Neste artigo serão apresentados os recursos e componente do sistema Sankhya Om. Assim teremos:
Memorização de menus acessados
A navegação entre os módulos do sistema é facilitada, de forma que, o sistema memoriza o último menu acessado pelo usuário quando este clica em determinado módulo. Assim, ao clicar novamente no módulo aberto anteriormente, será exibido o último menu acessado. Sendo assim, teremos o exemplo:
Ao clicar no módulo Comercial e navegar até ao Cadastro de Alíquotas (conforme imagem abaixo), se fechar e abrir novamente o módulo Comercial, o sistema apresentará novamente esta tela neste menu, uma vez que este foi o último menu acessado pelo usuário. Isso acontecerá com todos os módulos.
Observação: se o usuário sair e acessar novamente o sistema, este não irá memorizar o último menu acessado.
Mensagens
Para realizar o envio de mensagens no Sankhya Om para outros usuários, clique no botão "Notificações", e em seguida em "Caixa de Entrada":
Ao clicar no botão "Mensagem", será aberta a seguinte tela para escolha do destinatário da mensagem e digitação da mesma:
Na caixa de mensagens localizada na parte inferior, é possível criar um atalho contendo algumas palavras-chaves vinculadas com as telas que encontram-se disponíveis no sistema. A seguir temos alguns exemplos:
- Digitando as palavras parceiro, cliente, fornecedor, transportadora ou motorista seguidas de um número de registro, abrirá a tela Cadastro de Parceiros. Exemplo: Parceiro 12322.
- Informando as palavras nota, pedido, compra, venda, devolução, devolucao, devolucão ou devoluçao seguidas de um número de registro, abrirá a Central de Notas.
- Em relação à palavra contrato, desde que esteja seguida de um número de registro, abrirá a tela Contratos.
- A tela Movimentação Financeira será aberta quando as palavras financeiro, título ou titulo estiverem acompanhadas de seu número de registro.
- Quando às palavras subos, sub-os, os, ordem de serviço, ordem de servico seguidas de um número de registro forem informadas, será posicionada a Ordem de Serviço.
- Para que a tela de Projetos seja aberta, as palavras chaves fap e projeto deverão ser digitadas seguidas de um número de registro.
- Caso sejam digitadas as palavras produto, serviço ou servico, seguidas do número de registro, será aberto o Cadastro de Produtos.
- Digitando a palavra prospect e seu número de registro, abre-se a tela Prospects.
- As palavras usuário ou usuário, quando digitadas, abrirão o Cadastro de Usuários.
- Em relação às palavras negociação e negociação, desde que digitadas com seu número de registro, fará com que a tela Negociação seja aberta.
- Informando a palavra telemarketing com seu número de registro, abrirá a tela Telemarketing.
Nota: apenas as palavras-chaves acima mencionadas encontram-se disponíveis como atalhos de telas do sistema.
Na imagem acima, encontra-se em destaque o botão "Filtros" posicionado no lado superior direito da tela; este botão quando acionado, permite a configuração de um filtro por período em que poderão ser visualizadas as mensagens antigas já encaminhadas:
A medida que as mensagens forem enviadas, seus receptores ficam cronologicamente dispostos no lado esquerdo da tela, de modo que as mensagens encaminhadas podem ser novamente visualizadas, se for o caso.
Uma vez enviada a mensagem, quando o usuário de destino da mensagem acessar o sistema, será exibido para o mesmo no canto superior direito da tela, um ícone de notificação correspondente a quantidade de mensagens não lidas, por exemplo, (1). Além disso, na utilização do sistema, o título da janela do navegador irá exibir o número de mensagens não visualizadas:
Ao clicar no botão de notificação, o sistema apresentará um pequeno pop-up no lado direito da tela contendo as mensagens. Para diferenciar as mensagens lidas das que não foram lidas, as primeiras são apresentadas com fundo branco; já as que não foram lidas, possuem o fundo cinza.
Já a notificação por uma Tela Informativa será apresentada toda vez que uma nova mensagem for recebida, independente se a janela do navegador estiver em uso (para isso o navegador precisa estar aberto). Clicando na notificação, será possível ver os detalhes da mensagem recebida.
Em caso afirmativo, o navegador solicitará ao usuário a respectiva permissão para apresentar a tela informativa (Notificações da área de trabalho).
O sistema pode ainda, ser configurado para aviso de recebimento de Ordens de Serviço, ou seja, se o usuário receber alguma nova OS, ele será notificado. Para ser exibida uma notificação de OS, o usuário deve receber uma nova Sub-OS. Após o recebimento da Sub-OS a mensagem de notificação será apresentada para o usuário. O conteúdo da mensagem será composto por:
- Título;
- Contém o remetente;
- Na mensagem;
- Número da Sub-OS;
- Parceiro da OS;
- Problema.
Observação: as notificações via tela informativa, são apresentadas apenas quando o usuário permitir que o navegador execute tais ações.
Importante:
- Atualmente essas funcionalidades estão presentes apenas no Google Chrome e no Firefox. O navegador que suporta totalmente a funcionalidade é o Google Chrome (versões mais recentes).
- O navegador Firefox (versões mais recentes) suporta este recurso com uma exceção, quando a mensagem é acionada na janela de notificação é apresentada próximo ao relógio do Windows e esta não abre automaticamente a tela do sistema em questão, mas a tela com a notificação que usuário recebeu, será aberta (de forma silenciosa); sendo assim, é necessário navegar até a tela do sistema para ver a notificação). Nos demais navegadores atualmente eles não tem suporte a API de notificação do W3C, mas quando passarem a ter o respectivo suporte à tecnologia, o sistema já estará nos padrões e funcionará normalmente neles.
Telas mais utilizadas e recentemente acessadas
Durante a utilização do sistema, no rodapé da tela, pode-se observar os ícones "Mais utilizadas" e "Recentes", que quando acionados, apresentam em forma de lista, as telas mais acessadas e as recentemente acessadas, respectivamente, a fim de agilizar o acesso às telas e dinamizar o uso do sistema.
Quando é realizada a abertura de uma tela qualquer, estes ícones passam a ser apresentados na parte superior da tela, onde pode-se também clicar sobre os mesmos, obtendo-se o mesmo comportamento mencionado acima.
Observação: quando nenhuma tela estiver aberta no sistema, ou seja, estiver sendo visualizado o quadro com todos os módulos disponíveis, ao pressionar no teclado "Ctrl + D", a última tela que está sendo utilizada é reaberta.
"Logomarca da Empresa" na página inicial do Sankhya Om
É possível inserir na tela inicial do Sankhya Om a logomarca da empresa, ou mesmo alguma imagem da preferência da organização. Para fazê-lo, deve-se primeiramente possuir uma imagem com altura de 197 pixels; a largura neste procedimento é irrelevante.
Uma vez configurada a imagem desejada, deve-se obrigatoriamente atribuir a ela, o nome "logo-cliente.jpg", onde ".jpg" corresponde a extensão do arquivo. Em seguida, a imagem em questão deve ser salva no diretório definido no parâmetro "Pasta de modelos para impressão - SERVDIRMOD".
Plano de fundo da área de trabalho do Sankhya-Om
O Sankhya Om possui por padrão algumas imagens disponíveis para serem utilizadas como Plano de Fundo. Contudo, é possível fazer uso de uma imagem da preferência do usuário. Os passos para tal procedimento são:
Ao criar uma pasta denominada Wallpaper no diretório definido no parâmetro SERVDIRMOD:
Colocar dentro da pasta criada as imagens desejadas com extensão ".jpg" e tamanho máximo de 1920 x 1080. É importante que os nomes utilizados no salvamento destas imagens não possuam acentuações:
Redefinição de Senha de Acesso
O Sankhya Om conta com um recurso de recuperação da senha de login do usuário. O sistema se utiliza de e-mail's para validação da solicitação e envio da nova senha. A seguir temos um exemplo prático de redefinição de senha:
- Na tela Usuários, aba Identificação, no campo "Email" informe um e-mail válido para o usuário. Este é o e-mail para o qual o sistema irá enviar o e-mail de Redefinição de Senha:
- Em seguida, na tela de login do sistema, antes de acessá-lo com o usuário configurado, clica-se em "Esqueci minha Senha". Feito isso, o usuário será notificado do envio do e-mail com informações de como recuperar sua senha:
- Acesse seu serviço de e-mail utilizando o endereço registrado na tela de Cadastro de Usuário, acione o link e aguarde um novo e-mail com a nova senha.
- Ao clicar no link, uma tela será aberta no navegador com a informação que uma senha temporária foi enviada para para respectivo e-mail cadastrado.
- Acesse novamente a caixa de e-mail para visualização da nova senha.
- Quando o sistema for novamente pelo usuário, onde este deverá informar a nova senha enviada por e-mail, será feito o direcionamento para a tela de alteração de senha, onde a mesma deverá ser modificada para uma de escolha e fácil memorização do usuário.
- Realizada a mudança da senha, o usuário conseguirá acessar normalmente o sistema.
Parâmetros essenciais para redefinição de senha
Endereço para acesso externo ao WGE - ENDACESSEXTWGE: este refere-se ao endereço onde o sistema está hospedado e que pode ser acessado. Caso seja realizada alguma modificação a respeito da localização da base a ser acessada, deve-se modificar este parâmetro inserindo o IP correto. É de suma importância que o endereço informado neste parâmetro, seja idêntico ao endereço de acesso ao sistema. Deste modo, evita-se que ocorram erros no processo de redefinição de senha.
Nota: o endereço de acesso ao sistema, poderá ser modificado dependendo do lugar em que o sistema está sendo acessado. Como por exemplo, se for acessado em uma rede interna, este endereço poderia ser http://127.0.0.1:8080/mge, se for acessado internamente e externamente poderia ser http://www.empresa.com.br/mge.
Servidor para executar schedule - SERVERHOSTSCHED: configura-se neste parâmetro, o IP do servidor junto ao Scheduler EnviadorMsgJob.
Minutos para expirar o email de troca de senha - TMPEXPEMLREQSEN: neste parâmetro informa-se o tempo em minutos para o e-mail de solicitação de recuperação de senha (1º email) expirar. Por padrão o tempo informado neste parâmetro é de 120 minutos.
Caso o usuário solicite a requisição com o tempo superior ao informado neste parâmetro, será apresentada a seguinte mensagem:
"Requisição com tempo de validade expirada".
Configuração da Grade
Todas as telas do sistema podem ser visualizadas em modo Formulário e em modo Grade; trataremos neste tópico desta segunda possibilidade.
O botão "Configurar grade" alterna-se entre os modos grade e formulário.
Ao acionar o ícone mencionado acima, será aberto o pop-up Configuração da grade:
No quadrante "Seleção de coluna" determina-se dentre os quadros Colunas disponíveis e Colunas selecionadas, quais serão os campos que permanecerão ocultos e os que serão exibidos na utilização da tela, bem como a ordem em que eles serão apresentados.
Entre os quadros Colunas disponíveis e Colunas selecionadas, tem-se quatro botões para movimentação horizontal, ou seja, destinados à locomoção dos campos de uma coluna para outra.
Tem-se ainda no lado direito do quadro Colunas selecionadas as setas de movimentação vertical, responsáveis por definir a ordem que estes campos serão apresentados na grade.
A marcação "Mostrar apenas os campos selecionados para todos os usuários" presente no alto do quadrante Seleção de coluna, se realizada, fará com que os usuários visualizem em modo grade apenas os campos para eles escolhidos, ou seja, aqueles presentes no quadro Colunas selecionadas.
O quadrante "Ordenação dos dados" possui como finalidade definir a ordem a ser considerada pelo sistema no sequenciamento dos dados na grade. Essa ordenação pode ser determinada em múltiplas colunas.
O sistema irá ordenar os dados de acordo com a sequência do item na lista, ou seja, ordenará primeiramente pelo item localizado mais acima na listagem.
Para ordenação dos dados, basta selecionar um item e arrastá-lo para a posição desejada, ou ainda utilizar os botões de movimentação vertical localizados no lado direito do quadrante.
Por meio dos ícones "Ascendente" ou "Descendente", presentes à frente de cada campo, determina-se se a disposição das informações correspondentes a cada campo será feita de forma crescente ou decrescente.
Por fim, o botão "Restaurar padrão", refaz a configuração padrão do sistema para a grade. Finalizadas as configurações desejadas, clique em "Salvar" para concretização das alterações, ou em "Cancelar" para que as modificações sejam desconsideradas.
Acesso para Configuração da Grade
É possível configurar quais usuários/grupos poderão acessar a configuração da grade, ou seja, pode-se habilitar/desabilitar a configuração da grade da tela. Este controle é efetuado por meio dos seguintes pontos:
Na tela de Acessos, escolha a rotina ou o módulo que se deseja liberar o acesso, e depois de definir o usuário, marque para o mesmo a opção "Configurar";
O parâmetro "Usa permissão de acesso de Configurar para grid - UTLCGFACCESSGRD" deve estar habilitado.
Deste modo, este usuário terá acesso à configuração da grade da(s) rotina(s) ou módulo(s) selecionados.
Nota: tratando-se das Centrais, a configuração de acesso será absorvida de outras telas. Note de qual tela cada uma delas irá utilizar a configuração:
- Central de Vendas > Portal de Vendas;
- Central de Compras > Portal de Compras;
- Central de Mov. Internas > Portal Mov. Internas;
- Central de Produção > Ordens de Produção.
Observação: quando o parâmetro estiver ligado e o usuário não possuir a permissão de configuração da tela, qualquer configuração da grade realizada anteriormente pelo mesmo será ignorada e a configuração do SUP será carregada.
Nota: tem-se que há uma configuração diferente para cada Tipo de Movimento (campo "Tipo de Movimento"), e quando esta respectiva configuração não é encontrada pelo sistema, este irá utilizar a padrão.
Maximização e restauração de abas
Diversas telas do sistema têm suas informações divididas em abas, caso necessário, estas abas podem ser ampliadas de modo que seu conteúdo é evidenciado na tela, melhorando ainda mais a visualização dos dados.
Cada aba poderá ser "Maximizada" (preenchendo toda a tela) da seguinte forma:
Assistente de Filtros
O Assistente de Filtros é um recurso que visa a criação de condições de apresentação de dados nas telas, de acordo com cada necessidade/situação; por ele são formulados critérios de busca, de modo a alimentar a tela com informações específicas.
No Sankhya Om, o Assistente de Filtros é identificado pelo ícone "Filtros".
Ao clicar no ícone mencionado, será aberto o pop-up Assistente para a Criação de Filtros para criação de um novo filtro, tem-se a seguinte visualização:
Ao clicar no botão "Cadastrar Filtro" são apresentados os campos para criação do filtro. Determine inicialmente, o Nome do filtro; aconselhamos que seja inserida uma nomenclatura que facilite a identificação futura do filtro.
Por padrão, a configuração de filtros é apresentada em Modo assistente, onde determina-se prioritariamente a Condição para apresentação dos dados. Pode-se ainda optar por configurar-se o filtro pelo Modo avançado. Aprenda como trabalhar com estas duas possibilidades:
Modo assistente
Determine primeiramente o Nome do filtro; por meio do botão "+ Condição" serão apresentados os seguintes campos a serem informados para construção do filtro:
No campo "Selecione o campo" será definido o campo que servirá como base para o filtro; esta é a informação que irá estruturar o filtro, pois é o critério de busca dos dados desejados.
Em seguida determina-se o sinal que irá limitar os dados obtidos pelo filtro. Tem-se os seguintes sinais disponíveis:
- Igual (=);
- Diferente (<>);
- Contendo (LIKE);
- Contido em (IN);
- Iniciando com (?%);
- Terminando com (?%);
- Vazio (NULL);
- Não vazio (NOT NULL);
- Maior (>);
- Maior igual (>=);
- Menor (<);
- Menor igual (<=).
Depois de definido o sinal tem-se logo à frente deste, um campo em branco destinado a digitação da condição desejada. Este campo está diretamente ligado à marcação "Variável" localizada logo adiante; caso esta marcação seja efetuada, o campo em branco será desabilitado para preenchimento e ao concluir a formulação do filtro e o "Aplicar", o critério desejado deverá ser informado no pop-up "Informe os parâmetros" que será aberto, para que a partir disso, os dados sejam carregados.
O botão "Adicionar ou remover parênteses" destina-se a inclusão de parênteses na condição que está sendo criada.
Por meio do botão + Condição pode-se configurar a quantidade de condições necessárias para montagem dos filtros, de modo que ao serem incluídas mais de uma, será necessário escolher dentre os operadores lógicos "E"* e "OU"* para concluir a montagem das condições.
* E: Fará com que o critério somente seja satisfeito para os registros que cumprirem todas as condições de comparação;
* OU: Cumpre a função do operador lógico ou inclusivo, ou seja, retornará todos os registros que cumprirem ao menos uma das condições definidas.
Uma vez finalizada a montagem do filtro, através do botão "Salvar" confirme sua construção. O botão "Descartar" desfaz as configurações de filtro realizadas.
Modo avançado
O Modo avançado permite a criação de expressões utilizando operadores lógicos e parâmetros com uma sintaxe semelhante ao SQL.
Edição e exclusão de filtros
Uma vez criados os filtros, pode ser necessário a realização de algum ajuste em suas configurações ou mesmo sua exclusão. Estas operações são respectivamente efetuadas através dos botões em destaque na imagem abaixo:
Ao clicar no botão responsável pela edição dos filtros, tem-se o direcionamento para a mesma tela responsável por sua criação. Já para o ato de exclusão, antes deste ser efetivamente realizado, é exibida uma mensagem de confirmação do procedimento.
Ativar/desativar filtros
O sistema conta com dois locais de ativação e/ou desativação de filtros. O primeiro deles nota-se na conclusão da formulação/edição de um filtro:
O segundo local encontra-se na própria tela em que o filtro foi elaborado, onde também aplica-se o filtro desejado:
Além disso, se ao menos um filtro estiver ativado, seu ícone ganha a coloração vermelha; o ícone na cor azul, representa que não existem filtros personalizados criados ou que todos eles se encontram desativados.
Filtros rápidos da grade
Todas as telas quando visualizadas em modo grade, possuem em suas colunas o recurso de filtros rápidos, seja esta tela aberta no layout Flex ou HTML5. Este recurso é acessado através do ícone localizado no lado direito do nome de cada coluna da grade:
Clicando-se em Filtrar, será aberto o pop-up "Filtro para a coluna <nome da coluna>" contendo a listagem dos valores existentes na coluna:
A partir disso, será possível assinalar na lista apresentada os valores que deseja-se visualizar. Depois de definidos os valores, aplica-se o filtro. O botão "Limpar" irá desfazer os filtros rápidos criados na coluna em questão. Quando a coluna está sendo utilizada para filtrar informações na grade, o ícone correspondente ao Filtro rápido será exibido na coloração vermelha:
Atalhos do Painel de Controle
Trabalhando-se nas telas que possuem o layout em Flex, a barra de controle localizada na parte superior, pode ser operada por meio de atalhos no teclado de modo a facilitar e dinamizar a utilização do sistema.
Segue a descrição de cada atalho:
- F5: Aplicar filtro;
- F6: Alternar entre o modo formulário e o modo grade;
- Ctrl + <: Ir para o registro anterior;
- Ctrl + >: Ir para o próximo registro;
- F8: Adicionar um novo registro;
- F9: Remover o registro selecionado;
- F7: Salvar registro;
- Esc: Cancelar edição.
Todas as telas que possuírem essa barra de controle, poderão ser trabalhadas por meio dos atalhos mencionados.
É importante acrescentar que as teclas de atalho irão obedecer à hierarquia das barras de controles, ou seja, algumas telas do sistema possuem abas que também apresentam os botões e consequentemente, pode-se utilizar os atalhos mencionados; ao proceder com uma alteração nestas abas, e salvar a modificação, o sistema o fará primeiramente na aba, para que em seguida seja possível salvar na tela como um todo.
Componente de Pesquisa
Alguns campos do sistema para serem alimentados, precisam de um cadastro prévio e portanto, permitem a pesquisa de registros. Esses campos possuem um ícone em formato de lupa que ao ser pressionado, exibe uma tela de pesquisa:
Esse recurso visa auxiliar na localização de registros para o correto preenchimento dos campos. Será aberto o pop-up "Procurando por...", onde no campo Digite o que você procura informa-se parte do código ou descrição do registro desejado:
Para confirmar o registro procurado, bastará clicar sobre ele. O sistema preencherá o campo com o registro escolhido.
Importante: tem-se que os componentes de pesquisa não trazem registros inativos, sendo este o comportamento padrão do sistema. Desta forma, quando a pesquisa for realizada em componentes de hierarquia, estando o registro pai inativo, os registros filhos não se encontrarão disponíveis para pesquisa, sendo possível apenas a digitação manual.
Alerta de Pesquisa
Ao passar o mouse sobre a parte do campo onde será informado o código ou a descrição do registro, tem-se a exibição de uma mensagem de auxílio informando como os dados devem ser pesquisados:
Contador de Linhas da grade e Linhas selecionadas
As telas quando visualizadas em modo grade ou modo formulário, possuem no lado superior direito, um contador de registros; este contador exibe todos os registros cadastrados, caso nenhum filtro esteja ativo. Caso algum filtro esteja aplicado na tela, o contador exibe a quantidade de registros resultantes do filtro em questão.
Além disso, tem-se o contador de linhas no lado inferior direito da tela; mantendo-se pressionada a tecla "Ctrl" e selecionando-se as linhas desejadas, o contador de linhas exibe a quantidade de registros escolhidos.
Campos Adicionais
O sistema conta com um recurso prático e fácil de ser utilizado; a possibilidade de criação de Campos Adicionais. Trata-se de uma funcionalidade que permite acrescentar às telas, novos campos que são única e exclusivamente ligados aos processos de cada empresa. Os Campos Adicionais são elaborados na tela Dicionário de Dados.
Clique no botão de inserção para início da criação de um campo adicional, deve-se obrigatoriamente preencher:
O "Nome do campo" corresponderá a forma que o campo será localizado internamente, ou seja, no banco de dados. Qualquer nome inserido neste campo, será salvo pelo sistema com todas as letras maiúsculas, independente da forma que foram digitados. Além disso, ao salvar o cadastro, o nome aqui definido será acrescido do prefixo "AD_", visando posteriormente melhor identificar os campos adicionais que forem criados.
Informe na "Descrição do campo", informe neste campo a nomenclatura que irá identificá-lo no decorrer de seu uso no sistema, ou seja, o nome pelo qual ele será visualizado na tela em que for inserido (modo formulário ou grade), telas de pesquisa, relatórios rápidos etc.
Determine no campo "Tipo de dados" a característica que irá determinar como deve ser o preenchimento da informação adicional que está sendo cadastrada. Teremos as seguintes opções:
- Número Decimal;
- Data e Hora;
- Número Inteiro;
- Texto;
- Hora;
- Data;
- Conteúdo Binário;
- Texto Longo (CLOB).
No campo "Apresentação" defina como dará a exibição do campo adicional na tela em que ele for trabalhado. Um campo adicional pode ser apresentado das seguintes maneiras:
- Caixa de Texto;
- Padrão;
- Formatação HTML;
- Imagem;
- Lista de Opções;
- Checkbox.
A marcação "Permite pesquisa?" determina se o campo poderá ser usado como critério de busca no componente de pesquisa.
Com a marcação do campo "Visível no grid de pesquisa?", a apresentação do campo na grade de resultados do componente de pesquisa.
Ao selecionar o campo "Campo calculado?" determina que este campo é calculado, e portanto ele não vai existir no banco de dados. Seu valor será obtido através do campo Expressão.
O campo "Expressão" possui objetivos diferentes dependendo do Tipo de Dados definido para o campo. Se o campo for calculado, a expressão será utilizada para calcular o valor final do campo. Se o campo não for calculado, então, caso a expressão seja informada ela será usada como expressão de UPDATE, ou seja, quando o registro for atualizado, essa expressão será avaliada para se obter o novo valor do campo, e esse valor será gravado no banco de dados.
Observação: nesta seção passamos uma breve visão a respeito dos campos adicionais. O detalhamento acerca de suas demais particularidades, pode ser visualizado através do link Dicionário de Dados.
Visualizar em cubo
O Sankhya Om conta com um recurso para visualização dos dados filtrados na grade em cubo. Para que seja possível visualizar os dados por este método, é necessário que nas máquinas o Sankhya Web Connection esteja instalado.
Uma vez solicitada opção Visualizar em cubo, será aberta uma nova aba com o nome da tela seguida do nome Cubo. Por exemplo, no Cadastro de Empresas, o nome da aba será Empresas - Cubo.
Localizado na posição superior, vertical esquerda do Cubo, o Painel de Controle conta com as seguintes funcionalidades:
Este botão é composto pelas opções "Visões" e "Agrupar Período";
Este botão possibilita carregamento do cubo com as mesmas personalizações do usuário as que criou. As Visões são previamente cadastradas através deste botão e nele são gravadas as configurações efetuadas no cubo naquele instante podendo através da seleção da Visão, gerar o cubo com tais configurações.
Por meio da opção Agrupar Período, o sistema irá apresentar um pop-up com esta mesma nomenclatura solicitando o príodo a ser gerado o cubo de decisão, podendo ser Diário, Semanal, Mensal, Trimestral, Anual.
Ao utilizar o agrupamento por período, será possível fazer uma somatória de valores para cada período – dia, semana, mês, trimestre, ou ano. Este recurso otimiza a performance do sistema ao trabalhar com o Cubo. Esse recurso trabalha juntamente com o agrupamento por período, quando o Cubo traz resultados em forma de data.
Ainda sobre o pop-up Agrupar Período, tem-se a marcação "Agrupar resultado por todos os campos da data", que ao ser assinalado, o sistema fará o agrupamento dos resultados no cubo conforme o período especificado, e totalizará os resultados dos registros que possuem a mesma data. O ato de efetuar esta marcação, faz com que o número de informações trafegadas do servidor até a máquina que está utilizando o cubo diminua, melhorando o desempenho do cubo.
Este botão exibe uma grade contendo algumas opções que podem ser utilizadas como percentual sobre o total analisado.
Tem-se neste botão o resultado do cubo de decisão através da visualização em modo grade dos dados.
Este botão é utilizado para ocultar a listagem de campos.
Através deste botão realiza-se a exportação das informações presentes no cubo de decisão para uma planilha Excel.
O painel "Campos disponíveis" conta com os campos referentes à tela/cadastrado acessado.
Nota: por padrão os cubos abertos irão exibir uma linha e uma coluna de Total Geral.
Caso o número de linhas exigidas no cubo de decisão seja excedido, o sistema apresenta uma mensagem indicando este fato. O número máximo de linhas apresentadas no cubo é definida pelo parâmetro "Máximo de linhas em cubos de decisão - MAXLINHASCUBO".
Observação: nos relatórios de qualquer módulo do sistema, e a partir da visualização em grade é possível além de Visualizar os dados em Cubo, pode-se Exportar as informações em PDF ou Planilha Excel. Por meio da configuração do parâmetro "Qtd. máx. de reg. para export. de PDF, XLS e Cubo - QTDMAXREGEXPORT", tem-se a possibilidade de limitar a quantidade máxima de registros que serão exportados na utilização das funcionalidades Exportar como PDF, Exportar como planilha e Visualizar em cubo. Informa-se um número inteiro, que representa o limite de registro que serão exportados, por exemplo 50 registros, 100 registros; dependendo da necessidade da empresa/usuário.
Time Out
O Sankhya Om dispõe de um recurso de Time Out que consiste na definição de um período limite em que se a conexão do banco permanecer sem movimentação, esta conexão será encerrada automaticamente (logout) liberando para que um novo usuário possa acessar o sistema. O time out é definido através do parâmetro "Tempo máximo sessão inativa (em minutos) - SESSIONTIMEOUT".
Nota: o período definido no parâmetro é em minutos, e poderá haver uma diferença de até 5 minutos para iniciar o processo, ou seja, se o valor do parâmetro for 1, o logout poderá acontecer entre 1 e 6 minutos.
Quando atingido o tempo máximo de inatividade do sistema configurado no parâmetro, será apresentada no topo da aplicação uma contagem regressiva de 15 segundos, que ao final realiza a saída do sistema automaticamente. Durante esta contagem, pode-se clicar no link "Não cancele minha sessão, ainda estou aqui!" evitando assim o processo de logout.
Observação: se o valor do parâmetro for "0" (zero), a sessão nunca irá expirar.
Além do parâmetro global, pode-se especificar o timeout por usuário através do campo "Tempo de Aplicativo inativo para finalizar" localizado na aba Segurança do Cadastro de Usuários; dessa forma o sistema verifica se o usuário logado possui o campo informado, e se possuir, o mesmo é considerado ao invés do parâmetro de chave SESSIONTIMEOUT. O correto uso desse parâmetro em conjunto com o campo no Cadastro de Usuários, é informar um tempo maior no SESSIONTIMEOUT e um tempo menor no cadastro de usuário; desta maneira, o aviso questionando se o usuário ainda está utilizando o sistema será apresentado antes, do tempo do parâmetro global. O contrário disso, a sessão o usuário irá expirar sem dar o aviso ao mesmo.
Diferentemente do parâmetro de chave SESSIONTIMEOUT, o parâmetro "Tempo máx.(min) que sessão será preservada sem uso - INATSESSTIMEOUT" é utilizado para invalidar a sessão do usuário quando o tempo é atingido. Ou seja, inicializa o tempo de timeout de uma sessão de usuário. Entendamos que sessão de usuário é criada, quando este efetua login no sistema. Ao criar essa sessão, quando o parâmetro possui algum valor, esse é setado nessa sessão como timeout. Caso o usuário feche o navegador quando o tempo for superior ao informado nesse parâmetro, as licenças referentes a essa sessão serão devolvidas.
Por padrão, o JBoss mantém sessões inativas (sem requisições) por 10 minutos. Isso significa que se o usuário não informar nada no parâmetro, o JBoss continuará mantendo as sessões inativas (sem requisições) por 10 minutos. Define-se atividade o ato de efetuar uma chamada de serviço (carregar tela, aplicar filtro, verificação de avisos e mensagens do sistema etc).
Na prática, só há inatividade de uma sessão quando o navegador é fechado, pois mesmo que o sistema esteja no navegador sem intervenção do usuário por si só, ele estará fazendo chamada para atualizar a lista de avisos e mensagens. A função deste parâmetro é reduzir este tempo, ou seja, uma vez que o navegador é fechado, após o tempo determinado no parâmetro à sessão será descartada e a licença será devolvida ao SAS.
Em relação aos avisos apresentados pelo sistema, na cor vermelha no canto superior direito da tela, tem-se o parâmetro "Quantidade de dias que os avisos de sistemas serão mantidos - DIASMSGSISTEMA", que determina quantos dias retroativos serão considerados para busca de novos avisos a serem exibidos. Por exemplo, se for inserida no parâmetro a quantidade de 10 (dez) dias, e existirem avisos lançados com a data retroativa de 15 (quinze) dias, os avisos criados neste intervalo de 5 (cinco) dias de diferença, não serão apresentados, apenas a quantidade de dias informados no parâmetro, que neste caso, são de 10 (dez) dias.
Pesquisa padrão com default 'contém'
O sistema na tela Preferências, conta com o parâmetro "Pesquisa padrão com default contém (LIKE %pesq%) - PESQPADRAOCONT", que por padrão é apresentado desativado, ficando a critério do usuário, utilizá-lo quando achar conveniente.
Quando ligado, influencia nos resultados das buscas dos campos que possuem a opção (pesquisa padrão do Sankhya Om). Dessa forma, a pesquisa irá considerar os resultados que contenham o trecho solicitado, estando este posicionado em qualquer lugar de sua descrição.
A pesquisa não considera apenas se o valor solicitado está contido no início do campo consultado; quando o parâmetro de chave PESQPADRAOCONT for habilitado, as pesquisas irão considerar os resultados que contenham o valor solicitado em qualquer lugar da descrição do campo.
Observação: esse recurso é válido apenas para pesquisas em campos do tipo Alfanumérico (nome, descrição etc). As pesquisas por campos do tipo numérico (código, número, valor) buscam apenas resultado que correspondem exatamente com o que foi solicitado.
Importante: a funcionalidade do parâmetro de chave PESQPADRAOCONT não se aplica às pesquisas realizadas no layout em HTML5.
Envio de Relatórios por E-mail
O sistema conta com um recurso que permite o envio de relatórios por e-mail. Essa opção será apresentada ao pré-visualizar/imprimir um relatório, possibilitando assim o compartilhamento de relatórios via e-mail de forma prática. No momento em que esses forem impressos, o sistema dará a opção de envio por e-mail.
Nota: alguns relatórios não possuem essa funcionalidade. Originalmente, apenas relatórios formatados possuem essa opção.
Sendo assim, considere o exemplo:
Uma das telas em que esta opção será apresentada é em Relatórios Financeiros. Seleciona-se um relatório e faz-se sua visualização:
Ao abrir a visualização do relatório, pode-se notar na parte superior um questionamento se o usuário deseja enviar este arquivo por e-mail:
Caso clique em Sim, serão exibidos os campos para que sejam informados os dados de envio do e-mail:
Por padrão estes campos se apresentam preenchidos, mas pode-se alterá-los conforme a necessidade.
O campo "Para" é preenchido automaticamente com o e-mail do usuário logado, caso o mesmo tenha um e-mail inserido em seu cadastro (tela Usuários, aba Identificação, campo "E-mail"). Se não possuir nenhum e-mail cadastrado, o campo será apresentado em branco. Repare também que no final do e-mail, tem-se uma vírgula; essa vírgula é apresentada porque poderão ser incluídos outros endereços de e-mail que também irão receber o arquivo.
O botão "Pesquisar" localizado ao lado do campo Para quando acionado, exibe uma tela onde pode-se escolher o tipo do destinatário, Parceiro ou Usuário.
A escolha de Parceiro apresenta um campo de pesquisa onde pode ser digitado o nome ou e-mail do parceiro e após teclar <ENTER> será apresentado o parceiro na grade de parceiros e os contatos ligados à ele serão exibidos na grade de contatos. Pode-se realizar a pesquisa na grade do contato digitando nome ou e-mail e teclar <ENTER> no campo Pesquisa Contato. O botão "Concluir", insere os e-mail's selecionados no campo Para. O mesmo ocorrerá se for escolhido o destinatário Usuário.
Ao clicar no botão "Enviar", é gerado um registro na tela Fila, no qual o sistema efetuará a rotina de envio de e-mails. Para a realização desta rotina, considera-se na tela Contas SMTP se há alguma conta com a marcação "Conta padrão". Caso haja, o e-mail será enviado através desta conta identificada. Se não houver conta padrão registrada, o sistema verificará se existem configurações válidas na tela Servidor SMTP. Diante disto, o e-mail será enviado a partir desta conta, caso contrário, não será possível enviá-lo e, deste modo, o sistema apresentará o status "Pendente: Erro" na tela Fila.
No canto superior direito, tem-se a informação referente ao tempo que o arquivo estará disponível no servidor para que seja enviado por e-mail. Este tempo começa a contar a partir do momento que o relatório é aberto:
Caso opte por não enviar o arquivo por e-mail, a caixa com tal questionamento será ocultada e o relatório será visualizado.
O tempo de expiração será reiniciado sempre que o arquivo for pré-visualizado. Com isso, todas as vezes que ele for gerado, um novo tempo de vida será lançado no servidor. Esse tempo é definido pelo parâmetro "Tempo (em minutos) de vida p/ arquivos temporários - LIFETEMPFILE", que por padrão são 5 (cinco) minutos; porém, pode-se inserir o tempo julgado importante, não podendo apenas ser inferior a 1 (um) minuto.
Importante: informe um determinado tempo para expiração é interessante pois os arquivos temporários são arquivos "sem muita relevância", e após enviar o relatório por e-mail não faz sentido que continuem no servidor consumindo espaço.
Uma vez solicitado o envio, o mesmo não será enviado instantaneamente. Este e-mail cai na fila de envio de e-mails e dentro de alguns instantes será encaminhado para os endereços inseridos na tela. O relatório será enviado em anexo ao e-mail.
Assistente de Chamadas Telefônicas
O assistente para chamadas telefônicas permite aos clientes fazer integração com software de call center, de tal forma que, quando é recebida alguma ligação, o sistema busca o parceiro/contato através do número do telefone, e se o mesmo for encontrado, é aberta uma janela com nome do parceiro/contato e com o número do telefone da ligação atual. Através desta, é possível executar as seguintes ações de "Abrir Ficha de Parceiro", "Inicializar Pedido" na Central de Vendas e "Abrir uma Ordem de Serviço".
Configurações necessárias para utilizar o assistente:
- Instalar o Sankhya Web Connection;
- Habilitar o parâmetro "Liga/desliga o assistente de chamadas telefônicas - UTILASSISLIG";
- Número de layout da nota, criado na tela de Configurador de Layout da nota; número este, informado no parâmetro "Número de layout da nota para assistente de ligação - NULAYASSISTLIG". A Central de Vendas será aberta com o layout informado neste parâmetro, no momento em que o usuário acionar o botão "Inicializar Pedido";
- "Porta para assistente de ligação telefônica - PORTASSISTLIG", este parâmetro trabalha em conjunto com o Jiva-W no browser.
Detalhes técnicos:
Para efetuar a chamada é necessário que o PABX (de qualquer marca/modelo) seja capaz de realizar uma conexão via socket com a máquina cliente que está utilizando o assistente de ligações, para a porta configurada no parâmetro de chave PORTASSISTLIG, e enviar um XML no seguinte formato:
<chamada>
<telefone>34 32174108</telefone>
</chamada>
Detalhes técnicos - Integração com PABX:
O recurso possibilita o disparo de uma mensagem a partir do PABX a um terminal logado no Sankhya Om. A configuração deste mecanismo inclui o parâmetro UTILASSISLIG para ativar a funcionalidade e o parâmetro PORTASSISTLIG (parâmetros mencionados acima) para determinar em qual porta TCP o terminal ficará escutando a conexão.
Com o recurso devidamente configurado, para cada usuário que faz login no Sankhya Om automaticamente é baixado/instalado um aplicativo java (Applet) responsável por ativar a porta determinada pela configuração, ou seja, enquanto o terminal estiver logado no Sankhya Om, ele estará disponível para conexão socket na porta determinada.
Quando o PABX identifica que o ramal solicitado está em um endereço IP, faz a conexão socket e transmite o protocolo:
<telefone>03432123374</telefone>
Este protocolo é bastante simples e muito semelhante a XML; como pode-se notar, o número do telefone é transmitido dentro da tag telefone. O número do telefone pode conter números e espaços.
Observação: como este recurso que utiliza a tecnologia Applet, o navegador Chrome não o suporta, o acesso ao Sankhya Om deve ser feito através do Firefox ou Internet Explorer/Edge.
Formatação do Modelo de E-mail enviado a partir da Central
O sistema conta com um recurso que possibilita a formatação de um modelo de e-mail de modo a utilizá-lo para envio de e-mail's a clientes a partir de Notas/Pedidos.
Para isso, basta criar um modelo TXT e vinculá-lo ao campo "Arquivo modelo de e-mail" presente na aba Emails da TOP do Tipos de Operação. Se o valor do campo Arquivo modelo de e-mail for nulo ou vazio o corpo do e-mail será enviado conforme a mensagem fixa existente no Sankhya Om, que é:
"Segue em anexo nota de número 9999 em formato pdf gerado em dd/mm/yyyy hh:mm.
Número Único: 99999
Parceiro: Razão social do parceiro
Valor: R$ 9999,99
"Esta é uma mensagem automática, favor não respondê-la.""
O cadastro do modelo de e-mail deverá ser feito da seguinte forma:
- Repositório de Arquivos: informando o caminho copiado do repositório de arquivos após inserção do modelo pelo mesmo no campo Arquivo modelo de e-mail da aba Emails da TOP do Tipos de Operação. Exemplo: Repo://modelos/email_template.txt, onde Repo:// é uma constante para indicar que já está cadastrada no sistema a raiz do repositório no parâmetro "Diretório base para o repositório de arquivos. - FREPBASEFOLDER", e o próximo nível do diretório é a pasta modelos e dentro tem o arquivo e-mail_template.txt; ou
- Cadastrando o nome do arquivo (ex: 'email_template.txt') no campo Arquivo modelo de e-mail da aba Emails da TOP do Tipos de Operação.
Importante: copie o arquivo no diretório de modelos, que está informado no parâmetro "Path dos modelos de impressão/e-mail (MGE Web) - SERVDIRMOD".
Segue um modelo:
*** SIADE ***
Nota da empresa: &razsoc
Segue em anexo nota de número: &numnot
em formato pdf gerado em &datsisx
Número Único: &TGFCAB.NUNOTA
Parceiro: &nomcli &cgccpf
Valor: R$ &totnot
Algumas orientações que devem ser seguidas para configurar o arquivo modelo de e-mail:
- A primeira linha do arquivo TXT deve conter a constante '*** SIADE ***' para que o arquivo seja válido.
- A segunda linha é o assunto do e-mail: 'Nota da empresa: &razsoc'. Este é opcional e não sendo informado, deixa-se uma linha em branco para que o sistema informe o assunto com as regras já existentes. Se o parâmetro "Usar descrição da TOP p/assunto de Ped/Nota? - EMAILASSUNTTOP" estiver ligado o sistema insere a descrição da TOP como o assunto do e-mail; se desligado insere o texto:
"Nota emitida por 'razão social da empresa' de número '999'".
- A partir da terceira linha, tem-se início a definição do corpo de e-mail; neste corpo podem ser utilizadas todas as variáveis disponíveis para o TXT da nota. As variáveis começam com e comercial (&).
Importante: o corpo deste e-mail será apresentado se o modelo da nota para envio estiver no formato JRXML, ou seja, onde o PDF será anexado ao e-mail e o corpo da mensagem será no modelo definido. Se o modelo da nota for TXT, será enviado no corpo do e-mail a própria nota e o modelo de e-mail não será enviado.
Desvincular Impressoras
Disponibilizado no menu de contexto, a opção Desvincular Impressoras, uma vez acionada irá apresentar o questionamento se deseja-se desvincular as impressoras :
Clicando em Sim, o sistema desfaz o salvamento das impressoras para a impressão de lançamentos onde é possível salvar alteração no momento de selecionar a impressora.
Nota: a opção Desvincular Impressoras também pode ser utilizada no Portal de Vendas, opção Impressão.
Exportar Registros
A Exportação de Registros é uma ferramenta do Sankhya Om mais utilizada pelas equipes do Sevice Desk e Qualidade do Software; ela que permite o envio de informações da base de dados do cliente, pois existem situações em que a base não é enviada ou há demora no envio, comprometendo o atendimento rápido ao cliente. Desta forma a exportação de registros tem como objetivo antecipar a análise do problema até que a base seja enviada ou até mesmo solucionar o problema sem ter a base do cliente.
Esta opção não está presente em todas as telas do sistema; algumas delas são Cadastro de Produtos, Cadastro de Parceiros, Tipos de operação TOP, Movimentação Financeira, Central - Compras | Vendas | Mov. Internas, etc.
Ao clicar na referida opção, o sistema gera um XML com as ligações entre entidades existentes no dicionário de dados, ou seja, captura os dados pertinentes à tela em questão, por exemplo:
A tela Central - Compras | Vendas | Mov. Internas tem como entidade principal a entidade Cabeçalho da Nota que é a tabela TGFCAB. Então a partir dela o sistema buscará todas as ligações:
- 1° Nível
Cabeçalho da Nota (TGFCAB).
- 2° Nível
Cabeçalho da Nota se liga com Empresa, Tipo de Operação, Natureza, Item Nota (TGFEMP, TGFTOP, TGFNAT, TGFITE).
- 3° Nível
Item Nota se liga com Produto (TGFPRO)
- 4° Nível
Produto se liga com Grupo de Produto (TGFGRU)
- 5° Nível
Grupo de Produto se liga com Centro de Resultado (TGFCRN).
Mesmo que a grade possua mais de uma linha selecionada a exportação será apenas da primeira linha selecionada.
Por padrão o sistema monta o XML com 3 (três) níveis, sendo que em alguns casos específicos como o descrito na exportação da Central - Compras | Vendas | Mov. Internas o sistema pode ir além de 3 (três) níveis.
Para saber dicas e os facilitadores do Sankhya Om, acesse o link Conhecendo o Sankhya Om - Dicas e facilitadores.
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