Módulo: Comercial › Consulta
Caminho de acesso: Menu Principal › Comercial › Consulta › Portal de Vendas
Telas associadas a esta jornada: Tela Portal de Vendas · Portal de Vendas - Botão Outras Opções
Neste artigo
O que é e para que serve
Este artigo detalha os campos, quadrantes e botões da Tela Portal de Vendas: o preenchimento de cada filtro, o comportamento de cada botão das grades Resultado da seleção e Itens (Configuração da Grade, Novo documento, Duplicar, Remover, Imprimir, Cancelar Nota, Mostrar rentabilidade, entre outros), e as opções do Painel de acesso rápido. Serve como referência para quem já conhece o fluxo geral da tela e precisa entender o efeito de um campo, parâmetro ou botão específico — não explica o fluxo de lançamento de Orçamentos, Pedidos, Notas ou Devoluções.
O conteúdo sobre o Portal de Vendas está dividido em três artigos complementares, para manter cada um objetivo: a Tela Portal de Vendas (linkada acima) cobre o fluxo de lançamento de cada Tipo de Movimento (Orçamento, Pedido, Nota, Devolução...); este artigo detalha campo a campo e botão a botão os quadrantes de filtro e as grades da mesma tela; e Portal de Vendas - Botão Outras Opções aprofunda, exclusivamente, as opções reunidas dentro do botão Outras Opções....
Tipo de Movimento
Ao acessar o Portal de Vendas, a primeira ação é definir o Tipo de Movimento a ser trabalhado, entre estas opções:
- Pedido de Venda
- Nota de Venda
- Devolução de Venda
- Conhecimento de Transporte
- Canceladas
- Todos (exceto canceladas)
As movimentações do tipo Orçamento aparecem junto com os Pedidos de Venda, caso nenhum filtro que os diferencie esteja configurado.
O Sankhya Om permite duplicar notas de tipos de movimento relacionados — por exemplo, uma Venda pode ser duplicada para uma Compra. Para alguns movimentos isso não é possível, como duplicar uma Transferência para uma Venda, já que uma Transferência ou Requisição não exige o preenchimento de campos que, em Compra, Venda ou Devoluções, são obrigatórios.
O botão Filtrar Top(s), à frente da caixa de seleção de tipos de movimento, permite selecionar o Tipo de Operação (TOP) de acordo com o tipo de movimento definido — por exemplo, com Nota de Venda selecionado, são exibidas para escolha as TOPs cadastradas para esse tipo de movimento.
ℹ️ Nota
Com o Tipo de Movimento filtrando as Notas Canceladas, o Sankhya Om aplica as regras por Empresa cadastradas na Central de Certificações e vinculadas aos usuários (Cadastro de Usuários, aba Validações) — não permitindo que o usuário visualize informações da Empresa associada à regra (campo Permissão = Proibido) ou restringindo a visualização a apenas essa Empresa (campo Permissão = Permitido).
Filtro Personalizado
O quadrante Filtro Personalizado é destinado à construção de filtros específicos de cada processo ou usuário. O botão Filtro abre a tela Filtros, onde você pode:
- Criar um novo filtro
- Editar um filtro existente
- Deletar filtros existentes
- Editar o filtro padrão — aplicado a todos os usuários do sistema; somente o usuário SUP pode alterá-lo
Com um filtro criado e selecionado para uso, ao lado da marcação Filtro Personalizado é exibida a quantidade de filtros em uso. O botão Aplicar reúne todos os filtros criados (personalizados ou não) e apresenta os resultados na grade Resultado da seleção.
Filtros rápidos
O quadrante Filtros rápidos reúne campos que ajudam a localizar pedidos, notas e outros documentos de forma direcionada. O botão Limpa o filtro retorna a seção ao estado inicial, sem filtro.
Você pode filtrar os documentos pelo período em que foram negociados ou movimentados, nos campos Data da negociação ou Data do movimento. Além da configuração manual, essas datas podem ser predefinidas pelo botão Outras Opções..., opção Preferências. Com o Tipo de Movimento Canceladas selecionado, é possível filtrar também pelo Período de Cancelamento.
O campo Número do documento busca pelo número do pedido, nota etc. — informe o mesmo número nos dois campos para buscar um único documento, ou defina um intervalo para buscar vários lançamentos. Para localizar um único documento pela numeração interna e exclusiva do sistema, use o Número único. Você também pode filtrar pela Empresa que gerou o documento e pelo Parceiro para o qual ele foi gerado.
O campo Contrato busca lançamentos por contrato — apresenta para seleção os Contratos de serviços com Tipo de Financeiro igual a Receita e os Contratos de Armazenagem de Comercialização de Grãos do tipo Venda Fixada (configurado na aba Comercialização, campo Tipo de Contrato).
ℹ️ Nota
Os contratos da modalidade Armazenagem só aparecem para seleção se o parâmetro VISCONTARMSERV ("Visualizar contratos armazém no módulo serviços?") estiver ligado.
Se sua empresa trabalha com Ordem de Carga, você também pode localizar os documentos informando sua numeração. A marcação Somente com carta de correção refina a busca, exibindo — com base também nos demais filtros — apenas os documentos com carta de correção vinculada. A marcação Notas com diferença na geração do Livro considera o que é apurado na Geração ICMS/IPI, exibindo as notas com divergência na base de ICMS/IPI dessa rotina.
O parâmetro MAXDIASPORTAIS ("Máximo de dias sem filtrar parceiro nos portais") define, no Portal de Vendas, Portal de Compras e Portal de Mov. Internas, um intervalo em dias para as pesquisas por Data da negociação e/ou Data do movimento — aplicado quando você não preenche o filtro por Parceiro, Nº único ou Nº de documento. Valores menores que 0 não têm efeito. Sem informar um prazo nesses filtros com o parâmetro configurado, o sistema exibe a mensagem "Informe um período de até X dia(s) para 'Data da negociação' e/ou 'Data do movimento' ou informe um filtro por Parceiro, Número único ou Nro. documento."
ℹ️ Nota
O parâmetro MAXDIASPORTVEND ("Máximo dias sem filtro parceiro Portal de vendas") aplica essa mesma regra especificamente ao Portal de Vendas e, quando configurado, tem preferência sobre o MAXDIASPORTAIS.
Status Documentos
Este quadrante permite pesquisar documentos pelo status, nas opções Status NF-e, Status NFS-e e Status CT-e.
Itens
O quadrante Itens permite pesquisar documentos pelos Produtos neles inseridos. No campo Situação do item, defina se serão apresentados documentos com itens Pendentes, Não Pendentes ou Ambas as situações.
Liberações
O quadrante Liberações está ligado à rotina de Liberação de Limites e à coluna Liberação da grade Resultado da seleção, que exibe a situação do documento nessa rotina:
- Sem pendência — o documento não possui liberações a fazer; segue o fluxo normal, sem necessidade de autorização de outros usuários.
- Reprovado — o documento passou pela avaliação de um liberador, que não autorizou a solicitação (por exemplo, um desconto solicitado pelo vendedor e negado pelo gerente).
- Pendente — houve solicitação de liberação, mas o liberador ainda não avaliou.
- Aprovado — o liberador concedeu a liberação solicitada.
Parceiros
O quadrante Parceiros permite escolher os parceiros cujos documentos serão filtrados na grade Resultado da seleção. O botão Adicionar abre o pop-up Pesquisando "Parceiro" para buscar os parceiros desejados;
Remover retira os parceiros marcados na lista;
Limpar apaga todos os parceiros da lista, marcados ou não.
WMS
O quadrante WMS trabalha com opções ligadas às rotinas de Conferência e ao módulo WMS. O campo Status conferência está interligado às rotinas de Configuração de Conferência e Fila de Conferência, com as opções: Todos, Aguardando conferência, Em andamento, Finalizada divergente, Finalizada OK, Aguardando recontagem, Recontagem em andamento, Recontagem finalizada divergente, Recontagem finalizada OK.
O campo Status WMS está vinculado aos processos de Expedição, com as opções: Todos, Pedido parcialmente cortado, Enviado totalmente, Enviado parcialmente, Não enviado, Não controlado pelo WMS, Pedido totalmente cortado. Já a Situação WMS, também ligada à Expedição, oferece: Todos, Aguardando separação, Enviado para separação, Em processo separação, Aguardando conferência, Em processo conferência, Prob./Erro confirmação nota, Aguardando recontagem, Conferência validada, Aguardando conferência (separação), Conferência com divergência, Parcialmente conferido, Aguardando armazenagem, Enviado para armazenagem, Concluído, Aguardando confer. vol., Armazenado parcial, Armazenado.
⚠️ Atenção
Para o quadrante WMS aparecer, a empresa precisa ter o módulo WMS na licença. Para funcionar corretamente, o filtro correspondente exige: o campo Configuração p/ conferência (TOP, aba Geral) preenchido; a marcação Excluir do processo de conferência (Cadastro de Produtos, aba Geral) desmarcada, com o item Pendente no lançamento; se a Configuração da Conferência tiver Momento da conferência = Antes de Faturar, o lançamento na Central de Vendas confirmado; se for Antes da Confirmação, o lançamento liberado para conferência; e o status da conferência em concordância com o que foi selecionado no Portal de Vendas.
Grade Resultado da seleção
A grade Resultado da seleção é alimentada pelos documentos que atendem à configuração feita no Filtro Personalizado ou nos Filtros rápidos. Um duplo clique em qualquer linha abre a Central de Vendas para visualização detalhada do documento. No alto da grade, você encontra os botões a seguir.
Configuração da Grade
Abre um pop-up de mesmo nome, onde você seleciona as colunas que compõem a grade Resultado da seleção.
Exportar grade para PDF
Permite visualizar os dados da grade em relatório rápido, ou usar as opções Exportar como PDF, Exportar como planilha ou Visualizar em cubo....
Novo documento
Abre a Central de Vendas, Compras ou Mov. Internas conforme o Tipo de Movimento selecionado. Se a opção selecionada for Todos (exceto canceladas) ou Canceladas, o sistema exibe as opções de Tipo de Operação (TOP) para servir de base ao novo lançamento.
ℹ️ Nota
Na tela Portal de Pedidos, este botão sempre abre a Central de Vendas, já que o Tipo de Movimento padrão é Pedido de Venda.
Duplicar
Duplica (copia) o documento selecionado na grade. Abre o pop-up Duplicar/Copiar Documento, onde você informa a TOP, a Série, a Data de saída, define se o documento vai atualizar preço e pode selecionar os itens que vão compor o novo documento.
⚠️ Atenção
O botão Duplicar só fica disponível com o parâmetro PODEDUPNF ("Permite duplicar pedidos/notas?") habilitado.
Com o parâmetro ZERARDESDPNOTA ("Zerar descontos dos itens na duplicação da Nota?") ativado e havendo descontos nos itens ou no rodapé do documento duplicado, marcar Atualiza Preço e concluir a duplicação zera o desconto no novo documento. Com Descontos Promocionais, esse comportamento não se repete — os descontos são replicados de um documento para outro mesmo com o parâmetro habilitado.
O parâmetro ATUALPRECOPVEN ("Atualizar Preço na Duplicação de Pedido") marca automaticamente a opção Atualiza Preço, que você ainda pode desmarcar manualmente. Ao duplicar com o campo Recalcular preço prod. ao faturar (TOP, aba Geral) marcado, o sistema atualiza o preço mesmo com Atualiza Preço selecionada; desmarcado, o preço só é atualizado se Atualiza Preço estiver selecionada. Esse comportamento não tem relação com o campo Digitação da Nota do Cadastro de Produtos, aba Venda.
Ao duplicar um pedido com data de validade vencida e o parâmetro DTVALRECPRECO ("Considerar DtValidade p/Recalc Preço no Faturam.?") habilitado, o preço é recalculado pela tabela de preços atual; se a validade ainda não expirou, mantém-se o preço orçado inicialmente. Com o parâmetro desligado, o preço não é alterado. Esse parâmetro atua junto com o DIASVALPED ("Nro dias para validade de pedidos de venda"), que controla os preços com base na Data de validade do cabeçalho do pedido — por isso, ao duplicar um Pedido de Venda, o preço de venda do item é sempre recalculado.
Remover
Exclui o documento selecionado na grade. Atente-se às condições de remoção: uma NF-e, por exemplo, não pode ser excluída, apenas cancelada; um pedido de venda com nota vinculada não pode ser excluído sem antes remover a nota, entre outras situações.
Imprimir
Imprime os dados da grade ou define a opção de impressão de acordo com o documento ou processo em execução: Imprimir Nota, Imprimir Pix/Boleto, Imprimir Expedição, Imprimir Nota Adicional, Imprimir Danfe Simplificado, Desvincular Impressoras Substitutas, Visualizar Boleto, Relatórios Formatados.
ℹ️ Nota
A pré-visualização de um boleto só é possível depois que ele já foi emitido.
Cancelar Nota
Invalida o documento selecionado. Para mais detalhes sobre esse processo, acesse O que é Cancelar uma Nota Fiscal? e Como realizar o Cancelamento de uma Nota Fiscal?, na Tela Portal de Vendas.
Mostrar rentabilidade
Apresenta a Análise de Rentabilidade do documento selecionado, desde que os produtos do documento tenham Custo informado. Se o documento tiver múltiplos itens, clique em um item específico para ver sua rentabilidade individual — útil para identificar qual produto mais contribui para a margem, ou qual precisa de atenção por desconto mal aplicado ou margem mal definida.
ℹ️ Nota
Ao inserir a coluna Margem de Contribuição, salve, feche o pop-up de Análise de Rentabilidade e abra-o novamente para que as informações sejam carregadas.
Para saber como configurar as preferências de apresentação dessa análise, acesse o artigo Análise de Rentabilidade. Para conhecer os parâmetros que a influenciam, acesse o tópico Parâmetros que influenciam nesta rotina.
💡 Dica
Para ver esse processo em um cenário prático, com vídeo de demonstração, acesse Como analisar a lucratividade de pedidos e notas de venda.
Opções para Nota Fiscal Eletrônica
Reúne as opções relacionadas às Notas Fiscais Eletrônicas. Com o Tipo de Movimento Canceladas, este botão fica habilitado quando algum documento é selecionado na grade Resultado da seleção.
A opção Prorrogação de prazo de suspensão de ICMS emite e cancela eventos de prorrogação do prazo de suspensão de ICMS para mercadorias remetidas para industrialização nos estados de São Paulo e Minas Gerais, conforme as regras de cada UF — permite selecionar itens e quantidades a prorrogar, acompanhar os eventos na tela de acompanhamento da NF-e e exportar os dados em PDF ou XLS, garantindo controle e conformidade com os prazos da SEFAZ.
A opção Consulta Inutilização de Numeração consulta notas emitidas em contingência que não foram canceladas — o campo Motivo é preenchido com "PROCESSAMENTO AUTOMATICO DO NRO. PERDIDO AGUARDANDO POR ENVIO"; se a inutilização ocorrer no Checkout, o campo Motivo exibe "Inutilização de numero de NFC-e em decorrência de problemas técnicos no Checkout."
⚠️ Atenção
Ao selecionar uma nota com Status NF-e = Aguardando Correção e clicar em Gerar lote, se a data e/ou hora estiverem diferentes da do servidor, o parâmetro DTNEGSERV ("Obriga Dt.Negoc. ser igual a do servidor?") define o comportamento: habilitado, ajusta a data/hora automaticamente; desabilitado, pergunta "A data de negociação está diferente da data do servidor! Substituir pela do servidor?". Atualize essas datas — um boleto vinculado a datas corrigidas depois pode ser recebido com data de saída incorreta, perdendo o prazo negociado.
Ao gerar lote com uma nota já em confirmação por outro usuário, o parâmetro IGNODOCCONFIRM ("Ignorar documentos que já estão em processamento") confirma as demais notas, exceto a que já está em processo — o pop-up Resumo de Confirmação exibe "O processo de confirmação foi interrompido para algumas notas, pois já está(ão) sendo processada(s) neste momento por outro usuário e não pode(m) seguir com uma nova confirmação." Para não exibir o aviso de atualização de data ao gerar lote, ligue OCULTDTNEGSERV ("Ocultar popup de atualização DtNeg com o Servidor") e desligue DTNEGSERV — assim, as datas de negociação, faturamento e entrada/saída podem ser alteradas com o mesmo comportamento da confirmação na Central de Vendas.
Para municípios que exigem apenas um e-mail na tag <email> ao gerar lote, informe o código IBGE do prestador no parâmetro NFSEUMEMAIL ("Cód.IBGE municpios aceitam um end. email tomador") — o sistema usa o primeiro e-mail cadastrado nos campos E-mail p/ envio NF-e/NFS-e/CT-e e/ou E-mail específico p/ envio NFS-e (aba NF-e/NFS-e/CT-e do Cadastro de Parceiros).
A opção Pendente de Retorno, ao ser marcada, encaminha as informações da NF-e para outro registro, que precisa ser cancelado após aprovação — permitindo gerar uma nova NF-e para o mesmo lançamento. A opção DANFE de segurança deve ser usada apenas em contingência; o DANFE precisa ser impresso em Formulário de Segurança (FS-DA).
A opção Enviar XML da NF-e/CC-e e Danfe por e-mail envia ao e-mail cadastrado o XML da NF-e e CC-e, o PDF da NF-e (DANFe) e o PDF da Carta de Correção, se existir.
ℹ️ Nota
Sem um modelo de impressão de Carta de Correção na tela Preferências da Empresa, aba NF-e/NFC-e, campo Relatório Carta de Correção, o sistema não envia o PDF por e-mail nem exibe aviso.
No Portal de Vendas, ao gerar uma nota em EPEC com o parâmetro USAIMPNFEEPEC ("Utiliza informação imposto da NFe para EPEC?") ligado, a tag <vICMS> do EPEC usa o mesmo valor de uma NF-e normal. Com DEBUGXMLSANNFE ("Imprimir os XMLs processados pelo SanNFe no log?") ligado, o sistema imprime no log os XMLs completos de requisição e retorno.
ℹ️ Nota
Configure no parâmetro CHARSESPMANTXML ("Caracteres acentuação a manter no envio de XML?") os caracteres especiais a manter no XML da NF-e — por exemplo, preencha com Çç para manter o "Ç". Esse parâmetro só atua em documentos do tipo NF-e.
Ao inutilizar uma nota pela opção Inutilização de numeração com o parâmetro IGDTMOVDHPROT ("Igualar D.Mov a D.Prot das inutil. de num NFe/CTe?") ligado, os campos Dt. do Movimento e Dt. Protocolo da tela Numerações Inutilizadas ficam iguais; desligado, o campo Dt. Movimento usa a data configurada no campo Data de movimento do pop-up NFe.
Insucesso Entrega NF-e
O que faz
Registra o evento de Insucesso na Entrega da NF-e, quando a entrega da mercadoria não é concluída.
Quando usar
Use quando o transportador não conseguir entregar a mercadoria ao destinatário.
Como funciona
Só é permitido para notas fiscais com Status NF-e = Aprovada e do modelo 55. No pop-up, informe a Data e Hora da Tentativa de Entrega e o Número de Tentativas de Entrega. No campo Motivo do Insucesso, selecione entre Recebedor não encontrado, Recusa do recebedor, Endereço inexistente ou Outros (exige justificativa no campo Justificativa do Motivo do Insucesso, que é habilitado nesse caso). O campo Hash da Tentativa de Entrega é preenchido automaticamente, calculado a partir da chave de acesso da NF-e e da Base64 da imagem anexada pelo botão Anexar; o campo Data e Hora da Hash da Tentativa de Entrega registra o momento da criação dessa hash. Ao clicar em Enviar, o sistema gera o evento — o número de protocolo retornado pela Receita é registrado no campo Nro Protocolo do Insucesso na Entrega da NF-e (grade Cabeçalho, Central de Vendas).
Para cancelar um evento já registrado, use a opção Cancelamento de Insucesso na Entrega da NF-e — disponível apenas para notas com evento de insucesso previamente registrado; o campo Protocolo de autorização do evento de insucesso de entrega vem preenchido automaticamente. Clique em Enviar para concluir o cancelamento.
Reforma Tributária
O que faz
O pop-up Eventos da NF-e comunica à Receita Federal eventos fiscais relevantes da NF-e — perdas de mercadorias, alterações de destino, pagamento integral, entre outros — garantindo conformidade fiscal e permitindo o cancelamento individual de eventos.
Para saber mais, acesse o artigo Eventos da Reforma Tributária no Portal de Vendas.
Gerar ECONF
O que faz
Gera e cancela manualmente o Evento de Conciliação Financeira (ECONF) para notas fiscais dos modelos NF-e (55) e NFC-e (65), diretamente no Portal de Vendas.
Quando usar
Use para atender à exigência da SEFAZ, em determinados estados (como CE, GO e MT), de rastreabilidade entre o documento fiscal emitido e sua respectiva transação financeira.
Como funciona
Para gerar o evento:
- Acesse a tela Portal de Vendas e selecione a nota fiscal autorizada (NF-e ou NFC-e).
- Na barra superior, clique no botão NF-e (ou NFC-e), acesse o menu Eventos da NF-e (ou NFC-e) e clique em Gerar ECONF.
- No pop-up, selecione 110750 - ECONF no campo Evento. O sistema exibe uma grade para inserir as informações financeiras da venda — você pode adicionar mais de um pagamento para a mesma nota (até 99 inserções, com sequência controlada automaticamente).
- Preencha os campos obrigatórios: CNPJ e UF do Beneficiário / Pagamento / Instituição Financeira, Valor e Data do Pagamento, Forma de Pagamento (À Vista ou A Prazo) e Meio de Pagamento (Dinheiro, PIX, Boleto etc.), além do Código de Autenticação da Transação.
- Clique em Enviar. O sistema transmite os dados à SEFAZ — em caso de sucesso, exibe "Evento ECONF autorizado com sucesso"; em caso de divergência, mostra o motivo exato da rejeição.
ℹ️ Nota
Se o meio de pagamento for 03 - Cartão de Crédito ou 04 - Cartão de Débito, o campo Bandeira passa a ser obrigatório. Se for 99 - Outros, um campo de texto extra é aberto para descrever o meio de pagamento (até 60 caracteres). Para limpar a tela e recomeçar antes de enviar, clique em Descartar.
Para cancelar um ECONF já autorizado, no pop-up Gerar ECONF selecione 110751 - Cancelamento Conciliação Financeira; o sistema lista automaticamente os eventos ECONF já enviados e autorizados para a nota. Selecione o evento a cancelar (o sistema pré-seleciona quando há apenas um disponível, mas a seleção é obrigatória) e clique em Cancelar Econf. O sistema envia a requisição à SEFAZ e retorna o status em tempo real.
Opções para Nota Fiscal Eletrônica de Serviços
Reúne as opções para o lançamento de uma Nota Fiscal Eletrônica de Serviços. A opção Substituir Nota trabalha junto com a marcação Gerar o nº da NFSe nas Inf. Complementares da Substituição (tela Cidades, aba NFSe, seção Substituição): com a marcação feita, a nota de origem tem o Motivo de cancelamento preenchido automaticamente com o número da NFSe substituída, e a nota substituída traz no cabeçalho o número da nota de origem cancelada. Com a marcação desativada, ou o campo Nro. NFSe vazio no momento da substituição, é gerado apenas o número único do documento.
A opção Baixar JSON Processado baixa o arquivo JSON com as informações integradas com a prefeitura por meio de um microsserviço.
Opções para Conhecimento de Transporte Eletrônico
Reúne as alternativas relacionadas ao CT-e - Conhecimento de Transporte Eletrônico.
ℹ️ Nota
Com um CNPJ configurado no parâmetro CNPJANTT ("CNPJ ANTT p/ autorização de download de XML"), ao gerar o Arquivo XML de CT-e para conferência por este botão, a tag <autXML> desse arquivo traz o mesmo CNPJ configurado.
Para imprimir a Carta de Correção do CT-e pela opção Imprimir a Carta de Correção, antes baixe o modelo pela tela Modelo de Impressão (Nota/Pedido), botão Baixar Modelos Padrões, opção Carta de Correção CT-e, e insira-o no campo Relatório Carta de Correção das Preferências da Empresa, aba CT-e.
A opção Insucesso na Entrega CT-e indica que o transportador não conseguiu entregar a carga — abre um pop-up para preencher Protocolo de autorização do CT-e (preenchido automaticamente), Data e Hora da Tentativa de Entrega, Número de Tentativas de Entrega, Motivo do Insucesso, Justificativa do Motivo do Insucesso (obrigatória quando o motivo é Outros), Hash da Tentativa de Entrega e Data e Hora da Hash da Tentativa de Entrega.
⚠️ Atenção
Este evento exige Status CT-e = Aprovado e Tipo do CT-e diferente de Complementar, além de ser exclusivo da versão do CT-e 4.00. Fora dessas condições, o sistema recusa o envio com uma mensagem específica para cada caso.
A opção Cancelamento do Insucesso de Entrega CT-e cancela um evento de insucesso registrado por engano, exibindo o Protocolo de autorização do CT-e e o Protocolo de autorização do evento de Insucesso de Entrega, ambos preenchidos automaticamente. A opção Comprovante Entrega CTe indica que a carga foi entregue — o sistema gera e transmite o evento, vinculado ao CT-e e propagado às notas fiscais relacionadas; Cancelar Comprovante Entrega CTe cancela esse comprovante quando necessário.
Opções para Nota Fiscal Consumidor Eletrônica
Reúne as opções usadas ao lançar uma NFC-e Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica.
ℹ️ Nota
O envio do XML e do DANFE da NFC-e por e-mail usa as mesmas configurações do envio da NF-e.
Cupom Fiscal Eletrônico
Permite verificar a comunicação e o funcionamento dos equipamentos SAT e MFE — exige que estejam vinculados ao usuário pelo campo Equipamento fiscal (aba PDV Web, tela Usuários).
ℹ️ Nota
As opções a seguir estão disponíveis para o equipamento MFE, mediante a Dll de comunicação e a licença "30365 - CUPOM FISCAL ELETRÔNICO (MFE) / W" ativa.
- Consultar SAT — testa a comunicação entre a Aplicação do Comercial (AC) e o Equipamento SAT.
- Consultar Status Operacional — verifica a situação de funcionamento do Equipamento SAT.
- Teste Fim a Fim — testa a comunicação entre a AC, o Equipamento SAT e a SEFAZ.
- Gerar XML de envio para conferência CF-e — gera o XML da nota para conferência, antes do envio e aprovação.
- Gerar lote — envia o documento fiscal no modelo 59 (Cupom Fiscal Eletrônico).
- Gerar Arquivo XML do CF-e — obtém o arquivo XML já gerado para a nota selecionada.
- Consultar Ultima Sessão fiscal SAT — consulta o último retorno fiscal.
ℹ️ Nota
Para usar a opção Consultar Status Operacional, a associação da assinatura precisa ter sido feita na tela Cadastro de Equipamentos Fiscais - ECF/SAT/MFE, botão Outras Opções, opção Associar Assinatura SAT.
A coluna Status CF-e acompanha o status do documento após o envio: Aprovada (autorização retornada), Com erro de Validação (falha ou rejeição na autorização), Enviada (confirmada e enviada, aguardando autorização), Não é CF-e (venda com TOP que não é CF-e) ou Não enviada (venda confirmada, ainda não enviada).
Nota Fiscal Fatura de Serviços de Comunicação Eletrônica
Reúne as opções usadas ao lançar uma Nota Fiscal Fatura de Serviços de Comunicação Eletrônica.
Faturar / Devolv./Estor. / Fat. Consig.
Este botão muda de acordo com o Tipo de Movimento selecionado. Para os detalhes de cada comportamento, acesse Faturar, Devolver/Estornar e Faturar Consignação, no artigo Portal de Vendas - Botão Outras Opções.
ℹ️ Nota
Para lançar notas de devolução via recusa, preencha o campo Cód. Parceiro (Cadastro de Empresas, aba Geral) na empresa que emite a nota de devolução, vinculando o parceiro a ela.
Ações
Executa as ações configuradas previamente na tela Dicionário de Dados.
Outras Opções
Reúne as alternativas descritas no artigo Portal de Vendas - Botão Outras Opções.
Sankhya Place
Abre a tela Sankhya Place, com o conteúdo ligado à área Comercial Sankhya. Também pode ser acessado em place.sankhya.com.br.
Mostrar lista de painéis
No canto superior direito da tela, exibe a listagem dos painéis que compõem o Portal de Vendas. Ao clicar em uma opção, o sistema direciona o foco para o painel correspondente.
Mapa de atalhos
Também no canto superior direito, lista os atalhos de teclado equivalentes às opções acessíveis por botão.
A coluna Ambiente NFS-e (Nota/Pedido), na grade Resultado da seleção, mostra em qual ambiente NFS-e a nota foi gerada — alimentada pela configuração em Preferências da Empresa, aba NFS-e, campo Ambiente NFS-e, usada apenas na emissão própria de notas fiscais de serviço eletrônica.
ℹ️ Nota
Com o parâmetro MOSTRARPARCINAT ("Mostrar parceiros inativos nos portais") ligado, o sistema exibe no layout flex as notas de parceiros inativos, sem precisar criar filtros personalizados para isso.
Para que os principais campos de valor sejam exibidos como totalizadores na grade Resultado da seleção (Vlr. Nota, Base da Substituição, Base do ICMS, Base do IPI, Base Substituição Sem Redução, Comissão, Comissão Gerente, Custo Total do Produto, Desc. Total dos itens em Moeda, Desconto total por item, Metro Cúbico, Peso, Peso Bruto, Peso liq. dos itens, Qtd. volumes, Total Líq. Itens em Moeda, Valor DIFAL UF Destino, Valor DIFAL UF Remet., Vlr. da Substituição, Vlr. Destaque, Vlr. do Frete, Vlr. do ICMS, Vlr. do IPI, Vlr. do Juro, Vlr. Moeda, Vlr. ST FCP Interno), habilite a marcação Habilitar totalizador na grade Resultados de seleção? no pop-up Preferências (botão Outras Opções...).
ℹ️ Nota
A alteração dessa marcação só é aplicada na próxima vez que você entrar no Portal ou selecionar outro Tipo de Movimento.
Grade Itens
A grade Itens apresenta os itens do documento selecionado na grade Resultado da seleção. No alto da grade, você encontra os botões a seguir.
Ações
Executa as ações configuradas previamente na tela Dicionário de Dados.
Outras Opções
Aparece quando o Tipo de Movimento é Pedido de Venda, com as marcações Fica Pendente e Marcar como não pendente.
A opção Fica Pendente, quando marcada, mantém o item pendente com base nas opções de faturamento usadas, em casos de faturamento parcial do item. Ao marcá-la e alterar a quantidade de corte na grade Itens, a coluna Fica Pendente passa a Sim; desmarcada, a mesma alteração deixa a coluna como Não. Essa marcação é configurada por usuário.
A opção Marcar como não pendente encerra a pendência de faturamento do item — a coluna Qtd. pendente é zerada.
⚠️ Atenção
A opção Fica Pendente em Outras Opções só está disponível para Pedido de Venda. Em outros movimentos, como Nota de Venda, a coluna Fica Pendente muda para Não automaticamente ao alterar a Qtd. Corte — para manter a Nota de Venda como pendente após a devolução, altere a coluna manualmente depois da mudança na Qtd. Corte.
O parâmetro JUSTMARCNAOPEND ("Justificar quando marcar item como não pendente") exige, quando habilitado, o preenchimento de uma justificativa ao marcar um item de pedido como não pendente. As justificativas já informadas podem ser consultadas na opção Histórico Alteração Campo Pendente, acessível também pelo botão Outras Opções... no cabeçalho da nota, na Central de Vendas.
Este botão segue regras específicas por Tipo de Movimento: em Todos Exceto Canceladas, os campos Fica Pendente, Marcar como Não Pendente e Gerar Produção aparecem automaticamente, sem necessidade de filtro; em Devolução de Venda, Conhecimento de Transporte e Canceladas, o campo Outras Opções não fica disponível; em Nota de Venda, o campo Gerar Produção só aparece com o filtro aplicado; em Pedido de Venda, os três campos ficam disponíveis após aplicar o filtro.
Corte
Trabalha com o corte de itens de um pedido selecionado. Aparece com os Tipos de Movimento Pedido de Venda, Nota de Venda ou Conhecimento de Transporte, com as opções:
- Cortar tudo — retira todos os itens do pedido.
- Cortar selecionados — corta a quantidade total dos itens selecionados.
- Cortar não selecionados — elimina a quantidade total dos itens não selecionados.
- Limpar corte — desfaz o corte realizado.
ℹ️ Nota
Para selecionar itens com Cortar selecionados ou Cortar não selecionados, mantenha pressionada a tecla Ctrl e clique sobre os itens desejados.
A coluna Qtd. corte permite informar a quantidade a cortar do item selecionado, caso você não queira cortar o total de todos os itens conforme as opções do botão.
Exportar grade para PDF
Permite visualizar os dados da grade em relatório rápido, ou usar Exportar como PDF, Exportar como planilha ou Visualizar em cubo....
ℹ️ Nota
Com o parâmetro TEMMILHARNTDEC ("Verifica se tem milhar e no tem decimal") ligado, a exportação em planilha apresenta os dados sem casa decimal, mas com ponto separador de milhar.
Visualizar itens agrupados
Agrupa os itens quando os campos Empresa, Código de Produto, Local, Controle, Volume, Pendente e Reserva forem iguais; caso contrário, os registros aparecem em linhas separadas.
A grade Itens traz também os campos de FUST e FUNTTEL: Base FUST e Base FUNTTEL trazem a base de cálculo; Alíquota FUST e Alíquota FUNTTEL vêm das Preferências da Empresa, aba Livros Fiscais; Valor FUST e Valor FUNTTEL são calculados pela fórmula abaixo.
O cálculo da contribuição é: FUST — 1% sobre a receita bruta de prestação de serviços de telecomunicações, excluindo ICMS, PIS e COFINS da operação; FUNTTEL — 0,5% sobre a mesma base. A fórmula é:
FUST ou FUNTTEL = [(Base de Cálculo - Descontos Concedidos) - Valor do ICMS do item - Valor do PIS do item - Valor da COFINS do item] x %contribuição
A Base de Cálculo depende da marcação na TOP: Sim considera a soma dos itens lançados na grade Itens, mesmo sem a marcação no Cadastro de Produtos; Não não realiza o cálculo, mesmo com a marcação no Cadastro de Produtos; Usar do Cadastro de Produto considera apenas os itens marcados no Cadastro de Produtos. Os descontos concedidos são subtraídos da Receita Bruta.
Painel de acesso rápido
O Painel de acesso rápido, no canto direito da tela, reúne botões configuráveis para agilizar o acesso às funcionalidades mais usadas do botão Outras Opções.... Configure-o pelo botão Configurar painel de acesso rápido, também à direita, na parte superior — ele abre o pop-up Configuração do painel de acesso rápido, com as opções correspondentes ao botão Outras Opções....
ℹ️ Nota
Todas as opções ficam disponíveis para configuração em qualquer Tipo de Movimento, mas o Sankhya Om controla internamente a apresentação de cada uma conforme o Tipo de Movimento correspondente — por exemplo, em uma Nota de Venda, mesmo com todas as opções selecionadas, o painel exibe apenas as condizentes com esse tipo de movimento.
Pontos de atenção
O parâmetro USANOVOSPORTAIS ("Utilizar novo layout para portais") ligado faz os Portais de Compra, Venda e Movimentação Interna carregarem em novos layouts, com a geração dos dados de acordo com o Tipo de Movimento escolhido; desligado, os Portais são exibidos no layout habitual.
⚠️ Atenção
A partir da versão 3.24 do Sankhya Om, a funcionalidade do parâmetro USANOVOSPORTAIS passa a ser padrão do sistema — mesmo desativado, os portais são apresentados nos novos layouts, e não é mais possível usar o layout antigo.
O parâmetro DESABPAGINA ("Desabilitar paginação loadrecords?") ligado faz os resultados das consultas do Portal de Vendas carregarem em partes, de forma paginada, melhorando o desempenho. Desligado, os dados carregam de uma só vez, o que pode causar lentidão com grande volume de informações.
ℹ️ Nota
Não desligue o parâmetro DESABPAGINA — o carregamento sem paginação pode causar lentidão ou travamentos.
Ao adicionar produtos que exigem número de série no Portal de Vendas, a forma de seleção varia conforme o layout: no HTML5, a busca e seleção é individual — para várias unidades de um produto com número de série, é preciso selecionar cada número pela lupa, um por um; no layout Flex, é possível selecionar vários números de série de uma só vez, agilizando o processo para grandes quantidades.
⚠️ Atenção
No layout HTML5, não existe seleção em massa de números de série — cada unidade precisa ser selecionada individualmente pela lupa. Se a agilidade na seleção de múltiplos números de série for essencial para sua operação, considere usar o layout Flex, se disponível e adequado à sua necessidade.
Para saber mais sobre a Central de Vendas, acesse Central de Vendas. Para acompanhar o desempenho comercial associado aos documentos do Portal de Vendas, consulte também Gerente On-line e Gerência de Vendedores.
Comentários
2 comentários
Percebi que nessa nova versão quando eu seleciono a opção Nota de venda e coloco o período da movimentação ele não me mostra mais o valor total de todas as notas emitidas, para ver o valor de todas preciso voltar para o layout antigo isso não existe no novo layout?
Olá, Andressa! Como vai?
Nesse caso você pode habilitar a marcação "Habilitar totalizador na grade Resultados de seleção?" localizada na opção Preferências do botão "Outras Opções" do Portal de Vendas.
Escreva seu comentário aqui
Por favor, entre para comentar.