Módulo: Configurações > Cadastros > Endereços
Nesta rotina são realizados os cadastros das cidades que serão utilizadas nos diversos procedimentos do sistema. Para aprimorar todos os cadastros e permitir a seleção uniforme dos registros, se faz necessário cadastrá-los de forma padronizada.
O campo "Código da Cidade" será alimentado com o código referente a cidade que está sendo cadastrada. Este preenchimento pode ser realizado automaticamente, ou de forma manual; esta definição é feita através do botão "Configuração da Tela", opção "Numeração", localizado no lado superior direito da tela.
Preencha o campo "Cidade - UF", com a cidade junto à sua UF.
Indique por meio do campo "Nome" a descrição da cidade em questão.
Por meio do campo "UF" selecione a Unidade Federativa pertinente a cidade a qual está se efetuando o cadastro.
Funcionalidades da tela |
Aba Geral |
Aba Frete |
Aba Alíquotas de ISS |
Aba NFS-e |
Aba Rota de Entrega |
Aba Rota |
Parâmetros que atuam nesta rotina |
Aba Geral
As informações a cerca dos aspectos de cada cidade, serão descritas nesta aba.
Você deverá informar no campo "DDD" (Discagem Direta a Distância) o código de área da cidade.
Cada cidade se encontra em uma região, sendo que a mesma deverá ser apontada no campo "Região".
Informe no campo "Venda Mínima" o menor valor aceito em uma negociação junto aos parceiros localizados na cidade em questão. A configuração realizada neste campo, está ligada à liberação do evento 74 - Venda mínima por Parceiro/Cidade/Região.
No campo "Distância" informe a distância aproximada entre a cidade do parceiro e a cidade da empresa.
O campo "Sequência de Entrega" tema a funcionalidade de pré definir a ordem de entregar dentro de uma rota.
No campo "População" insira o número de habitantes da cidade.
O campo "Mun. domicílio fiscal" será utilizado para informar o código do Município Domicílio Fiscal da cidade conforme item 3.2.1 do ATO COTEPE/ICMS Nº 9, de 18 de ABRIL de 2008. O sistema efetuará uma validação do código informado e o registro só será salvo se o código estiver de acordo com a tabela de municípios do IBGE.
Observação: na prestação de serviços para o exterior, algumas prefeituras solicitam que o "Código de identificação do município" seja composto pelo código "99999" com cinco dígitos. Caso necessário, o sistema está apto a aceitar esta configuração.
Por meio do campo "Cód. Município SIAFI" será informado o código de município padrão SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal).
O campo "Cód. município DMS" (Declaração Mensal de Serviços), é o código do município de Goiânia referente a tabela de municípios da prefeitura desta cidade.
Insira no campo "Nome do correio" o nome da cidade segundo o padrão dos Correios, a informação é inserida pela rotina de importação de CEP’s (ainda não implementada no Sankhya Om).
O conteúdo do campo "Data de alteração" será registrado de maneira automática, senda a data e hora da última alteração do registro.
A "Latitude" é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich, esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º (no equador) e 90º para Norte ou para Sul. Por outro lado, a "Longitude" é medida ao longo do Equador, e representa a distância entre um ponto e o Meridiano de Greenwich.
Os dois últimos campos, mencionados (Latitude e Longitude), podem também ser preenchidos manualmente, pois em nem todas as cidades, o CEP informado corresponde ao seu local, e essa divergência torna a localização incerta.
Aba Frete
As informações contidas nesta aba têm preferência sobre as informações do cálculo do frete, isto é, se o valor calculado do frete for menor que o valor do frete mínimo estipulado nesta aba, o sistema assumirá o valor do frete mínimo.
Os campos "Valor de Frete Mínimo", "Valor de Frete Por Tonelada" e "Tipo de Frete" estão diretamente ligados à rotina de Geração de CTRC/Frete.
Se o valor calculado do frete for menor que o "Valor do Frete Mínimo" estipulado nesta aba, o sistema assumirá o valor do frete mínimo.
O campo "Valor de Frete por Tonelada" será utilizado para o valor do frete no lançamento da nota de geração da nota de conhecimento de transporte.
- Se a geração do frete por cidade for "Por Nota", o valor calculado do frete será a "Qtd. volumes * Valor de frete por tonelada". Se o resultado for menor que o Valor de frete mínimo, então será usado o Valor de frete mínimo.
- Se a geração do frete por cidade for "Por Ordem de Carga", e se existir "rateio de frete por ordem de carga" (1) e for a última nota da cidade o valor da nota calculado para o conhecimento do frete será "Valor de frete mínimo" – somatório do valor calculado do frete.
- Se não for a última nota da cidade será "(Valor da Nota selecionada/Somatório de todas as notas selecionadas) * Valor de frete mínimo". Se não existir "rateio de frete por ordem de carga" o "valor calculado do frete" será "Qtd. volumes * Valor de frete por tonelada"
- (1) rateio de frete por ordem de carga = (Somatório de (Peso da Nota/1000) * Valor do Frete por Tonelada) < Valor do Frete Mínimo;
No campo "Tipo de Frete" selecione entre as opções "CTRC" ou "Nota Série A". Se for igual a CTRC será usado as configurações da "Top de Venda de CTRC" senão será utilizado a "Top de Venda de Série A". Os campos referentes a Top de Venda CTRC ou Série A encontram-se na opção de "Gerar Frete por Cidade" do menu Formação de Ordem de Carga.
- Se a Tipo de Frete for CTRC a nota lançada terá no campo "Vlr. Outros" o "valor da taxa de entrega/entrada". Será lançado um item baseado no parâmetro "Produto para CTRC - PRODCTRC", com valor unitário e valor total recebendo valores de "valor calculado do frete".
- Se o Tipo de Frete for "Nota Serie A" a nota lançada terá "valor calculado do frete" em "Valor total da Nota" + "valor da taxa de entrega/entrada". O "Vlr Outros" receberá ZERO. Será lançado um item baseado no "Serviço de Frete" conforme informado na opção de Gerar Frete por cidade na tela de Formação Ordem de carga com valor unitário e valor total recebendo valores de "valor calculado do frete".
- Se o "valor da taxa de entrega/entrada" (2) for maior que zero será lançado outro item baseado no "Serviço de Taxa de Entrega" conforme informado na opção de ‘Gerar Frete por cidade’ com valor unitário e valor total recebendo valores de valor da taxa de entrega/entrada.
- (2) valor da taxa de entrega/entrada = Se Valor taxa de entrada do cadastro da cidade for maior que zero então será o Valor taxa de entrada do cadastro da cidade, senão o sistema pegará o Valor da Taxa de Entrega da opção de Gerar Frete por cidade do menu "Formação de Carga" dividido pela quantidade de notas do parceiro.
- Se for a ultima nota do parceiro, o valor será a diferença de Valor taxa de entrega/entrada e o acumulado de valor da taxa de entrega/entrada.
Nota: operação não realizada para frete "Por Fórmula"
O campo "Valor do Frete por Km" será utilizado juntamente com o campo Valor taxa de entrada e a "Distância", onde serão informados na fórmula para encontrar o valor calculado do frete. Para cada nota pertencente a uma cidade desse agrupamento será aplicado essas informações com objetivo de obter o "valor calculado do frete" para a nota. Se o parâmetro "TOP de Financeiro p/despesa de CTRC p/empresa da Ordem de Carga - TOPGERACTRC", for diferente de zero serão utilizadas somente as notas cuja empresa seja igual a da ordem de carga.
Se o Tipo de Frete for "Nota de Série A" o campo Valor taxa de entrada será utilizado para se informar o valor da taxa de entrega.
Aba Alíquota de ISS
Nesta aba são apresentadas as Alíquotas de ISS cadastradas para a cidade selecionada.
No campo "Serviço" será apontado o serviço sobre o qual recaíra o ISS.
A funcionalidade de campo "Empresa" é de selecionar a empresa a qual se aplicará o ISS.
Define-se através do campo "Percentual de ISS" o percentual de ISS que será cobrado.
A forma a qual se dará a tributação para esta situação será selecionada no campo "Cód. Tributação ISS".
O percentual que será aplicado no valor do item para compor a base reduzida será descrito no campo "Perc. de dedução na base do ISS".
No campo "Tipo de dedução de base do ISS" selecione o tipo de dedução permitido pela prefeitura. São apresentadas as seguintes opções:
- Sub-Empreito;
- Por percentual;
- Matérias e opção para não informar (deixar em branco).
O campo "Tipo de Serviço" será utilizado para vincular o código do tipo de serviço na cidade que está sendo cadastrada. Este código deverá ser cadastrado previamente na rotina de Cadastros de Lista de Serviços.
Os acessos do usuário nesta aba, serão iguais aos liberados na rotina Acessos para a tela de Cadastro de Alíquotas de ISS. Se algum usuário não autorizado tentar inserir um registro nesta aba, será apresentada a seguinte mensagem:
"Inclusão proibida pelo controle de acesso".
Aba NFS-e
No campo "Método de arredondamento do valor ISS" define-se o método de arredondamento do valor do ISS a ser utilizado; pode ser pelo método convencional ou pela regra de arredondamento na numeração decimal (ABNT NBR 5891).
Teremos ainda a opção "Truncar em duas casas decimais" que caso seja selecionada, o valor do cálculo do ISS não será arredondado e sim, reduzido para duas casas decimais, segue o exemplo:
Ao selecionar a cidade de São Paulo e a opção acima, com o lançamento de uma NFS-e com o Parceiro, Empresa, Endereço para São Paulo e uma alíquota de ISS no serviço de 2,9%. Se a opção Truncar em duas casas decimais não for selecionada, o valor será de 4,4 e se, a opção citada for marcada na tela, o valor será atualizado para 4,3.
No campo "Qtd. máxima de notas em um lote NFS-e", é definido a quantidade máxima de notas (NFS-e) em um único lote; possui a mesma funcionalidade do parâmetro "Qtd. máxima de notas em um lote NFS-e - NFSEMAXNOTALOTE". Caso exista informação no campo Qtd. máxima de notas em um lote NFS-e para alguma cidade, assim como no parâmetro de chave NFSEMAXNOTALOTE, o sistema irá considerar o campo no Cadastro da cidade em questão. Por exemplo, no parâmetro citado, é configurado 50, e no cadastro da cidade de Araxá é configurado 30; para a cidade de Araxá será considerado o valor 30, e para as demais cidades, o valor 50.
Observação: verifique junto à prefeitura, a quantidade máxima de notas suportadas em um lote.
O campo "Tipo de envio do CNAE" permite configurar qual será a forma de envio do CNAE para a prefeitura. O CNAE é configurado no campo "CNAE", aba Impostos, do Cadastro de Serviços. Tem-se as seguintes opções:
- Normal: O CNAE será enviado de acordo com os dados informados no campo CNAE;
- 9 dígitos com zeros a direita: Esta opção quando selecionada, indicará que o CNAE configurado receberá a inclusão de 2 (dois) dígitos zero a sua direita.
- 9 dígitos com zeros a esquerda: Esta opção possibilita completar com zeros à esquerda quando o CNAE possui zero no início. Além disto, se o CNAE for menor do que 9 dígitos, ele completará com zeros à esquerda.
Com a marcação "Não formatar LC116" habilitada, o LC116 não será formatado, desse modo, ao exportar o XML serão apresentados 4 caracteres na tag <listadeserviço>.
Observação: os campos Não formatar LC116 e Remover zero a esquerda LC116 estão ocultos, porém o sistema irá atender as configurações já existentes, no entanto, ao preencher o campo "Máscara LC116", será considerada apenas a sua configuração, sendo que a máscara deve ser informada da seguinte forma:
Cada dígito é representado pelo caractere #.
Exemplo para o código item lista 107:
Se o valor repassado ao município for 01.07, a máscara deve ser ##.##.
Se o valor repassado ao município for 0107, a máscara deve ser ####.
Se o valor repassado ao município for 1.07, a máscara deve ser #.##.
Se o valor repassado ao município for107, a máscara deve ser ###.
Ao habilitar a marcação "Enviar o Regime Especial de Tributação no json?" o sistema irá enviar o metadados <regimeEspecialTributacao> no json e irá validar as configurações para levar o código do regime especial. {disponível na versão ≥ 4.31}
Ao ativar a marcação "Usar CNAE completo", o CNAE será preenchido no Json da NFS-e formatado com "-" e "/". Exemplo: 6920-6/01.
Para que a Inscrição Municipal do Parceiro não seja preenchida no Json, você deverá habilitar a marcação "Não enviar insc. mun. quando ISS não incidir no município do parceiro" no cadastro da cidade da Empresa emitente e na tela Preferências da Empresa, aba CNAE Empresa, o CNAE utilizado deverá estar como "Cidade do Prestador".
Com a marcação "Enviar quantidade e valor unitário no Json" efetivada, a quantidade e o valor unitário dos itens da nota serão enviados no Json por meio da tag <Metadados{quantidade e valorUnitario}>.
Observação: se a marcação Enviar quantidade e valor unitário no Json estiver ativa para a cidade do prestador e tiver mais de um item com valores unitários diferentes, será apresentada uma mensagem e a emissão da NFSe não será confirmada.
Habilitando a marcação "Gerar Código Natureza Operação ISS no Json", será informado no Json, o código de natureza operação ISS definido no campo "Cód. Natureza Oper. ISS (NFS-e)", localizado na aba NFS-e, da tela Tipo de operação-TOP.
Ao habilitar a marcação "Enviar itens de NFS-e separados no Json", você determinará que o Json possuirá múltiplos serviços. Considere ainda que, essa marcação deve ser acionada somente se a prefeitura aceitar o uso de múltiplos serviços na emissão de NFSe via WebService.
Nota: essa emissão pode ser realizada pelas prefeituras de Cariacica e Santana de Parnaíba.
Importante:
- Caso queira ativar a marcação Enviar NFS-e separados no Json e a marcação Enviar quantidade e valor unitário no Json já estiver feita, será exibida a mensagem abaixo:
"Não é possível ativar a opção "Enviar itens de NFS-e separados no Json" se a opção "Enviar quantidade e valor unitário no Json" estiver ativa.".
- O mesmo vale para caso você queira habilitar a marcação Enviar quantidade e valor unitário no Json quando a marcação Enviar NFS-e separados no Json já está realizada; assim, o sistema apresentará a mensagem a seguir:
"Não é possível ativar a opção "Enviar quantidade e valor unitário no Json" se a opção "Enviar itens de NFS-e separados no Json" estiver ativa."
Será possível ainda gerar a tag CNAE em cada item dos metadados do JSON para uma NFS-e com múltiplos itens. Para isso, ative a marcação Enviar itens de NFS-e separados no Json e, em seguida, habilite a marcação "Gerar CNAE para múltiplos itens no JSON".
Com a marcação "Enviar tag descontoCondicionado no metadados no Json?" acionada, ao emitir uma NFSe com um valor de desconto e gerar o Json, o valor do desconto será gerado na tag descontoCondicionado dentro do metadados.
Habilitando a marcação "Envia múltiplos e-mails no Json", será enviado no Json todos os e-mails informados no campo "E-mail específico p/ envio NFS-e", caso este esteja em branco o sistema buscará os e-mails informados no campo "E-mail p/ envio NF-e/NFS-e/CT-e" presentes na aba NF-e/NFS-e/CT-e do cadastro de Parceiros. Se não houver e-mail informado nestes campos, o sistema buscará o e-mail informado no campo "E-mail" da aba Endereço do Parceiro. Caso a marcação esteja desabilitada o sistema levará apenas o primeiro e-mail informado no campo, obedecendo a mesma hierarquia.
Para enviar as informações de forma de pagamento no Json (dataVencimento e codigoVencimento), basta realizar a marcação "Enviar forma de pagamento no Json".
Observação: essa marcação atende apenas a prefeitura de Santana de Parnaíba-SP.
Habilite a marcação "Envia alíquota no Json apenas quando o ISS for devido a outro município" para que a alíquota seja enviada no Json apenas quando o ISS for retido e o tomador for de um município diferente do prestador.
Nota: com a marcação acima realizada, será enviada alíquota quando o campo "Cidade de prestação de serviço" do cabeçalho for diferente da cidade da Empresa prestadora do serviço ou, quando esse campo não estiver informado, a cidade do Parceiro tomador do serviço for diferente da cidade da Empresa prestadora do serviço.
O campo "Quantidade Máxima p/ enviar itens NFS-e no Json" será habilitado para preenchido quando a marcação Enviar itens de NFS-e separados no Json for acionada. Ele definirá quantos itens serão levados para dentro do Json.
Você pode definir o conteúdo da "Observação do Json", de acordo com as alternativas abaixo:
- Padrão;
- Observação da nota;
- Observação padrão da nota;
- Obs. da nota + Obs. padrão da nota;
- Observação dos itens de serviços;
- Observação da nota + Obs. dos itens de serviços;
- Obs. padrão da nota + Obs. dos itens de serviços;
- Obs. da nota + Obs. padrão da nota + Obs. dos itens de serv.
Preencha o campo "Valor mínimo para retenção" se a prefeitura estipular um valor mínimo para retenção do ISS. Caso não seja informado nenhum valor, mas no cadastro do Parceiro, aba Fiscal, a marcação "Retém ISS" esteja habilitada, o sistema realizará o cálculo de retenção ISS da nota na Central de Vendas normalmente.
Quando o "Parceiro Padrão NFSe" e o Parceiro da nota forem os mesmos, o tomador de serviços não será enviado ao Json. Porém, se o parceiro da nota for diferente as informações do tomador constarão no Json.
Seção Substituição
Através da marcação "Tem substituição NFS-e", você define se a Cidade em questão possui substituição de NFS-e; ela é essencial para o funcionamento da substituição de NFS-e.
Por meio do campo "Quantidade de substituições permitidas", insira a quantidade de substituições permitidas dentro do mês para as Empresas vinculadas à cidade em questão.
Informe no campo "Prazo para substituição de NFS-e", o prazo em dias para que a Nota Fiscal de Serviço possa ser substituída.
Em "Motivo de cancelamento para substituição de NFS-e" defina o motivo de cancelamento em casos de substituição de notas, para notas substituídas. Quando este campo não estiver preenchido, a mensagem abaixo será enviada como motivo de cancelamento:
"Esta nota fiscal foi substituída pela nota de Nr.Unico X"
Nota: se a prefeitura aceitar apenas um tipo de motivo tratado pelo sistema e a nota substituída não for cancelada, o usuário poderá consultar o motivo do não cancelamento da nota por meio da opção "Ver Acompanhamentos" ("Portal de Vendas", Botão "Outras Opções...").
A opção "Utiliza processo específico para substituição?" quando acionada, indicará que a cidade em questão utilizará um processo próprio de substituição de NFS-e.
Será possível realizar o cancelamento de uma NFS-e Substituta; para isso, a marcação "Permite cancelamento de NFS-e substituta?" deve estar realizada para a cidade em questão, para que o sistema envie o cancelamento da NFS-e Substituta quando for solicitado.
Ao efetuar a marcação "Gerar o nº da NFSe nas Inf. Complementares da Substituição", o sistema irá gerar o número da NFSe substituida nas informações complementares do documento fiscal. Caso o número da NFSe esteja vazio no momento da substituição, será gerado o número único.
Seção Cancelamento
Através do campo "Tipo de cancelamento para NFS-e" define-se como será realizado o cancelamento das notas para a cidade em questão. Maiores detalhes podem ser visualizados no tópico Cancelamento de NFS-e - Prefeituras que não possuem o processo via webservices.
Neste campo, quando você selecionar a opção "Via web service com valor limite de cancelamento com protocolo" e determinar um Valor limite para cancelamento NFS-e, você deverá preencher o campo "Protocolo de cancelamento", na tela Portal de Vendas, por meio do botão "Cancelar Nota", para cancelar uma NFSe com valor superior ao estabelecido. Caso você selecione a opção "Via web service com valor limite de cancelamento sem protocolo", não será necessário configurar o campo Protocolo de cancelamento.
O preenchimento do "Valor limite para cancelamento NFS-e" é permitido apenas se o campo Tipo de cancelamento para NFS-e estiver definido com a opção Via Web Services com valor limite de cancelamento. Nele determina-se o valor limite para o cancelamento de notas via WebServices; caso o valor da nota ultrapasse esse limite, o cancelamento deve ser feito primeiramente na prefeitura e somente depois, efetue o cancelamento da mesma no Sankhya Om. Por exemplo, informando o valor de 500,00 no campo, as NFS-e de até R$ 500,00 serão canceladas pelo processo normal (Web Services), caso ultrapasse esse valor, o cancelamento ocorrerá diretamente no site da prefeitura. Maiores detalhes podem ser visualizados no tópico Cancelamento de NFS-e - Prefeituras que não possuem o processo via webservices.
Observação: para as cidades Araguaína/MT, Goiânia/GO, Itaberaí/GO, Nova Lima/MG, Pelotas/RS e Salvador/BA, o campo "Valor Limite para Cancelamento NFS-e" deverá ser configurado com a opção "Via prefeitura sem número de Protocolo". Visto que estas prefeituras já definiram que não existe cancelamento via web services e o cancelamento ocorre somente na prefeitura, não disponibilizando assim um protocolo de cancelamento.
Importante: se tratando da cidade de Uberlândia/MG, o campo "Valor Limite para Cancelamento NFS-e" será necessitará de ser alimentado com a opção "Via Web Services com valor limite de cancelamento" e o campo "Valor Limite para Cancelamento NFS-e" igual a R$ 500,00. Uma vez que a prefeitura de Uberlândia determinou que o cancelamento das NFS-e de até R$ 500,00 ocorrerá pelo processo normal (Web Services). Para as notas que ultrapasse esse valor, o cancelamento ocorrerá diretamente no site da prefeitura.
A marcação "Permite cancelamento extemporâneo?" deverá ser efetuada quando houver a necessidade de cancelar a nota após o ISS ter sido pago/recolhido. Esse pedido é feito na prefeitura do município, que enviará um número de protocolo para que você o informe ao realizar o cancelamento da nota no Portal ou Central de Vendas. Além disso, quando essa marcação é ativada, o sistema libera a opção de "Cancelamento extemporâneo" no Portal e Central de vendas.
A grade de cancelamentos permite cadastrar o código e o motivo/descrição do cancelamento que será enviado para a prefeitura ao se cancelar uma NFS-e. Sendo que, a grade só ficará visível quando o campo Tipo de cancelamento para NFS-e estiver configurado com as opções "Web Service" ou "Via web service com valor de limite de cancelamento".
A marcação "Ativo" quando realizada, define que o cancelamento está em uso e poderá ser empregado nas diversas rotinas do sistema.
Informe no "Código cancelamento" o código do cancelamento que está sendo cadastrado.
O campo "Motivo/Descrição" será preenchido com a definição do cancelamento, sendo que esta informação é disponibilizada pela prefeitura.
No campo "Enviar para prefeitura" informe se no XML enviado para prefeitura irá constar o Código do cancelamento, a Motivo/descrição ou Ambos.
Aba Rota de Entrega
Esta aba será disponibilizada quando o parâmetro "Sequência entrega por cidade? - SEQENTCID" estiver habilitado.
Através da mesma é possível filtrar clientes por vendedor e renumera-los. São apresentados os parceiros "Classificados" e "A classificar".
Os Classificados são os Parceiros que irão compor a sequência de entrega. Para seleciona-los ou retira-los da sequência, utiliza-se os botões de seleção entre as colunas.
Os botões de ordenação, localizados no lado direito dos parceiros Classificados são utilizados para ordená-los. Os parceiros A classificar não irão interferir na sequência.
Aba Rota
Nesta aba, você também efetuará o cadastro como também visualizar à quais "Rotas" a cidade se encontra vinculada. As referidas rotas deverão estar previamente cadastradas na rotina de Cadastro de Rotas.
Para relacionar a Cidade a uma rota, basta digitar o código da mesma no campo Rota, ou realizar uma consulta utilizando o assistente de pesquisa.
Parâmetros que atuam nesta rotina
Sequência entrega por cidade? - SEQENTCID: Quando habilitado, será disponibilizada a aba "Rota de Entrega". Sendo que, quando desligado o referido parâmetro irá disponibilizar esta aba no Cadastro de Regiões.
Valida o codmunfiscal pela tabela do IBGE - VALIDARTABIBGE: Através da ativação deste parâmetro , o sistema irá validar se foi preenchido o campo "Mun. domicilio fiscal"aba "Geral". Sendo assim, se o campo for deixado em branco o sistema não irá salvar o cadastro emitindo a seguinte mensagem:
"Código Mun. Domicílio Fiscal obrigatório, ver tabela do IBGE."
Acesse também:
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.