com ele carregado ou descarregado a depender do Tipo de Movimentação da pesagem. A captura automática do peso é realizada pelo botão ;
Peso Líquido: Nesse campo será calculada a subtração da Tara sobre o Peso Bruto (Peso Bruto - Tara = Peso);
Descontos: Aqui serão calculado os descontos aplicados sobre o Peso Líquido por consequência dos resultados apurados no Laudo de Classificação;
Retenções: O cálculo desse campo será realizado quando o campo "Tipo de Cobrança" da tela Contratos de Armazenagem (aba Serviços, sub-aba Expedição/Recepção) for marcado como "Serviço". Sendo que, você deve realizar o vínculo com o Laudo de Classificação por meio do botão "Laudo" da tela mencionada, pois o cálculo será realizado considerando a tabela de preços por umidade.
Peso Corrigido: Esse campo refere-se à subtração dos descontos sobre o Peso Líquido (Peso Líquido - Descontos - Retenções = Peso corrigido).
Observação: Se a marcação "Apurar por peso líquido" da tela Contratos de Armazenagem (aba Serviços, sub-aba Expedição/Recepção) não for realizada, o cálculo do campo Retenções será feito da seguinte maneira:
Retenções = (Peso Líquido - Descontos) x (% apurado a partir da tabela de preços por umidade)
Se marcada, teremos o cálculo:
Retenções = (Peso Líquido) x (% apurado a partir da tabela de preços por umidade)
Botão Outras Opções...
Para acessar o menu Outras Opções..., basta você clicar no botão no topo da tela. Assim, o sistema disponibilizará as opções abaixo:
Configurar balança: Ao selecionar essa opção, será aberto o pop-up "Configuração de Balança" para que seja informada a "URL" de comunicação com a balança vinculada ao Web Connection.
A URL deve ter a estrutura ws://IP da Máquina:9098/balanca/pesagem, em que o "IP da Máquina" refere-se ao IP da máquina que a balança e o Web Connection estão instalados.
Observação: A configuração desse poderá ser realizada para qualquer balança do tipo serial. Além dos campos presentes na "Integração balança", é preciso verificar no manual da balança as informações dos campos "Expressão para captura do peso", "Início da string de leitura", "Fim da string de leitura" e "Casa decimal".
Controle de Impurezas
Para que o processo de controle de impurezas possa ser feito, é necessário que você faça as configurações abaixo:
- Habilite o parâmetro "Emite nota de impureza? - EMITENFIMPUREZA";
- Defina no parâmetro "Cód. da classificação Impureza - CODIMPUREZA" a característica analisável a ser considerada para a apuração da quantidade que será gerada na nota de impureza, de acordo com o % de desconto calculado;
- Informe no parâmetro "Cód. produto impureza - CODPRODIMPUREZA" o código do produto a ser utilizado como item na nota de impureza, considere que este pode ser diferente do informado no contrato;
- No parâmetro "Top para notas de entradas de impurezas - TOPIMPUREZAE" defina a TOP que será utilizada na nota de entrada de impureza emitida a partir da pesagem. Sendo que, ela deve ser do Tipo de Movimentação "N - Entradas" e o Tipo de Movimento de Armazenagem precisa ser Impurezas.
- Por último, no parâmetro "Tops para notas de saídas de impurezas. - TOPIMPUREZAS" defina a TOP que será utilizada na nota de entrada de impureza emitida a partir da pesagem. Uma vez que, ela deve ser do Tipo de Movimentação "3 - Saídas" e o Tipo de Movimento de Armazenagem deve ser Impurezas.
Emissão de Entrada de Impurezas
Após realizar uma pesagem, se no laudo de classificação houver desconto relativo à característica analisável de impureza, ao confirmar a geração do romaneio de entrada será gerada automaticamente a nota de impurezas no Portal Armazéns, considerando o seguinte:
- A TOP deve ser do Tipo "N-Entradas", considerando a informação do parâmetro Top para notas de saídas de impurezas. - TOPIMPUREZAE;
- Se a numeração da nota for manual, deverá ter o mesmo número do romaneio;
- A série deve ser igual a do romaneio de entrada;
- Os dados do cabeçalho serão iguais aos do romaneio de entrada;
- O produto será o mesmo que foi informado no parâmetro Cód. produto impureza - CODPRODIMPUREZA;
- A quantidade será igual ao resultado da operação (Peso Líquido * % de desconto de Impureza);
- O valor unitário será igual ao do romaneio de entrada;
- Caso haja NF de Transporte referenciada na pesagem, a nota de impureza ficará ligada à ela como destino da mesma;
- Se houver mais de um contrato na pesagem, as notas de impurezas serão geradas com as quantidades proporcionais à informação do peso rateio.
Emissão de Saídas de Impurezas
Referente à emissão de Saidas, é preciso que a TOP seja a mesma informada no parâmetro Tops para notas de saídas de impurezas. - TOPIMPUREZAS.
O faturamento que ocorre a partir da seleção do Tipo de Movimentação "Devolução de Impurezas" dessa tela, irá referenciar as notas de entrada de impurezas do contrato informado e poderá ocorrer de duas formas. Observe:
- Por meio do FIFO, o saldo da nota mais antiga para a mais nova será consumido automaticamente, a considerar ainda o "N° único" das notas até que a quantidade do Peso Corrigido ou Peso Rateio sejam apurados caso haja mais de um contrato vinculado;
- O modo manual permitirá que você escolha a partir de quais notas deseja realizar o faturamento. Para isso, realize a habilitação da marcação Selecionar notas para devolução e em seguida, a listagem das notas de entrada de impurezas do contrato.
Através do parâmetro "Arredondar valores de apuração de armazenagem - ARMARREDVAL" você poderá optar por arredondar ou truncar os valores apurados nesta rotina, de acordo com as seguintes opções:
- Nenhum;
- Arredondamento pra mais;
- Arredondamento padrão;
- Truncar.
Ao ligar o parâmetro "Ignorar nota mod. quebras e TOPs de impurezas - IGNNOTATOPIMP", o sistema não exigirá a nota modelo de quebra e as TOP's de impurezas.
Com o parâmetro "Apurar Quebra Técnica sobre Pedido de Devolução - APURQTPEDOL" ligado, se você optar por "Selecionar pedidos para devolução" por meio do pop-up "Gerar Notas de Saída", o decréscimo da quebra será considerado na quantidade disponível de pedidos para faturamento.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.