Módulo: Pessoal+ > Rotinas Folha
A Central do eSocial é a rotina onde serão gerados todos os dados que estão compondo as tabelas do Pessoal+ para geração dos Eventos para o eSocial. Aqui é possível gerar todos os Eventos de acordo com o layout atual do eSocial, liberá-los para envio e ver as mensagens de retorno do ambiente do governo. Assim, a partir das mensagens que descrevem o que precisa ser ajustado, é possível corrigir eventuais inconsistências. Portanto, o Sankhya Om não envia dados automaticamente, ele precisa que aconteça uma ação de liberação do usuário de folha para a transmissão do Evento ao fisco.
Outro processo realizado nessa tela é o de "Fechamento e Reabertura do Movimento" no ambiente do eSocial. O Fechamento encerra a referência, representando o cumprimento formal do prazo de envio daquele mês.
Uma vez realizadas todas as configurações nas telas e feitas as liberações da folha através do Gerenciador de Folhas, o sistema transmitirá todos os arquivos que já estiverem preparados para envio pelo módulo Pessoal+.
Importante: a versão mínima do Sankhya Om suportada pelo eSocial para geração dos eventos é a 4.10. Desse modo, caso a versão utilizada não seja compatível, a seguinte mensagem será exibida:
"Erro encontrado ao realizar geração da empresa xxxx. Abaixo retorno realizado pelo sistema. S-1005 || Versão do SanEsocial é incompatível com a versão do SankhyaOm utilizada."
Além do menu direto do Sankhya Om, a Central do eSocial pode ser acessada pela tela Gerenciador de DP.
Como demonstrado acima, ao clicar no menu "Central do eSocial", o sistema irá direcionar para essa tela em questão.
Ao acessar essa tela surgirá um pop-up com uma mensagem alertando sobre o "Ambiente" em que os eventos serão gerados. Se clicar em "Fechar", sempre que abrir a tela este pop-up será exibido. No entanto, para não visualizá-lo posteriormente, basta efetuar a marcação "Estou ciente e não mostrar novamente".
Acesse os links abaixo para conhecer as funcionalidades desta tela:
Funcionalidades da tela |
|
Painel de Filtros | Geração |
Eventos Pendentes | Eventos na Fila |
Acompanhamento | Recibos |
Finalização | Auditoria |
SanEsocial |
Painel de Filtros
Ao lado esquerdo, estão disponíveis os filtros para seleção da "Empresa" e "Referência".
O campo Ambiente apresentará a opção indicada na seção "E-Social" da aba Informações Gerais da tela Empresas.
Para atender a nova versão S-1.3 do eSocial, tem-se o campo "Versão eSocial" para que na referência 12/2024, possa escolher a versão de envio do eSocial dentre as opções: "S-1.2" e "S-1.3". Todavia, a partir de 01/2025 os envios serão realizados somente pela versão S-1.3.
Após definir os filtros e acionar o botão "Carregar", na parte superior da tela serão apresentados o código e a mensagem da "Sequência Atual" de geração dos Eventos, bem como, o "Status eSocial" desta geração em cada referência a fim de facilitar a análise dos dados.
Geração |
O menu Geração é utilizado para gerar os Eventos conforme a maneira que for mais viável para cada situação:
Seleção Funcionários: essa funcionalidade otimiza o tempo de geração dos eventos, proporcionando maior agilidade no processo. Para isso clique no ícone "Selecionar Funcionários Geração" e, selecione o(s) funcionário(s) desejado(s) por meio do botão
"Adicionar Funcionários". Após "Salvar" a lista de funcionários, basta pesquisar o Evento e "Iniciar Geração".
Nesta opção podem ser gerados os seguintes eventos: S-2200, S-2205, S-2206, S-2299, S-2300, S-2306, S-1200, S-1210, S-2210, S-2220 e S-2230.
Selecionar Eventos: para fazer a Geração dos eventos individualmente, clique na opção Selecionar Eventos, selecione o Evento que deseja gerar e confirme acionando o botão Iniciar Geração.
Nesta opção, ainda tem a possibilidade de realizar a seleção múltipla de eventos:
Todos: se for escolhida a opção para geração de Todos os Eventos, logo em seguida será apresentado na tela o resumo dos dados para confirmação do envio.
Ao clicar no botão Iniciar Geração será exibido um pop-up para que confirme se quer prosseguir, em caso positivo, será iniciada a geração de todos os Eventos.
Caso qualquer tipo de Evento esteja sendo gerado, o botão "Visualizar Gerações em Andamento" será apresentado na parte inferior da tela, assim, para visualizá-lo, basta clicar nele.
Quando for iniciada a geração do Evento, caso seja necessário cancelar o seu envio ao eSocial, acione o botão "Cancelar Geração".
Observação: para que os Eventos sejam gerados corretamente é necessário informar a quantidade de eventos em lote no parâmetro "Quantidade de eventos em lote-FPLOTEQNT". Caso o parâmetro não seja exibido na tela Preferências, ele deve ser criado de acordo com as seguintes regras:
- Chave: FPLOTEQNT
- Descrição: Quantidade de eventos em lote
- Módulos do Sistema: Configurações
- Aba: Diversas
- Tipo: Texto
- Texto: 30 (Valor recomendado)
Além disso, ao desligar o parâmetro "Desabilita carregamento por campos esocial - FPDESCAMESOCIAL" será desabilitado o carregamento dos campos que detalham o Evento para melhor performace na geração destes.
Os cards referentes aos Eventos S-1030, S-1035, S-1040, S-1050, S-1060, S-1080, S-1250, S-1295, S-1300, S-2221, S-2245, S-2250 e S-2260 não serão apresentados para a geração de eventos, conforme leiaute 1.0 do eSocial. Considere ainda que, apesar do evento S-2245 ter sido excluído dos cards na tela Central do eSocial, ao referir-se ao evento S-2200, o evento S-2245 precisa ser informado no campo "Código do Treinamento/Capacitação no eSocial" da tela Treinamento e Capacitação.
Ao ligar o parâmetro "Nome da procedure para consolidar TFPDEP_EMPFIS - FPREGFISDEPEMP", o sistema identificará que a empresa possui mais de um Registro Fiscal no momento da geração do Evento S-1020. De forma que, apenas os departamentos vinculados aos funcionários da sua empresa serão exibidos.
Quando os Eventos de remuneração S-1200, S-1210, S-2299 e/ou S-2399 de inclusão, alteração ou exclusão forem gerados, ao clicar no botão"Conferência Analítica de Tributos", o pop-up "Relatório Analítico de Conferência" será exibido para que possa realizar a geração do relatório dos Eventos S-5001, S-5002 e S-5003.
Lembrando que, ao gerar um novo Evento S-1200, o sistema verificará se já existe algum envio anterior ou uma nova rubrica dessa mesma competência, caso já exista, a folha será corrigida automaticamente inserindo as novas informações no XML.
Caso exista 2 empresas matrizes cadastradas com o mesmo CNPJ, ao receber o Evento S-5001, não será possível identificar corretamente a empresa que o recebeu, visto que o identificador de empresa que o eSocial retorna ao sistema é o CNPJ. Sendo assim, para que o sistema apresente os dados da conferência corretamente, não poderá existir 2 empresas matrizes configuradas com o mesmo CNPJ.
Nota: referente ao XML dos Eventos, destaca-se que:
Evento S-2190
Ao gerar e enviar um evento S-2190 - Registro Preliminar, a tag <natAtividade> será preenchida conforme a configuração do campo "Natureza da Atividade", localizado na tela Registro Preliminar.
Eventos S-2200/S2300
Ao gerar e enviar um evento S-2200/S-2300, referente a um novo registro da tela Configuração Funcionários, a tag <natAtividade> será preenchida conforme a configuração do campo Natureza da Atividade, localizado na tela Registro Preliminar.
Eventos S-2206/S-2306
Ao gerar e enviar um evento S-2206/S-2306, referente a um registro alterado na tela Configuração Funcionários, a tag <natAtividade> será preenchida conforme a configuração do campo Natureza da Atividade, localizado na tela Registro Preliminar.
Evento S-2299
- No XML deste, pode-se encontrar as informações de movimentações complementares de meses anteriores nos grupos <idePeriodo> e <detVerbas>, sendo que, haverá um grupo <idePeriodo> para cada <perRef>.
- Na geração dos Eventos S-2299 e S-2399 pode-se identificar o grupo <dmDev>, que poderá conter a tag <indRRA> quando houver valores de RRA a serem enviados.
- Em caso de inclusão ou alteração da data de desligamento decorrente de um Processo Trabalhista, cujo o "Tipo de Contrato" seja "3 - Trabalhador com vínculo formalizado, com inclusão ou alteração de data de desligamento" ou "4 - Trabalhador com vínculo formalizado, com alteração nas datas de admissão e de desligamento", ao gerar o Evento S-2299 será enviado o número do processo trabalhista na tag <nrProcTrab> juntamente com as demais informações do desligamento, porém, nesse caso o grupo de verbas da rescisão não será enviado.
- Ao realizar o pagamento de diferenças salariais com valores de Rendimentos Recebidos Acumuladamente - RRA em que houver participação de advogados para efetivação das verbas de Reajuste Salarial na mesma referência do desligamento do funcionário, o grupo Identificação dos Advogados <ideAdv> será enviado apenas se o campo "Valor total das despesas com Advogado(s)" estiver preenchido na sub-aba "Rendimentos Recebidos Acumuladamente - RRA", aba Convenção coletiva, Acordo coletivo ou Sentença Normativa da tela Sindicato.
Evento S-1200
- Em caso de pagamento de diferenças salariais com valores de Rendimentos Recebidos Acumuladamente - RRA em que houver participação de advogados para efetivação das verbas de Reajuste Salarial, o grupo Identificação dos Advogados <ideAdv> deve ser enviado apenas se o campo "Valor total das despesas com Advogado(s)" estiver preenchido na sub-aba "Rendimentos Recebidos Acumuladamente - RRA", aba Convenção coletiva, Acordo coletivo ou Sentença Normativa da tela Sindicato.
Evento S-1210
- Referente a este, tem-se o grupo <infoPgto> onde será gerada a tag <perRef> que é a referência de envio para RRA.
- Para cada novo <ideDmDev> gerado, o seu valor líquido será destacado individualmente. Para aqueles já existentes, o sistema irá buscar o valor líquido da base de cálculo da folha, mas para RRA's será necessária a soma de todos os proventos de RRA menos a soma de todos os descontos de RRA em relação ao valor líquido enviado no <ideDmDev> de RRA. Referente ao cálculo de proventos menos os descontos de RRA, o sistema irá verificar se o evento Pessoal está com a Base Líquida, caso não possua, o evento não será considerado.
- As informações dos dependentes cadastrados para admissões em que a "Situação eSocial" seja "Não sujeito a admissão no eSocial" serão geradas no grupo <InfoIRComplem> e no seu subgrupo <InfoDep>.
- As deduções do imposto de renda relativas a dependentes serão enviadas no grupo <dedDepen>, cujos valores enviados serão quebrados por tipo de rendimento e CPF de cada dependente. Desse modo, este grupo poderá receber até 999 envios.
- Serão geradas nos subgrupos <planSaude> e <InfoReembMed>, filhos do grupo <infoIRComplem>, as informações relativas a descontos ou reembolsos dos planos de saúde do titular e dos seus dependentes, sendo que, seus valores serão quebrados pelo CNPJ da operadora do plano de saúde empresarial (cnpjOper).
- Quando a "Data Laudo" referente à Moléstia Grave estiver preenchida na aba Admissão do Cadastro do Funcionário, será gerada a tag <dtLaudo> dentro do subgrupo <InfoIRComplem>, do grupo <ideBenef>.
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O grupo <infoIRComplem> irá gerar também as informações de Imposto de Renda por Código de Receita - CR no subgrupo <infoIRCR>, que conterá um único campo a ser preenchido com o código referente a cada tipo de Código de Receita e seu respectivo evento de Retenção.
- Ao lançar o evento S-1210 será verificado se há evento de previdência na folha com pagamento do período de apuração do colaborador com os códigos de incidência tributária para IRRF (<codIncIRRF>) 46, 47, 48, 61, 62 e 66 na Tabela de Rubricas, sendo esta do evento S-1010. E após a criação dos códigos, o grupo <previdCompl> será criado.
- Após a geração do evento S-1210 e criação do grupo acima, a tag <vlrDedPc> será preenchida com o valor do evento de dedução de envio obrigatório que deve possuir um valor maior que zero e até 14 algarismos.
- A tag <cnpjEntidPC> será preenchida com o número do CNPJ quando verificado em qual cadastro de Previdência Complementar o evento S-1210 está associado.
- Ao realizar a geração do evento S-1210, o grupo <InfoReembMed> com o número de inscrição do dependente cadastrado no eSocial será criado caso sejam validadas as seguintes informações:
- Se há proventos de plano de saúde na folha com pagamento dentro do período de apuração do colaborador com a natureza da rubrica 1405;
- Incidência tributária para IRRF (<codIncIRRF>) igual a 67;
- Além de ser associado a uma operadora de plano de saúde nos campos "Eventos Reemb." ou "Eventos Reemb. Anterior" da tela Plano de Saúde com uma sequência maior que zero;
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Desse modo, após associar os códigos do evento nos campos acima, os cálculos serão levados ao eSocial se estiverem na folha;
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Assim, as tags <vlrReemb> e <vlrReembAnt> serão preenchidas com o valor do provento que terão de 1 a 14 dígitos, de forma que os dois últimos serão os centavos.
- Com a criação do grupo <InfoReembMed> e em sequência <detReembTit>, será verificado se há valor de reembolso de plano de saúde com sequência zero e código associado ao campo Eventos Reemb Anterior da tela Plano de Saúde, assim, a tag <detReembTit> será preenchida com o valor do provento. Lembre-se que os dois últimos dígitos serão os centavos e o envio dessa tag é obrigatória quando o valor do provento for maior que zero.
- Com os critérios anteriores validados e a sequência do evento de reembolso no cálculo correspondente a um dependente do funcionário, haverá a criação do grupo <infoReembDep> e o preenchimento do campo "CPF" (tag <cpfBenef) do menu Dependentes da tela Funcionários.
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Ao acessar a Central do e-Social e gerar o evento S-1210 será possível visualizar o desconto do Plano de Saúde na folha de pagamento dentro do período de apuração do colaborador com a natureza da rubrica 9219, com sequência maior que zero e com código de incidência tributária para IRRF = 67.
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Caso o colaborador possua um dependente com a mesma sequência do evento do desconto enviado para o e-Social, então um grupo "Informações de dependente de plano de saúde coletivo empresarial" será criado, e poderá receber até 99 envios.
Observação: os envios serão quebrados pelo CPF do Dependente após o preenchimento do campo "Número de inscrição no CPF do dependente do plano de saúde".
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Assim, ao final, estando corretas as informações prestadas, o campo "Valor relativo à dedução do rendimento tributável correspondente a pagamento a plano de saúde do dependente" será preenchido com o respectivo valor do desconto.
Evento S-2240
- O número do processo Adm/Judicial do Agente Nocivo será gerado na tag <nrprocjud> do grupo <agNoc>.
Evento S-2399
- Em caso de pagamento de verbas rescisórias para trabalhador sem vínculo com valores de Rendimentos Recebidos Acumuladamente - RRA em que houver participação de advogados para efetivação das verbas de Reajuste Salarial na mesma referência do seu desligamento, o grupo Identificação dos Advogados <ideAdv> deve ser enviado apenas se o campo "Valor total das despesas com Advogado(s)" estiver preenchido na sub-aba "Rendimentos Recebidos Acumuladamente - RRA", aba Convenção coletiva, Acordo coletivo ou Sentença Normativa da tela Sindicato.
Evento S- 2501
- A "Data da moléstia grave atribuída pelo laudo" será enviada na tag <dtLaudo>, dentro do grupo <InfoIRComplem>, filho do grupo <ideTrab>.
- O grupo de Identificação dos Advogados <ideAdv> será enviado somente se o campo "Valor total das despesas com advogados" presente nas "Informações do Imposto de Renda por Código de Receita" do menu Informações de Tributos Decorrentes da tela Processo Tabalhista estiver preenchido.
Informações adicionais:
- Para realizar a geração do Evento S-1270 é preciso que haja ao menos um registro cadastrado na tela Pagamento de Trabalhadores Avulso Não Portuário.
- Caso seja alterado o cadastro de Treinamento e Capacitação de um funcionário, será gerado o evento S-2206 com a modificação realizada.
- Após a geração do Evento S-5012, caso tente aplicar algum filtro, surgirá um aviso informando que:
"Para o Relatório Consolidado de Conferência do IRRF (S-5012) não é possível realizar filtros de Lotações Tributárias, Estabelecimentos e Funcionários, visto que como o retorno dos valores é apenas por CNPJ Matriz e Códigos de Receita, não é possível filtrar por estes itens."
Eventos Pendentes |
Confirmada a Geração, no menu Eventos Pendentes, pode-se verificar os Eventos gerados que estão sendo carregados, a fim de que sejam liberados para transmissão ao eSocial ou gerados novamente.
Caso queira visualizar as informações do(s) Evento(s) gerado(s), clique no respectivo card e acione o botão "Visualizar Dados". Assim, serão apresentadas as informações contidas na geração.
É possível também alterar dados para os casos em que seja necessário finalizar o Evento ou alterar o número do recibo enviado anteriormente, para isso, clique no botão "Alterar Dados" e decida no pop-up apresentado se quer "Finalizar Evento"ou "Alterar Número de Recibo Anterior".
Retornando à tela principal dos Eventos Pendentes, observe que há uma informação sugerindo para "Utilizar a data de início padrão do sistema" para a o envio, ou seja, a data em que está ocorrendo a geração.
Caso deseje enviar uma data de início diferente da sugerida pelo sistema, desative essa marcação e informe a "Nova data de início" no pop-up adicional que será apresentado ao clicar em "Enviar Dados".
Confirme clicando no botão "Enviar Dados!!" para que seja iniciado o processo de transmissão ao eSocial.
Caso a opção escolhida no momento da geração tenha sido Todos no menu de Eventos Pendentes, utilize a marcação "Habilitar/Desabilitar todos" para habilitar ou desabilitar para envio todos os Eventos e seus itens internos. Com a marcação desabilitada, pode-se escolher quais Eventos serão liberados nesse momento, ativando a marcação "Enviar" disposta em cada card.
É importante lembrar que, neste momento não será possível restaurar Eventos desprezados.
Quando a marcação Enviar do card externo for desabilitada, todas as marcações de igual nome dos cards internos também serão desfeitas. Porém, caso acesse algum card de Evento e faça a marcação de um ou mais eventos para envio, a marcação Enviar do card externo voltará a ficar habilitada.
Eventos na Fila |
Neste menu são apresentados os Eventos que estão sendo transmitidos.
Assim que carregados, eles são encaminhados ao Acompanhamento. Porém, se desejar cancelar o envio destes, basta clicar no botão "Cancelar os Eventos".
Acompanhamento |
Este menu apresenta os status de cada lote gerado, se foi enviado com sucesso, se apresenta erro ou se está aguardando correção.
Esses status estão identificados de acordo com os símbolos abaixo:
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Além disso, também poderá acompanhar esses status por meio dos cards e/ou pesquisar o registro de sua preferência através do campo "Pesquisa" representado pela lupa.
Com a marcação "Utilizar eventos enviados na última sequência" habilitada, é possível visualizar de imediato os retornos dos Eventos de inclusão, alteração e/ou exclusão dados pelo eSocial.
Ao acessar o card, também é possível realizar uma pesquisa ou filtrar os registros por meio do botão "Filtros".
Ao selecionar o lote, serão apresentadas as informações com um breve resumo dos dados enviados com os números de "Lote" e "Recibo" do envio.
Através do botão "Baixar Arquivos", pode-se fazer os downloads dos XMLs de envio e retorno separadamente. Já, se desejar visualizá-los na tela, basta clicar no botão "Visualizar Dados" para que seja direcionado à consulta dos cards dos XMLs.
Ao abrir um lote Com Erro, é possível verificar qual ocorrência foi carregada para que possa fazer os ajustes necessários para a correção no card "Consulte a Mensagem de Retorno". Desse modo, realize o procedimento necessário para ajuste e execute novamente os processos abordados até o momento para que o Evento seja aceito com sucesso.
Outra informação importante é que o Acompanhamento permite definir quantos itens por página deseja visualizar, com as opções "10", "15" e "20".
Recibos |
Nos Recibos ficam disponíveis para consulta todos os registros gerados/enviados com sucesso ao eSocial na referência agrupados por Funcionários ou Eventos.
Após escolher uma das opções acima e clicar em um dos cards apresentados para visualizar os dados dos Eventos, será exibida a lista contendo a última inclusão e, caso tenha, a última alteração/retificação finalizada com sucesso naquela referência em ordem cronológica de envio, respeitando a numeração de lotes e sequência, ou seja, em primeiro lugar sempre o último envio.
Caso seja necessário excluir um Evento, basta acionar o botão "Excluir eventos selecionados". Lembrando que apenas os registros de alteração podem ser deletados, isso porque só poderão ser excluídos os últimos registros do Evento na referência. Somente após concluir a exclusão da alteração é que a opção de exclusão do registro de inclusão será habilitada.
Se o mesmo Evento for gerado em duas ou mais referências, os recibos deverão ser excluídos com base nas datas em ordem decrescente (da mais atual para a mais antiga).
Exemplo: foi gerado o Evento S-1200 para um funcionário nas referências 01/24, 02/24, 03/24; apenas o recibo da referência 03/24 terá o botão Excluir eventos selecionados habilitado, o da referência 02/24 após a exclusão da 03/24 e o recibo da 01/24 após a exclusão da 02/24.
Quando escolhida a opção Recibos por Eventos e dois ou mais colaboradores forem selecionados para excluir os recibos, ao clicar no botão Excluir eventos selecionados, o sistema verificará se algum colaborador possui impedimentos para que o recibo seja excluído. Se houver, será apresentado o seguinte aviso:
"Não foi possível excluir este evento para alguns colaboradores, pois existem envios que impeçam essa exclusão.
Faça a exclusão dos eventos em ordem do envio mais recente para o mais antigo."
Assim, acione o botão "Ir para lista de colaboradores" para verificar a lista dos funcionários com impedimentos e os seius motivos.
Os Eventos relacionados à Funcionários que podem ser excluídos da base do eSocial são:
- S-1200 - Remuneração;
- S-1210 - Pagamentos relacionados;
- S-1270 – Contratação de Trabalhadores Avulsos Não Portuários;
- S-2190 - Registro Preliminar de Trabalhador;
- S-2200 - Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador;
- S-2205 - Alteração de Dados Cadastrais do Trabalhador;
- S-2206 - Alteração de Contrato de Trabalho/Relação Estatutária;
- S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho;
- S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador;
- S-2230 – Afastamento Temporário;
- S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho - Agentes Nocivos;
- S-2299 – Desligamento;
- S-2300 - Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário - Início;
- S-2306 - Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário - Alteração Contratual;
- S-2399 – Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário - Término.
O Evento excluído será conduzido para os Eventos Pendentes com as seguintes alterações:
- Status de "F - Finalizado com Sucesso" para "P - Pendente de Envio";
- O "Nº de Recibo" para "Nº de Recibo Ant";
- Ação de "I - Inclusão" ou "A - Alteração" para "E - Exclusão".
Exclusão de eventos específicos
Ao iniciar o procedimento para exclusão dos Eventos S-1200, S-2299 e/ou S-2399, identifique o funcionário a ter o Evento excluído, selecionando a opção Excluir evento o sistema verificará se aquele colaborador já possui um dos eventos finalizados com sucesso, caso não exista, poderá realizar a exclusão normalmente, no entanto, caso possua, aparecerá a seguinte mensagem:
“Este colaborador possui um evento S-1210 enviado com sucesso. Faça a exclusão desse evento e posteriormente prossiga com a exclusão do S-1200.”
Nesse caso, confira se o funcionário possui um Evento S-1210 finalizado com sucesso referente ao mesmo <perApur> e realize sua exclusão.
Se quiser utilizar a opção Excluir evento, poderá selecionar o funcionário que não possua o(s) Evento(s) 2205, 2206, 2210, 2220, 2230, 2240, 2299, 2306 e 2399 enviado(s) com sucesso que tenham data igual ou superior a ele.
Caso o funcionário possua esses Eventos finalizados, o sistema apresentará uma mensagem referente a exclusão não permitida:
“Exclusão não permitida
Este colaborador possui o(s) evento(s) S-1210 enviados com sucesso.
Realize a exclusão desse(s) eventos a partir do envio mais recente para o mais antigo.”
Observações:
- Os Eventos periódicos 1210 e 1200 não tem interferência ao realizar a exclusão.
- Ao realizar o procedimento de exclusão do Evento S-2190, será validado se existe um S-2200 ou S-2230 com recibo maior que o recibo do S-2190. Caso exista, será apresentada a mensagem:
“Exclusão não permitida
Este colaborador possui um evento S-2200 enviado com sucesso.
Faça a exclusão desse evento e posteriormente prossiga com a exclusão do S-2190.”
No entanto, ao excluir os eventos que impedem a exclusão dos Eventos S-2190, sendo eles os eventos S-2200 ou S-2300, será possível finalizar a operação.
- O Evento S-2300 referente à admissão de um funcionário, não poderá ser excluído se existir algum registro de inclusão enviado e finalizado com sucesso para o mesmo.
- Ao excluir o envio do Evento S-2200 ao eSocial, as linhas dos Eventos S-2205 e S-2206 também serão apagadas. Lembre-se que, a remoção dos eventos será realizada apenas se essa ação for executada no mês da admissão quando não houver folha calculada ou envio de alteração cadastral ou contratual.
- Ao selecionar o funcionário para o envio do Evento S-2299 para o eSocial, um Evento S-1200 será gerado na folha do dissídio na tag <InfoPerAnt> com a discriminação das verbas a serem pagas mediante acordo no mesmo mês da referência da rescisão original. Além disso, o Evento S-2299 não poderá ser excluído se houver um Evento S-1200 enviado com sucesso.
Recuperação de um Recibo excluído
Se for necessário recuperar um Recibo por Evento excluído que ainda não tenha sido enviado; acesse Eventos Pendentes, clique no card do Evento e localize o evento excluído. Em seguida, acione o botão "Reverter Exclusão", assim o evento irá retornar para o estado anterior de inclusão ou alteração.
Finalização |
Na Finalização, visualiza-se todos os Eventos transmitidos com sucesso ao eSocial.
Aqui também pode-se fazer o "Fechamento" da referência junto ao eSocial, ou seja, nesse menu encerra-se a competência no ambiente do governo. Para isso, acione o botão Fechamento e, em seguida, será apresentado um pop-up para confirmação da ação.
Nota: o Evento S-1299 (Fechamento dos eventos periódicos) será gerado como "S" quando houver envio finalizado com sucesso do Evento S-1210 na referência em fechamento, caso contrário, será gerado como "N". O seu status é demonstrado no menu Acompanhamento.
Se este evento (Fechamento dos eventos periódicos) for finalizado com sucesso na referência, a informação do Status eSocial ficará como "Referência Finalizada". Portanto, não será possível excluí-la, no entanto, caso tente, surgirá a seguinte mensagem:
"A referência seleciona está "Finalizada com Sucesso" no eSocial. Acesse: "Finalização >> Reabertura" e faça a reabertura através do envio do S-1298".
Logo, caso queira fazê-la, será preciso que este Evento seja reaberto através do envio do S-1298, conforme a mensagem do pop-up.
Esse mesmo caminho será utilizado caso seja necessária a "Reabertura" da referência no eSocial, por meio do Evento S-1298.
Observação: a chave para envio das informações sobre convenções coletivas para o eSocial é CODSIND, PROCESSO e MAX(SEQUENCIA) da TFPCNV. O número do processo, bem como o CODSIND e SEQUENCIA devem ser diferentes para cada data base e deverá ser o mesmo da TFPBAS e TFPOCO.
Quando for gerado o envio do Evento S-1210 na referência, o sistema verificará se a marcação "Endereço fiscal no exterior" do Cadastro do Funcionário está habilitada, se o país de domicílio fiscal do trabalhador é diferente de 105 e a tag <perApur> é igual ou maior do que 03/2023 para que a view do eSocial monte e leve o código do domicílio fiscal do endereço vinculado ao trabalhador no XML na tag <paisResidExt> do grupo infoPgto do evento.
Auditoria |
Neste menu são apresentadas as inconsistências de cadastros, regras e/ou precedências que podem causar erros nos Eventos ao serem enviados para o eSocial. Diariamente, o sistema realiza automaticamente uma varredura de erros executada por um "Job".
Abaixo, tem-se exemplos de algumas inconsistências que podem ser encontradas pela Auditoria:
- Cadastros sem logradouros informados;
- Dependentes sem CPF cadastrados;
- Eventos que incidem no líquido e não estão configurados para o eSocial;
- Folhas calculadas e não liberadas para o eSocial;
- Eventos de alterações com data posterior a rescisão.
Ao selecionar a Empresa, a Referência e o Ambiente para qual deseja realizar a Auditoria, será apresentada uma mensagem informando o horário em que o Job foi executado.
"Atenção!
Informamos que diariamente às 00h:00min é realizado a varredura de erros no sistema. A data e horário da última execução ficará visível na parte superior da tela."
Para realizar uma nova execução manualmente, clique no botão "Habilitar seleção dos eventos" para selecionar o(s) Evento(s) desejados e, em seguida, acione o botão "Executar Auditoria".
As inconsistências serão apresentadas no card de cada Evento. Para visualizá-las, basta clicar sobre o card correspondente e, logo após, sobre a inconsistência para que possa identificá-la e realizar as correções necessárias a fim de iniciar uma nova geração e enviá-los novamente ao eSocial.
Não havendo inconsistências para tal Evento, ao clicar sobre o card, será exibida a seguinte mensagem:
"Não há inconsistências para este evento!"
SanEsocial |
Ao clicar neste menu, uma nova aba será aberta no navegador padrão do usuário, direcionando-o para o link do San-eSocial informado no parâmetro "Link para acesso ao SaneSocial - FPCONSOLE". Se esse parâmetro estiver vazio, ao clicar em SanEsocial a seguinte mensagem será exibida:
"Não há link do Console configurado no parâmetro FPCONSOLE. Configure o mesmo para ter acesso ao San-eSocial."
Além disso, ao passar o mouse sobre este menu é possível verificar a versão do Console San-eSocial.
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