Módulo: Comercial > Rotinas
O botão "Outras Opções..." na Central de Movimentações Internas, é representado pelo ícone e está localizado na parte superior direita da tela, assim como nas demais Centrais; de acordo com o tipo de movimento que está sendo analisado, temos diferentes opções disponibilizadas para uso, ou seja, para um Pedido de Requisição são apresentadas funcionalidades diferentes de para uma Nota de Transferência por exemplo, e assim sucessivamente. Porém, algumas opções são comuns para dois ou mais tipos de movimento. Aqui, iremos expor cada uma delas:
Anexar Documentos Calcular Frete / Valor por Fórmula
Enviar / Reenviar e-mail Enviar e-mail com seleção de destinatários
Financeiro de Fretes Origem do documento
Outros Impostos Recalcular Custos/Preços automaticamente
Resumo de Impostos Salvar documento confirmado
Simulação de frete... Ver solicitações de liberação
Abrir Conferência Abrir Conferência p/ Cancelamento ou Exclusão
Conferência Conheça as novidades
Configurações Ver acompanhamentos
Complemento... Gerar Nota de Remessa
Importação de NF-e p/ CT-e Documentação do tipo de Oper...
Anexar Documentos
Podem ocorrer situações em que determinados documentos (Pedidos, Notas, Devoluções) tenham alguma particularidade diferenciando-a das demais; informações sobre o "Parceiro" lançado neste documento, algum detalhe sobre como se deu a negociação junto a ele, são exemplos de conteúdos que podem alimentar arquivos "além sistema".
A opção Anexar Documentos visa permitir que estes arquivos sejam anexados ao documento em questão. Para isso, uma vez com o documento aberto na tela, utilizamos a referida opção (pode-se selecionar um documento por vez); ao fazê-lo será aberto o pop-up "Anexos" para inserção do arquivo desejado.
Quando você clicar no botão de inclusão , será aberto um novo pop-up para que seja informada a descrição do documento e seja feita a sua seleção para que o sistema proceda com seu upload.
Parâmetro que influencia este recurso:
O parâmetro "Guardar os anexos no banco de dados - GUARDAANEXOBD" flexibiliza o tipo de armazenamento dos arquivos anexados a partir deste recurso, com as seguintes opções:
- Banco de Dados: o sistema armazena os arquivos no banco de dados (coluna "Conteúdo" da tabela TSIATA);
- Diretório: o sistema armazena os arquivos no diretório "<pasta do usuário>/SankhyaW/Anexos". Se este diretório não existir, ele será criado automaticamente pelo sistema, e subpastas serão geradas para organizar os arquivos por ano, mês e dia. Não é possível alterar o local lógico de salvamento dos arquivos ao utilizar esta opção.
Calcular Frete/Valor por Fórmula
Através da opção Calcular Frete / Valor por Fórmula, o sistema realiza o cálculo de frete com base na fórmula previamente cadastrada na tela Fórmulas para cálculo de frete.
Quando você clicar nesta opção, o sistema procede com o cálculo e exibe na Grade Rodapé, mais precisamente na aba Transporte do documento o valor do frete obtido.
Com a opção habilitada e o parâmetro "Permite recalcular frete incluso na nota? - RECFREINCNOTA" ativado, o sistema recalcula o frete que já foi previamente calculado e o inclui na nota, seguindo a opção definida no campo "Tipo do frete" (Grade Rodapé, aba Transporte, da Central de Compras).
Caso o parâmetro esteja desativado, o sistema ainda recalcula o frete, mas definirá automaticamente o valor como "Extra Nota" no campo Tipo do frete.
Enviar / Reenviar e-mail
A opção Enviar / Reenviar e-mail, como sua descrição menciona, realiza o envio ou reenvio do documento que se encontra selecionado na grade, ou seja, um Pedido de Requisição, Requisição, Devolução de Requisição ou uma Transferência.
Os destinatários que irão receber o e-mail enviado por esta opção (parceiro, usuário por exemplo), devem ser cadastrados previamente na tela Tipo de Operação - TOP, aba E-mails da TOP.
Além disso, para envio do e-mail, no Cadastro de Empresas, aba Endereço e no Cadastro de Usuários, aba Identificação, temos o campo "Email" que em ambos os locais, deve estar devidamente preenchido.
Depois de consultar os e-mails enviados, pode ser necessário reenviar algum e-mail; este procedimento também é realizado por esta opção.
O Sankhya Om utiliza a configuração de SMTP para enviar e-mail; tal configuração é feita pela tela Servidor SMTP. Nesta tela, temos também uma opção de "Teste" para envio de e-mail. Se o e-mail de teste chegar ao destino desejado, todo o resto funcionará.
Sobre o envio de e-mail's, o Sankhya Om possui algumas particularidades:
- O remetente do e-mail será sempre o que estiver configurado na tela Servidor SMTP;
- Quando o tipo do e-mail for Parceiro ou qualquer outro "Parceiro da Nota" (Parceiro Matriz, Parceiro Consignado etc), o sistema enviará o e-mail para todos os contatos ativos do Parceiro que em seu cadastro, na aba "Contatos", estiverem com a marcação "Receber Nota por e-mail" realizada e que possuírem e-mail válido informado. Se nenhum dos contatos atenderem a esta condição, o e-mail será enviado para o e-mail do parceiro.
Limitação de envio de e-mails: Com relação à fila de envio de e-mails cada provedor limita uma quantidade específica por dia para envio de e-mails, por isso, o sistema poderá encaminhar o e-mail e uma Cópia (cc), para os outros endereços.
Dois parâmetros influenciam na rotina de envio de e-mail's. São eles:
- Usar descrição da TOP p/assunto de Ped/Nota? - EMAILASSUNTTOP: Este parâmetro quando habilitado, indica o uso da descrição da TOP para envio de e-mail pelos Portais, levando como Assunto do E-mail a "Descrição da TOP".
- Utilizar o tipo de movimento no assunto do e-mail e no anexo - USATIPMOVEMAIL: Na ativação deste parâmetro, ao realizar o envio de documentos relacionados à todos os Tipos de Movimento disponíveis no sistema (Pedido de Venda, Pagamento, Compra etc) por e-mail, na descrição do assunto do e-mail e do anexo, serão apresentados acrescidos dos termos correspondentes ao que está sendo enviado, ou seja, se está sendo enviado um "Pedido de Requisição" ou uma nota de "Devolução de Compra", estes dizeres serão apresentados na descrição do assunto do e-mail e de seu anexo.
Caso o parâmetro acima mencionado esteja desabilitado, teremos a possibilidade de na configuração do Tipo de Operação - TOP, aba "Geral", determinar no campo "Descrição do e-mail" os dizeres do assunto/anexo que deseja-se que vá no e-mail.
Considerando os parâmetros de chave EMAILASSUNTTOP e USATIPMOVEMAIL e o campo Descrição do e-mail, tem-se as seguintes possibilidade de comportamento:
- Com o parâmetro EMAILASSUNTTOP ligado, o assunto do e-mail será a descrição da TOP, o que fará o parâmetro USATIPMOVEMAIL e o campo Descrição do e-mail serem desconsiderados;
- Com o parâmetro EMAILASSUNTTOP desligado e o parâmetro USATIPMOVEMAIL ligado, o assunto do e-mail e a descrição do anexo serão a descrição de um dos tipos de movimentos acima mencionados;
- Com os parâmetros EMAILASSUNTTOP e USATIPMOVEMAIL desligados, o assunto do e-mail e a descrição do anexo serão a descrição cadastrada no campo Descrição do e-mail. Se o campo não possuir valor a descrição do email/anexo será a descrição padrão "nota".
Observação: O parâmetro EMAILASSUNTTOP é soberano sobre o parâmetro USATIPMOVEMAIL e sobre o campo Descrição do e-mail.
Enviar e-mail com seleção de destinatários
Semelhante à funcionalidade anterior, esta opção realiza o envio e/ou reenvio dos e-mail's contendo o documento que se encontra selecionado na grade. A particularidade desta opção, está na possibilidade de escolha dos destinatários no momento do envio do e-mail.
Ao acioná-la, será aberto um pop-up para inserção dos e-mail's dos destinatários desejados. Através do botão "Incluir" , realiza-se a inclusão dos e-mail's na grade. Este procedimento caracteriza o e-mail como um destinatário a receber o documento que será encaminhado.
Nota: Assim como na opção "Enviar / Reenviar e-mail", para que este recurso funcione, é necessário que no cadastro do Tipo de Operação - TOP utilizado no lançamento do documento, a aba Emails da TOP esteja devidamente configurada.
Financeiro de Fretes
A opção Financeiro de Fretes estará disponível para uso no tipo de movimento Transferência, caso o "Tipo do Frete" lançado na nota seja "Extra nota" e os campos "Transportadora" e "Valor frete" estejam preenchidos (todos presentes na Grade Rodapé, aba "Transporte"). Por esta opção, você poderá lançar uma despesa no financeiro correspondente ao frete.
Ao confirmar a nota, será aberto o pop-up "Movimentação Financeira - Frete" para o lançamento da despesa. É necessário que o "Vencimento do frete" extra-nota seja informado; caso não seja, o sistema não abrirá o pop-up Movimentação Financeira - Frete e exibirá uma mensagem informando tal ocorrência.
Nota: A opção Financeiro de Fretes estará acessível para os seguintes tipos de movimento:
- Nota de Compra;
- Nota de Venda;
- Devolução de Venda;
- Transferência.
Observação: Caso o Financeiro de Frete Extra-Nota já esteja lançado e surja a necessidade de realizar sua exclusão, você deverá fazê-lo pela tela de Movimentação Financeira, assim como demonstramos abaixo:
Origem do documento
Ao acionar esta opção, será aberto um pop-up de mesmo nome, dividida em duas grades; a superior exibe todos os documentos que deram origem ao documento selecionado (seleção feita no Portal de Movimentações Internas). Já a grade inferior, apresenta todos os documentos de destino correspondentes ao documento selecionado na grade superior.
Ambas as grades possuem na coluna "Nro. Único" à frente da respectiva numeração, o símbolo ð que ao ser acionado tem-se o posicionamento no documento correspondente; este comportamento também irá ocorrer em casos de um duplo clique na linha referente ao documento desejado.
Outros Impostos
Ao clicar na opção Outros Impostos, será aberto o pop-up "Outros Impostos Nota" onde serão apresentados os impostos previamente configurados na tela Impostos. Este pop-up poderá ser alimentado automaticamente, de acordo com as conformações realizadas na tela mencionada, ou ainda, pode-se informar os impostos manualmente. No caso da inserção manual, os impostos disponíveis para lançamento, serão também àqueles cadastrados anteriormente na tela Impostos.
Após concluir a edição do imposto, o sistema recalcula o total da nota, se os impostos foram editados para nota, ou então recalcula o imposto do item, se os impostos foram editados para o item.
Quando o parâmetro "ISS retido por outros impostos - ISSRETOUTIMP", estiver ligado o sistema marcará a nota com ISSRETIDO = 'S' (Sim) se o Imposto for do Tipo ISS e se o tipo do imposto (aba Outros Impostos do cadastro de serviços/produtos) for "Subtrair" (que resultará em 'Retido' quando for inserido na nota como item).
Na utilização desta opção Outros Impostos, onde podemos inserir, alterar ou excluir impostos, finalizando um destes três procedimentos e fechando-se o pop-up Outros Impostos Nota, caso o parâmetro "Refazer financeiro após edição de Outros Impostos? - REFAZFINEDITIMP" esteja habilitado, o sistema irá "refazer" o financeiro do documento automaticamente, evitando divergências entre o total da nota e o financeiro.
Refazer a Quantidade de Volumes
Esta opção é utilizada quando alguma modificação (inserção de produtos / retirada / alteração da quantidade) for feita em um documento que já foi confirmado anteriormente, sendo necessário atualizar a quantidade atual dos volumes.
Recalcular Custos/Preços automaticamente
Se marcada a opção Recalcular Custos/Preços automaticamente, o sistema fará atualização de custos e/ou preço de venda quando for realizada alguma alteração em uma nota já confirmada, diante das seguintes condições:
- Se o Tipo de Operação - TOP estiver configurado na Aba Geral, campo "Precifica", as opções "Atualiza Somente Custo" ou "Atualiza Custo/Preço de Venda";
- Se o tipo de movimento for "Pedido de Compra", "Nota de Compra", "Devolução de Compra", "Transferência" ou "Devolução de Venda";
- A opção Recalcular Custos/Preços automaticamente já deve estar marcada, ou deve estar desmarcada após a seleção ou não deve-se fechar e abrir novamente a Central de Movimentações Internas;
- No Cadastro do Usuários a opção "Altera registros confirmados" presente na aba Segurança e no cadastro de Tipos de Operação - TOP a opção "Permitir alteração após confirmar", devem estar marcadas para que seja possível alterar a nota confirmada.
Resumo de Impostos
A opção Resumo de Impostos quando acionada, exibe um pop-up com esta mesma nomenclatura, contendo o nome dos Impostos e suas respectivas Base, Alíquota e Valor, que foram calculados baseando-se em configurações prévias (alíquotas de ICMS, PIS, COFINS, CSSL, por exemplo) no documento em questão.
Observação: Quando o campo "Cálculo de ICMS, IPI e ISS" presente na aba Impostos do cadastro do Tipo de Operação - TOP estiver definido com a opção "Calcula na Confirmação" e o Status da nota estiver diferente de "Liberada", se for solicitada a visualização do Resumo dos impostos antes de confirmar a nota, no rodapé do pop-up será apresentada a seguinte mensagem de alerta:
"Alguns impostos são calculados apenas na confirmação."
Salvar documento confirmado
Quando a marcação "Salvar doc. confirmado sem perguntar" localizada no Cadastro do Tipo de Operação - TOP, aba Geral estiver acionada, ao realizar a edição dos itens de um pedido/nota que já foi confirmada o pop-up "Salvar documento confirmado" não será apresentado questionando quais dados serão salvos:
A opção Salvar documento confirmado permitirá a visualização do referido pop-up para que as alterações do documento já confirmado sejam salvas de acordo com o desejado.
Simulação de frete com escolha de transportadora
Para que, ao estar posicionado na opção Simulação de frete com escolha de transportadora do botão "Outras Opções..." o pop-up de nomenclatura "Simulação de Frete" seja aberto, se fazem necessárias as configurações nas telas Comercial > Arquivo > Cadastros > Eventos para Cálculo de Frete e Comercial > Arquivo > Cadastros > Tabelas para cálculo de frete.
No pop-up Simulação de Frete, seleciona-se nas três grades as linhas referentes aos itens que deseja-se simular, Tabela, Transportadora e Evento, respectivamente.
Esta simulação pode ser realizada de duas maneiras, a primeira alternativa é clicando-se no botão "Selecionar"; a segunda é através de um duplo clique na grade relacionada a Transportadora (grade do meio); feito isso, o sistema calcula o valor do frete e o exibe no rodapé da nota em questão (Central de Movimentações Internas > Aba Transporte).
Ver solicitações de liberação
Ao clicar na opção Ver solicitações de liberação o sistema irá abrir a tela de solicitações de liberação exibindo somente as liberações pendentes; deste modo, além de visualizar pode-se alterar a solicitação. Caso a nota ou pedido não possua liberações, será apresentada uma mensagem avisando que o documento não possui liberações pendentes.
Esta opção somente estará disponível caso o parâmetro "Usar liberação de limites por alçada? - USALIBLIM" esteja habilitado.
No texto pertinente a tela Tipo de Operação - TOP, teremos as configurações necessárias para Cascateamento de liberações na Aba Liberação em Cascata.
Abrir Conferência
Para a utilização desta opção, você irá selecionar um documento que contenha itens controlados por "Série" (Cadastro de Produtos > aba Medidas e Estoque > sub-aba Controle adicional); ao acionar a referida opção, teremos a tela "Comercial > Rotinas > Série Global > Conferência de Série"; esta tela é aberta já posicionada no documento previamente selecionado, onde serão apresentados alguns dados a seu respeito, tais como o "Nro único da Nota", "Número da Nota" e o Parceiro envolvido na negociação.
O uso desta opção, está ligado à rotina descrita no tópico Controle de Produtos com Número de Série Global.
Abrir Conferência p/ Cancelamento ou Exclusão
Para a utilização da opção "Abrir Conferência", você irá selecionar um documento que contenha itens controlados por "Série" (Cadastro de Produtos > aba Medidas e Estoque > sub-aba Controle adicional); ao clicar na referida opção, a tela "Comercial > Rotinas > Série Global > Conferência de Série p/ Exclusão ou Cancelamento" será aberta; esta tela é aberta já posicionada no documento previamente selecionado, onde serão apresentados alguns dados a seu respeito, tais como o "Nro único da Nota", "Número da Nota" e o Parceiro envolvido na negociação.
Além disso, sua finalidade é diferente da opção anterior, ou seja, ela será utilizada sempre que for necessário excluir ou cancelar uma nota que já esteja com seus itens conferidos pela tela de "Comercial > Rotinas > Série Global > Conferência de Série".
O uso desta opção, está ligado à rotina descrita no tópico Controle de Produtos com Número de Série Global.
Conferência
Um documento é disponibilizado para conferência, se no Tipo de Operação - TOP utilizado para seu lançamento, na aba "Validações", o campo "Exige conferência" estiver assinalado, e algum de seus itens estejam pendentes e não estejam em seu cadastro, com o campo "Excluir do processo de conferência" marcado (Cadastro de Produtos, aba "Geral").
Esta opção está diretamente relacionada às rotinas de Configuração de Conferência e Fila de Conferência. Ela é composta por 5 (cinco) possibilidades que poderão ser acionadas de acordo com o processo adotado por cada empresa. São eles:
Liberar para conferência Reprocessar conferência
Solicitar recontagem Reaplicar corte
Na realização do lançamento de um documento, cujo Tipo de Operação - TOP está configurado para conferência e possui um produto que faz parte do processo de conferência, você deverá acessar esta opção para liberar o referido documento para conferência, ou seja, ela será apresentada na tela Fila de Conferência, e enquanto sua conferência não for realizada, não será possível confirmá-la.
Após você realizar a liberação da solicitação, se não existirem mais solicitações de liberação para essa conferência, selecionando-se esta opção, o sistema irá refazer o corte, e caso não haja itens com quantidade maior ou produtos não constantes no pedido, o sistema realizará o corte e finalizará a conferência como "OK".
Em casos onde deseja-se alterar a quantidade negociada em notas ou pedidos, inserir ou remover itens, após a nota ter sido conferida e finalizada como "OK", o sistema irá marcar essa conferência como finalizada e divergente. Neste caso, também será necessário reprocessar a conferência, ou então fazer uma nova conferência para seguimento no processo.
De modo geral, uma recontagem se faz necessária, em situações de divergências nos produtos. Nos casos em que o campo "Recontagem" presente na aba "Geral" da tela Configuração de Conferência, estiver definido como "Comandada", você deverá solicitar uma nova recontagem através desta opção. Esta recontagem pode acontecer de todos os produtos, mesmo os que não tiveram divergência, ou apenas os itens que apresentaram divergência; esta definição é feita no campo "Abrangência da recontagem" também presente na tela mencionada acima.
Pode ocorrer uma situação, onde um "Pedido" tenha sido conferido, gerando o corte de alguns itens e faturado normalmente, contudo por algum motivo a "Nota" que foi gerada no faturamento, foi excluída pelo usuário. Nesse caso, o sistema perde o que tinha sido cortado anteriormente. Quando ocorrer essa situação será necessário utilizar esta opção "Reaplicar corte", para que o sistema reaplique o corte no "Pedido" e possibilite que este seja faturado novamente.
Esta opção simplesmente realiza a exclusão da conferência, e junto a este procedimento, exclui a quantidade de corte dos produtos, retornando-a a zero.
Conheça as novidades
A opção Conheça as novidades apresenta os novos recursos disponibilizados na Central de Movimentações Internas. Através do pop-up "Novidade Disponível" tem-se a exibição das funcionalidades presentes na tela. São elas:
- Os documentos abertos (notas, pedidos etc) são organizados de forma agrupada em abas, de acordo com o Tipo de Movimento, ou seja, cada Central - Compras | Vendas | Mov. Internas reúne os compatíveis com seu Tipo de Movimento;
- O controle de documentos em edição é mais simples e fácil, pois pode-se alternar entre os documentos abertos através do botão "Alternar entre os documentos", disponibilizado quando houver mais de um documento aberto na tela;
- Além da Consulta de Produtos, a Ficha de Parceiros também pode ser aberta através da Central, por meio do Botão "Parceiros";
- Na Grade de Itens, tem-se o campo de busca de itens tomando um menor espaço na grade;
- Também na Grade de Itens, pode-se efetuar a inclusão e edição dos produtos mesmo em modo grade;
- Tem-se os botões "Mostrar lista de painéis" e "Mapa de atalhos", que visam auxiliar na navegação na tela e no acesso às opções mais frequentemente utilizadas.
Configurações
Através da opção Configurações, será aberto um pop-up de mesmo nome, contendo as seguintes marcações:
Layout automático: Esta opção é exclusiva de Parceiro Sankhya.
Ignorar vendedor preferencial do parceiro: Esta opção se marcada, o sistema não preencherá o campo vendedor ao informar-se o Parceiro. Quando desmarcado, o sistema irá sugerir o Vendedor preferencial, configurado no Cadastro de Parceiros (campo presente na aba Identificação).
Ao fechar com mais de um documento aberto: Através desta opção, você deverá definir a forma que o sistema irá proceder no ato do fechamento de vários documentos abertos simultaneamente na central, são apresentadas as seguintes formas:
- Perguntar - Ao selecionar esta opção, será aberto o pop-up "Múltiplos documentos abertos" informando que existe mais de um documento sendo executado na central, solicitando a confirmação do fechamento de todos os documentos ou somente do mesmo. O referido pop-up disponibiliza a marcação "Salvar resposta", esta marcação fixará de forma automática a confirmação efetuada até que a forma seja alterada;
- Atual - Selecionando esta opção, será fechado somente o documento atual e carregado o próximo de acordo com a ordenação de documentos abertos;
- Todos - Com esta opção, serão fechados todos os documentos que estão sendo executados, caso não estejam finalizados todas as informações serão perdidas.
Ver acompanhamentos
A opção Ver acompanhamentos tem o objetivo de registrar todas as ocorrências de um determinado documento, seja este Pedido de Requisição, Requisição, Devolução de Requisição ou Transferência, podendo estas serem referentes ao próprio documento, ao Parceiro, à Transportadora, ao Produto, ao Contato, à Empresa, ao Vendedor, ao Veículo ou ao Frete. Esta tela tem a função de prover informações referentes ao andamento de uma solicitação e à sua qualidade.
Para visualizá-la, selecione o documento desejado e em seguida, acione esta opção. Através da tela que será aberta, pode-se incluir, alterar e remover ocorrências referentes à estes documentos.
Na grade superior, pode-se visualizar alguns detalhes da nota, tais como Número Único, Número Nota, Status NF-e, Status NFS-e, Número lote NF-e, Número lote NFS-e e às Observações NFS-e e Observações NF-e, sendo que estas duas últimas poderão ser visualizadas através do duplo clique na linha ou através do botão "Ver observação".
Na grade inferior são apresentadas as ocorrências relacionadas a cada documento, que poderão ser visualizadas, alteradas, incluídas ou excluídas.
A "Data", a "Hora do Acompanhamento" e a "Referência" devem ser obrigatoriamente preenchidos; esta última informação define o aspecto ao qual se refere a "Ocorrência", que é o último ponto a ser inserido na tela.
Observação: Ocorrências adicionadas manualmente podem ser alteradas e/ou excluídas por qualquer usuário (com acessos à consulta/alteração da tela). Já ocorrências adicionadas automaticamente pelo sistema não poderão ser alteradas ou excluídos por nenhum usuário.
Complemento...
A nota de complemento é utilizada nos casos em que uma nota tenha sido aprovada pela SEFAZ, porém contém algum dado errado, ou mesmo falte algum valor de imposto.
O objetivo desta opção é gerar uma Nota de Complemento, que nada mais é, do que efetuar uma cópia do cabeçalho da nota (que ficou com a informação errada), alterando a TOP, a observação, zerando a numeração da nota e as informações referentes a NF-e, para que se possa corrigir as informações necessárias.
Ao clicar na opção, será aberto o pop-up "Nota de Complemento" para geração da nota em questão.
Informe aqui a TOP de Complemento; um Tipo de Operação - TOP de Complemento, é caracterizada em sua configuração na aba "Impressão", campo "NF-e" deve estar definido como "Complementar", assim como o campo "Tipo de Emissão", presente na aba Impostos também no cadastro de TOP's. Ainda na aba Impostos, o campo "Cálculo de ICMS, IPI e ISS", deve ser obrigatoriamente definido como "Não calcula e digita". Com esta configuração, será permitido que sejam digitados os campos relacionados aos impostos nos itens da nota.
Na parte inferior desta tela, são apresentados os produtos da nota original, onde você pode escolher qual ou quais itens constarão na nota de complemento. Todos os itens que estiverem na grade, estarão presentes na nota de complemento, portanto se desejar-se remover algum item, você pode utilizar os botões "Remover selecionados" ou "Remover NÃO selecionados". O sistema transporta as informações de quantidade, valor unitário, impostos e local para a nota de complemento, onde deve-se alterar manualmente os impostos os quais deseja-se complementar.
Ao clicar em "Confirmar" o sistema gera a nota de complemento, abrindo-a na Central de Mov. Internas.
Não é possível lançar complemento de complemento, porém não existe restrição para lançar mais de uma nota de complemento para a mesma nota. Além disso, o parâmetro "Aceita quantidade zero em notas de complemento - QTDZEROCPL" influencia diretamente esta rotina. Quando este parâmetro estiver habilitado, e for utilizada uma TOP de complemento contendo as configurações citadas acima, será possível informar a quantidade "0" (zero) no item. Caso o parâmetro esteja desabilitado, mesmo que a TOP de complemento esteja seguindo a configuração mencionada, ao tentar preencher quantidade zero no item, esta informação não será aceita.
Também atuando neste processo, temos o parâmetro "Data para cálculo de custos de nota de complemento - DTCOMPCALCCUSTO", que irá influenciar no cálculo do custo de Nota de Complemento da seguinte forma:
- Quando o parâmetro for definido como "Data da Nota de Complemento" o cálculo do custo da Nota de Complemento será realizado como se fosse uma entrada normal utilizando como base a sua "Data de Negociação";
- Quando configurado com "Data da Nota de Origem", a Nota de Complemento será "anexada" com a sua respectiva "Nota de Origem" e o cálculo será feito somando as duas, com base na "Data de Entrada" da Nota de Origem. Contudo, para este tipo de configuração, se existir uma compra ou venda do produto entre a data da Nota de Origem e a Data da Nota de Complemento, o parâmetro não irá influenciar nos cálculos, pois os custos ficariam divergentes devido à diferença do saldo de estoque entre as datas.
Nota: A configuração efetuada no parâmetro de chave DTCOMPCALCCUSTO também será considerada na realização do cálculo de custos que ocorre na confirmação de notas nas Centrais.
Com o parâmetro "Totaliza nota complemento s/ considerar quantidade? - TOTCOMPLSEMQTDE" habilitado, você poderá realizar o lançamento de uma Nota de Complemento sem informar a sua quantidade, preenchendo-a apenas os valores de impostos.
NF-e Complementar de Produtor Rural
Mediante definições pré-estabelecidas pela SEFAZ por meio de Nota Técnica, a NF-e Complementar de Produtor Rural, deverá seguir as especificações abaixo, mesmo que possua características de complemento. Diante disso, pode-se emitir uma NF-e de Complemento "Modelo de Documento 55" que referencia uma NF de Produtor Rural utilizando os "Modelos de Documentos 04 ou 1B".
Observação: o sistema permitirá a emissão de NF-e Complementar de Produtor Rural onde o emissor da nota seja caracterizado como Pessoa Física (CPF).
Selecionando uma NF de Produtor Rural emitida no sistema e acionando a opção Complemento..., é necessário que você considere as seguintes configurações:
Em relação a NF de Origem temos:
- Ao ser emitida, é necessário que você selecione no campo "Modelo do Documento" as opções de tipos de modelos "04 - Nota Fiscal de Produtor" ou "1B - Nota Fiscal Avulsa" (tela Tipos de Operação - TOP, aba Livro Fiscal);
- Deve-se constar no campo empresa, um Produtor Rural com CPF informado.
- Na tela Tipos de Operação - TOP, proceder do seguinte modo:
- Ao considerar a aba Validações, a marcação "Buscar NF de origem p/ referenciar na NFe" deverá estar habilitada;
- Em relação a aba Livro Fiscal, campo "Modelo do Documento" selecione a opção "55 - Nota Fiscal Eletrônica";
- Considerando a aba Impostos, campo "Cálculo de ICMS, IPI e ISS" deverá constar neste, a opção "Não calcula e digita";
- No campo "Tipo de Emissão", selecione a opção "Complementar" (aba Impostos);
- Na aba Impressão, campo "NF-e" utilizee a opção "Complementar".
Nota: Sobre a TOP de Complemento utilizada, considere as demais marcações padrões pertinentes a emissão de uma NF-e Convencional, como por exemplo, calcular os impostos PIS e COFINS, numeração automática, dentre outros.
Após o lançamento da NF-e de Complemento, você deve confirmá-la e gerar seu respectivo lote. Assim, o XML desta NF-e será devidamente gerado mesmo que tenha como referência um modelo em que o emissor da nota de origem seja Pessoa Física (CPF). Portanto, mediante as informações mencionadas, pode-se realizar o procedimento de encaminhado do arquivo XML para a SEFAZ, contemplando assim, suas determinâncias.
Gerar Nota de Remessa
Em linhas gerais, uma Nota de Remessa é aquela que acompanha o produto, sem ter a finalidade de venda ou compra. Pode-se ter esta situação em Remessa para conserto, envio de amostras, produtos para demonstração, envio para a garantia etc. São operações que se enquadram no grupo de CFOP 1900.
Pra emissão de uma nota nestas condições, você deve inserir o CFOP correto para a situação, inserir os dados do produto a ser enviado, inclusive os respectivos preços (pra efeito de seguro de transporte, deve-se ter valores); é válida a inserção de informações adicionais, por exemplo, "valores apenas para efeito de transporte".
Para utilização da opção "Gerar Nota de Remessa", atente-se para as configurações no Tipo de Operação - TOP, aba Geral, seção "Geração de Nota de Remessa na Confirmação". As marcações presentes nesta seção serão utilizadas para gerar movimentações conjuntas onde existe "Confirmação" de uma Venda ou Compra e gerará a "Nota de Remessa".
Se você efetuar a marcação "Gerar se parc. destinatário preenchido", fará com que a remessa seja gerada apenas se na nota de venda ou de compra estiver informado o "Parceiro Destinatário", ou seja, neste caso, este parceiro será utilizado como Parceiro da Nota de Remessa.
Observação: Não é permitido "Cancelar" diretamente a Nota de Remessa. Você deve cancelar a Nota de Venda ou Compra (Nota Principal) que gerou a remessa para que, a partir disso, possam ser canceladas as duas Notas, a nota principal e também a remessa. As Notas de Remessa serão identificadas pelo campo "Número Remessa" (NUREM) preenchido no cabeçalho da Nota (TGFCAB). A Nota Principal, que é a que poderá ser excluída, é reconhecida pela TOP que deve ter a marcação Gerar se parc. destinatário preenchido selecionada.
Importação de NF-e p/ CT-e
Para utilização desta opção, você deverá primeiramente configurar as Preferências para importação de NF-e p/ CT-e; uma vez determinadas as preferências para importação, ao acionar a opção "Importação de NF-e p/ CT-e" será aberto um pop-up de mesma nomenclatura.
O processo de importação dos dados da NF-e para lançar um CT-e, tem a finalidade de agilizar a operação de lançamento do CT-e da transportadora. Deste modo, é possível que grande parte dos dados do CT-e e das notas transportadas sejam inseridos e em seguida transmitidos à SEFAZ. Através da opção "Importação de NF-e p/ CT-e", tem-se o ponto de partida para este procedimento.
Inicialmente, por meio do campo "Dados da NF-e", determina-se como se dará a importação. Pode-se definir dentre três opções:
- Importar XML da NF-e: Esta opção é utilizada para importar os dados da NF-e através de um arquivo XML. Por esta alternativa, será possível importar um arquivo na extensão "XML", ou ainda no formato ".ZIP", sendo este último, contendo vários arquivos. Ao selecionar o(s) arquivo(s) XML é feita uma validação do CNPJ/CPF do emitente, destinatário e transportadora da NF-e. No sistema, o "Emitente" e o "Destinatário" precisam estar cadastrados como Parceiros, enquanto que a "Transportadora" da mercadoria correspondente à nota, precisa estar cadastrada como Empresa.
- Buscar nota do sistema: Esta indicará a utilização desta opção, quando a Empresa emitente da NF-e e a Empresa Transportadora emitente do CT-e estão na mesma base de dados. Definindo a forma de importação por esta opção, será aberto o pop-up "Busca Nota Fiscal no Sistema" para que seja feita a pesquisa de qual nota deseja-se importar para lançar o CT-e. A nota desejada pode ser importada clicando-se duas vezes sobre ela; assim que esta for selecionada, as mesmas validações existentes na importação do XML vão acontecer, exceto as ligadas à validações específicas do arquivo XML. Somente notas fiscais de modelo 1, 4 1B ou 55 confirmadas podem ser utilizadas para lançar o CT-e. uma vez selecionando-se a nota desejada, esta será inserida com as devidas informações.
- Consultar nota na SEFAZ: Esta opção pode ser empregada em casos que a Empresa transportadora está de posse da chave de acesso da NF-e a ser transportada. Ao utilizar esta opção, será necessário digitar o CAPTCHA (caracteres correspondentes à imagem exibida no lado superior direito do pop-up "Importação de NF-e p/ CT-e") e em seguida bipar, colar ou digitar a chave de acesso da nota. A partir disso, será feita uma consulta da nota no portal da NF-e, assim como é feito através do endereço:
http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/consulta.aspx?tipoConsulta=completa&tip oConteudo=XbSeqxE8pl8=
- Buscar nota recebida pelo e-mail/DF-e: Esta opção está diretamente relacionada a rotina Configuração p/ leitura de XML no e-mail; depois que o sistema busca e localiza XML's dos documentos na Caixa de entrada do usuário de e-mail, estes uma vez baixados e salvos, podem ser importados através da opção Buscar nota recebida pelo e-mail/DF-e. Para sua utilização, informe a Chave de acesso do XML, e solicite sua Consulta; caso o documento seja localizado, este será carregado na grade; caso contrário, será exibida a seguinte mensagem:
"Xml não encontrado para a chave NF-e informada!"
Uma vez inseridas as notas desejadas, os demais campos presentes no pop-up "Importação de NF-e p/ CT-e" poderão ser carregados partindo-se da configuração realizada nas Preferências para importação de NF-e p/ CT-e, e ainda, quando for o caso, poderão ser editados. São eles:
- Empresa;
- Parceiro;
- Previsão de entrega;
- Produto predominante;
- A "Série" sempre precisará ser informada antes do lançamento do CT-e.
Além de alterar essas informações, pode-se conferir os dados das notas inseridas na grade existente na parte inferior do pop-up.
Depois que todas as notas e informações forem conferidas e estiverem em conformidade, clica-se no botão . Feita a importação, o CT-e será gerado contendo todos os dados obtidos através das notas fiscais utilizadas. Conforme definição nas Preferências para importação de NF-e p/ CT-e (aba Cabeçalho, campo Ao gerar o CT-e), o documento poderá ser apresentado assim que a importação for concluída ou será solicitada a importação de novas notas para inserção de um novo CT-e.
O detalhamento completo das funcionalidades da opção Importação de NF-e p/ CT-e, pode ser visualizado através do link Importação de NF-e para lançamento de CT-e.
Documentação do tipo de Operação- TOP
Por meio desta opção, você poderá visualizar a descrição da TOP referente ao registro selecionado. Para isso, é necessário primeiramente preencher a aba Documentação localizada na tela Tipo de Operação-TOP com as informações relacionadas a TOP.
Caso não seja cadastrado nenhuma informação nesta aba, ao clicar na opção Documentação do tipo de Operação- TOP, o sistema apresentará a mensagem abaixo:
"TOP X não tem documentação cadastrada."
Nota: Se for selecionado mais de registro na grade, a opção Documentação do tipo de Operação- TOP não será apresentada.
Acesse também:
Central de Movimentações Internas
Central de Mov. Internas | Grade Itens > Botão Outras Opções
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