Módulo: Comercial > Rotinas
Além do botão "Outras Opções..." presente na Central de Movimentações Internas, representado pelo ícone e descrito através do link Central de Mov. Internas | Botão Outras Opções, nesta mesma tela, na Grade Itens tem-se este mesmo botão, porém com outras funcionalidades; vejamos sobre cada uma delas:
Observação: As opções que forem apresentadas desabilitadas, não estão disponíveis para uso nesta Central.
Inclusão contínua
Quando você fizer o uso da opção Inclusão contínua, ao finalizar e salvar o acréscimo de um item, o sistema reposiciona o formulário em modo de inserção automaticamente, caracterizando e possibilitando assim a adição consecutiva de novos produtos na grade.
Mostrar grade e formulário
Ao marcar a opção Mostrar grade e formulário, as duas formas de visualização da grade Itens, formulário e grade, serão exibidas simultaneamente; teremos o formulário na vertical e na parte superior, e a grade na horizontal na parte inferior da tela.
Esta é uma opção configurada por usuário, ou seja, se você acessar o sistema e esta opção estiver marcada, sempre que acessar esta tela e executar a inclusão de itens, a grade será exibida conforme esta configuração, sendo modificada apenas caso a opção seja desmarcada.
Nota: Quando for feita a configuração para apresentar grade e formulário e o usuário estiver realizando alguma inclusão de produtos, se for selecionado algum item na grade, o modo de inclusão não será perdido; pode-se prosseguir com a inclusão normalmente.
Documentos relacionados
O acionamento da opção Documentos relacionados abre o pop-up "Documentos relacionados ao produto X"; nele será possível visualizar os documentos já lançados no sistema e que são ligados a um ou a todos os produtos do documento em questão.
Por exemplo, ao acessar esta opção estando-se posicionado em uma Nota de Venda que foi originada de um Pedido de Venda, este pedido de Pedido de Venda será apresentado neste pop-up na seção Documento de Origem. Imaginemos agora, que a Nota de Venda teve alguns de seus itens devolvidos; neste mesmo pop-up, na seção Documento de Destino será exibida a nota referente a esta devolução.
Podemos ainda, estabelecer um vínculo entre o item selecionado e outro documento manualmente, para isso, deve-se clicar em "Novo" no pop-up de Documentos relacionados e utilizar-se o botão de pesquisa do campo "Nro. Único" para localização do documento a ser vinculado.
Se a opção "Somente pedidos do parceiro para help" estiver marcada, serão exibidos somente itens do mesmo parceiro da nota na pesquisa do campo "Nro. Único".
Importante: A consulta de documentos relacionados, é realizada com base nas seguintes condições:
- Local do Item igual, entre o item da nota e o item do pedido que está sendo procurado;
- Controle do Item igual entre o item da nota e o item do pedido que está sendo procurado;
- Tipo de Movimento igual a "P" (Pedido de Venda), pois a nota é do Tipo de Movimento "V" (Venda);
- Código do Parceiro deve ser igual entre nota e pedido que está sendo procurado, caso a marcação "Somente pedidos do parceiro para help" esteja realizada;
- O pedido que está sendo buscado, deve ter o item de mesmo "Cód. Produto" que a nota;
- O item do pedido deve estar pendente;
- O pedido que está sendo procurado também deve estar pendente.
Observação: quando o parâmetro "Ao adicionar Doc. Relac. consid. Doc. confirmado? - CONSDOCCONFIRM" estiver ligado, apenas os documentos confirmados poderão ser vinculados. Caso contrário, os documentos não confirmados também serão vinculados.
O parâmetro "Liga prod. a ped. de compra vinculados na nota de compra? - LIGAUTORIG" influencia a opção "Documentos relacionados", de modo a manter o vínculo entre os itens do Pedido/Nota e o Pedido de Origem mesmo quando o Lote for alterado ou for incluído ao Pedido/Nota outro item com o mesmo produto. Para manter esta ligação a quantidade do Pedido de Origem deve ser respeitada.
Observação: No pop-up de Documentos relacionados, as casas decimais apresentadas na coluna Quantidade atendida serão geradas de acordo com a configuração realizada para cada produto em seu respectivo cadastro (Cadastro de Produtos, aba Medidas e estoque, campo Decimais para quantidade).
Ao habilitarmos o parâmetro "Controla alteração documentos relacionados - CONTRALTDOCREL", será disponibilizada a marcação "Altera ligação entre documentos" na tela "Controle de Acessos" (Módulos > Comercial > Rotinas > Central de Notas). Esta marcação está vinculada às funcionalidades que permitem incluir e/ou excluir qualquer item da opção Documentos Relacionados e seu respectivo pop-up, desde que, o parâmetro esteja habilitado e a marcação selecionada. De outra forma, quando a chave CONTRALTDOCREL encontrar-se ligada e a marcação desabilitada, não será possível realizar estas configurações. Sendo assim, o sistema emitirá a seguinte mensagem:
"Não é possível inserir um registro. Verifique as permissões de acesso".
Nota: Quando o parâmetro encontrar-se desabilitado, será mantido o comportamento atual do sistema, ou seja, não será concedido o acesso para realizar qualquer inclusão e/ou exclusão de itens.
Outros Impostos
Se você utilizar a opção Outros Impostos, será aberto o pop-up "Outros Impostos Item da Nota" onde serão apresentados os impostos previamente configurados na tela Impostos. Este pop-up poderá ser alimentado automaticamente, de acordo com as conformações realizadas na tela mencionada, ou ainda, poderemos informar os impostos manualmente. No caso da inserção manual, os impostos disponíveis para lançamento, serão também àqueles cadastrados anteriormente na tela Impostos.
Informações de Controle Adicional
Esta opção será apresentada apenas quando for efetuado o lançamento de itens que apresentam as seguintes informações:
- Data de Fabricação;
- Data de Validade;
- Informações Adicionais;
- Parâmetro "Usar data de Fabricação junto com Lote? - LOTEDTFAB";
- Parâmetro "Usar data de validade junto com Lote? - LOTEDTVAL";
- Parâmetro "Informações adicionais para Lotes? - LOTEINFO".
Assim, por meio dessa opção pode-se inserir e consultar os dados pertinentes a este controle adicional dos produtos.
Nota: quando os parâmetros mencionados estiverem habilitados e o produto estiver configurado com controle adicional do tipo "Número do Lote" (definição realizada na tela de Cadastro de Produtos, na aba Medidas e Estoque, sub-aba Controle adicional, no campo "Controlar por"), se os campos Data de Fabricação e Data de Validade não forem preenchidos, ao confirmar a requisição a mensagem abaixo será apresentada:
"Falta informar Data de Validade e/ou Data de Fabricação em alguns produtos.
[ { Produto:X, Lote:Y} ]
Código: CORE_E04788"
Observação: para a Central de Mov. Internas, é possível informar apenas a Data de Fabricação e Data de Validade quando o "Tipo de Movimento" estiver definido com a opção "Requisição".
Opções p/ Controlar Pesquisas
Esta opção leva à marcação Pesquisar por Cód.Barra do Estoque/Unid.Alternativa que ao ser marcada, trabalha em concordância com o parâmetro "Código e/ou referência nos ítens? - CODPROREF", que se estiver definido com a opção "Referência", será possível no lançamento dos itens utilizar os códigos de barra previamente cadastrados para estes respectivos Produtos (aba Código de Barras).
Importante: Quando o parâmetro "Código e/ou referência nos itens? - CODPROREF" estiver definido com a opção "Referência", se fará necessária a ativação do parâmetro "Mostrar qual o tipo de referência - MOSTRARQUALREF", pois este será o responsável por definir se a referência apresentada na grade Itens será tanto "Referência do produto e Referência do fornecedor" ou cada uma unitariamente.
Bens
Esta opção é habilitada de acordo com o Produto que está sendo lançado e o Tipo de Operação - TOP que está sendo utilizada. O item que está sendo inserido no documento, em sua configuração deve estar definido como Imobilizado (aba Geral > campo Usado como) e o Tipo de Operação - TOP na aba Estoque, o campo Atualização do Bem deve estar diferente da opção Não Atualizar e assinalado com uma opção compatível com a operação na qual a TOP será empregada.
No Tipo de Operação - TOP, aba Estoque, o campo Atualização do Bem possui as seguintes opções:
- Não Atualizar;
- Compra;
- Baixa/Venda;
- Dev. Venda de Bens;
- Trans.Saída/Remessa;
- Trans.Entrada/Retorno.
A opção Bens, possui 5 (cinco) alternativas, são elas:
- Compra de Bens;
- Baixa de Bens;
- Transferência de Bens;
- Retorno de Bens;
- Devolução de Venda de Bens.
Logo, considerando um produto Imobilizado, devemos aliar estes dois aspectos. Por exemplo, utilizando-se um Tipo de Operação - TOP definido no campo Atualização do Bem como Baixa/Venda, indica-se a utilização da opção Baixa de Bens; ao lançar o produto e acionar esta opção, será aberto um pop-up com este mesmo nome, onde você irá associar o item em questão a um bem; no nosso exemplo, para que um item seja vendido e seja feita sua baixa, é necessário que primeiramente ele seja adquirido, portanto é necessário que um Tipo de Operação - TOP que atualize o bem na compra seja devidamente utilizado na Central de Compras.
Nota: Ao lançar um item de um produto imobilizado nas Centrais de Notas, desde que este contenha a TOP que atualiza bem, será apresentada a tela de bens automaticamente ao confirmar o item, ou ainda, esta poderá ser acessada através desta opção na grade de "Itens" das Centrais.
Na janela de registro de bens que se abre, a opção "Inserção contínua" localizada no botão "Outras Opções..." servirá para que, ao utilizar o leitor de código de barras e capturar o código do bem, o sistema salve o registro atual e abra uma nova linha para receber uma nova leitura, ou seja, com esta opção selecionada, insere-se de forma contínua os códigos dos bens, salvando a linha atual e abrindo logo em seguida a próxima linha para receber os novos dados.
Observação: A nova linha criada utilizará a informação do "Departamento" usado na linha anterior.
Nota: Para que o "Cód. Departamento" seja preenchido no momento da emissão da baixa do bem, realize as seguintes configurações:
- No Cadastro de Produtos, aba "Bens", sub-aba Bens, aba "Geral", preencha o campo "Departamento" do bem que será utilizado na operação;
- Em seguida, na tela Tipo de operação - TOP, localize o registro vinculado na nota; na aba Estoque, o campo "Atualização do Bem" deve estar com a opção "Baixa/Venda" selecionada;
- Assim, ao informar o produto imobilizado e realizar a baixa de bens, seu Departamento será apresentado conforme configurado.
Consultar/Alterar Dados do Imposto do Item
Ao selecionarmos esta opção, será aberto um pop-up com esta mesma nomenclatura, onde serão apresentados os dados dos impostos calculados para o item em questão. Para visualizar estes dados sobre cada item, é necessário clicar sobre sua linha correspondente, e em seguida acessar a referida opção, ou seja, o pop-up é aberto por item. A tela dará a possibilidade de inclusão, exclusão e alteração das informações sobre os impostos.
O pop-up Consultar/Alterar Dados do Imposto do Item também possui um botão "Outras Opções...", que traz duas opções, "Copiar Impostos da NF Origem (Todos os Itens)" e "Copiar Impostos da NF Origem (Do item)". Estas marcações quando realizadas, fazem a cópia dos impostos da nota de origem para a nota que está aberta, para todos os itens, ou para um único item (isso quando a nota aberta possuir nota de origem, e nesta tiverem sido feitos os cálculos de impostos).
O campo "Código Alíquota" será preenchido de forma automática quando os impostos de ICMS, IPI, ISS, PIS, COFINS e CSLL forem configurados nas suas respectivas telas de cadastro. Além disso, quando a marcação "Digitado" do pop-up Consultar/Alterar Dados do Imposto do Item... for acionada, o campo Código Alíquota será limpo.
Na tela Auditória de Modificações, pode-se conferir por meio da tabela "CODALIQICMS", se houve alteração no campo Código Alíquota.
Lançar por Cód. de Barra
Através desta opção, realiza-se o lançamento de itens por meio do Código de Barras. Temos duas maneiras de acessar a referida opção:
- Botão "Outras Opções > Lançar por Cód.Barra" na grade de Itens;
- Pelas teclas de atalho no teclado "Ctrl + B".
Por meio de uma das opções descritas acima, o sistema abre o pop-up "Lançamento por Código de Barras", que contém as seguintes informações:
Código de Barras: Esse será o campo no qual poderá ser feita a digitação manual do "código de barras do produto", ou bipa-lo através de um leitor.
Ao ser informado o código de barras do produto no campo Código de Barras e posteriormente clique no botão "Incluir", o sistema irá inserir o produto na grade disponível mais abaixo no pop-up. Ao informar o "código de barras" no campo citado e pressionando-se a tecla <Enter>, o sistema também incluirá o Produto na grade de itens, bem como se o usuário bipar o "código de barras" do Produto, o sistema irá preencher o código de barras e já incluir o item na grade de itens.
A grade possui as seguintes colunas:
Código de barras: Códigos de barras que já foram incluídos na tela.
Quantidade: Quantidade do Produto com determinado "código de barras", por exemplo, se o usuário bipar o "código de barras" 789123456 duas vezes, a grade de itens possuirá o código de barras 789123456 com a quantidade 2.
Se for feita a tentativa de exclusão de um item, o sistema excluirá a linha do Produto na grade, mesmo que este tenha mais de uma quantidade incluída.
O botão "OK" confirma os itens que foram incluídos pelo "código de barras", abarcando os mesmos, efetivamente, na Negociação (Pedido/Nota) na grade de itens, salvando-os e validando estes, assim como ocorre na inserção normal de um item pela grade.
O botão "Cancelar" suspende a inserção as informações, não acrescentando os itens pelo "código de barras".
A grade apresenta um totalizador de quantidades, fazendo um somatório do campo "Quantidade" da grade de todos os itens inseridos.
Ao tentar incluir um "código de barras" para o qual o sistema não o encontre cadastrado, a seguinte mensagem será apresentada:
"Produto inexistente."
No lançamento dos itens por "Códigos de barras", o sistema busca esta informação nos cadastros realizados, na seguinte ordem:
- Campo "Cód. de Barras" da aba Estoque do Cadastro de Produtos - TGFEST;
- Campo "Código de Barras" da aba Unidades Alternativas do Cadastro de Produtos - TGFVOA;
- Campo "Referência" ou "Código de Barras" da aba Geral do Cadastro de Produtos - TGFPRO;
- Campo Cód. Barras da aba Código de Barras do Cadastro de Produtos - TGFBAR.
Algumas empresas trabalham com código de barras em seus produtos, iniciados com o número 2. Nesta situação, pode-se ter três caminhos. A saber:
- Código de barras iniciado com "2":
Será verificado se o parâmetro "CODBARDECOMP2 - Cód.barras = Cód.Prod./Preço/Qtd, qdo iniciado c/2" está acionado.
Em seguida, como está a configuração do parâmetro "FORMABARRASQTD - Formatação código de barras", e fará a leitura do código de barras conforme a definição deste. Vejamos um exemplo da configuração do referido parâmetro:
POSCODPROD=2
TAMCODPROD=6
POSQTD=8
TAMQTD=5
DECQTD=3
Feito isso, será verificado se o campo "Cód.Barras com quantidade" na tela Configurações > Cadastros > Produtos > aba Medidas e estoque > aba Estoque, está marcado.
Confirmados estes pontos, o sistema irá localizar o produto e o código de barras, e o incluirá na tela de Lançamento por "Código de Barras" normalmente.
- Caso o "Código de Barras" comece com "2" e tenha "Código de Produto" e "Valor Total":
Neste caso a quantidade será obtida através da divisão entre o "Valor total" e o "Preço de Venda".
Para se chegar ao "Preço de Venda" a configuração do parâmetro "CODTABVAREJO - Código Tabela Preços Varejo" será levada em consideração. Se igual a zero, será utilizado o preço configurado na "Tabela Zero" de preços (Comercial > Arquivo > Tabelas de Preço), caso contrário, será o preço da tabela configurada pelo parâmetro. Em ambos os casos a data de referência para o preço será a "Data de Negociação" do "Cabeçalho da Nota".
- O campo "Utilizar Balança" da tela "Configurações > Cadastros > Produtos > Medidas e Estoque > Estoque", deve estar marcado.
- O campo "Decimais para quantidade" da tela "Configurações > Cadastros > Produtos > Medidas e Estoque > Medidas", deve estar marcado.
- O "Código do Produto" será cinco caracteres iniciando na posição dois e o "Valor Total" será cinco caracteres iniciando na posição oito.
O "Código de Barras" no sistema será obtido utilizando o campo "Referência" da "Aba Geral" da tela "Configurações > Cadastros > Produtos" ou o campo "Código de Barras" da "Aba Unidades Alternativas".
Caso o campo "Cód. Barras Balança por Unidade" da tela "Configurações > Cadastros > Produtos > Medidas e Estoque > Estoque", esteja marcado, o valor informado no "Código de Barras" será considerado "Unidade".
- Código de Barras NÃO iniciado com "2":
O "Código de Barras" no sistema será resolvido conforme já informado anteriormente, utilizando a seguinte sequência:
- Campo "Cód. de Barras" da aba estoque do cadastro de produtos - TGFEST. Caso o parâmetro USACODEMPCODBAR esteja ligado, o "Código da Empresa" da Nota será utilizado como critério adicional. Será usado o "Local" e o "Controle" na inclusão do item.
- Campo "Código de Barras" da aba "Unidades alternativas" do Cadastro de Produtos - TGFVOA. Será utilizado o "Controle" e a "Unidade" na inclusão do item.
- Campo "Referência" da aba propriedades do cadastro de produtos - TGFPRO.
- Campo "Cód. Barras" da aba "Código de Barras" do Cadastro de Produtos - TGFBAR.
Feitas estas verificações, O sistema irá localizar o "Produto" e o "Código de Barras" e os incluirá na tela de "Lançamento por Código de Barras".
A regra para capturar o Local ao registrar um produto pela opção "Lançar por Cód. de Barra" será feita na seguinte ordem:
- Serão verificados os impostos por empresa (PEM);
- Verificado o local do Cadastro da Empresa;
- Se a TOP estiver marcada para sugerir local do parceiro, ele pega o local do parceiro da nota.
- Será verificado o parâmetro LOCALPADRÃO;
- O parâmetro "Informa menor local de armazenagem com estoque - INFMINLOC" faz um select para captura.
Substituir Componentes do Kit
Na Central de Compras | Vendas | Mov. Internas tem-se a funcionalidade Substituir Componentes do Kit, que realiza a substituição de componentes. Na inserção de um Kit, de acordo com o arranjo estabelecido na tela Configuração de Kit, os valores de preço, custo, desconto, ICMS e impostos dos Kit's e componentes podem sofrer alterações sendo necessário substituir algum componente do kit. Desta forma, teremos o exemplo:
Na venda de uma cesta (Kit padrão) que contenha um pacote do produto "A - Marca X" e outro do produto "B - Marca X"; percebe-se que não há mais do produto "A - Marca X", pode-se realizar a substituição dos componentes de uma cesta Kit de composição padrão, para uma cesta Kit de composição personalizada, onde pode-se incluir outros produtos, como neste caso, um produto "A - Marca Z".
Observação: Neste procedimento de substituição, não é permitido substituir para uma quantidade menor ou igual a zero, ou ainda maior que a quantidade do kit de origem.
Outras Ações
A opção Outras Ações será apresentada, se for configurada previamente alguma ação relacionada à tabela de itens (TGFITE) na tela Dicionário de Dados; esta ação será acionada através desta opção, sendo exibida na disposição, "Outras Ações > Nome da ação criada no Dicionário de Dados".
Acesse também:
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.